Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Frederico Ferreira

Combater a solidão através da actividade física

Por Sporting CP
23 Dez, 2024

Fundação Sporting e Betano juntaram-se numa iniciativa dedicada aos idosos

A Fundação Sporting juntou-se à Betano para uma iniciativa que proporcionou um dia diferente e inesquecível a idosos das instituições Coração Amarelo, Pedalar sem Idade e A Avó Veio Trabalhar. Com o objectivo de promover o convívio, combater a solidão e destacar a importância a actividade física, a acção teve lugar no Estádio José Alvalade.

Pela manhã, várias dezenas de participantes começaram o dia com uma aula de ginástica sénior com a orientação de professores do Sporting CP. No pavilhão terceiro piso do Multidesportivo, reinou a animação e a boa-disposição - assim como a actividade física.

No final da aula, que já causou muitos sorrisos, todos os idosos participaram num almoço de Natal no Estádio José Alvalade. Já na parte final, foi possível conhecer a Tribuna Presidencial e receber uma visita muito especial: Hidemasa Morita, jogador da equipa principal de futebol que tirou muitas fotografias com os presentes.

Após  da iniciativa, Inês Sêco, coordenadora-executiva da Fundação Sporting, fez um balanço muito positivo.

"Fomos desafiados pela Betano para nos associarmos a este evento solidário de Natal. Aceitámos e recebemos aqui os 100 idosos a almoçar, desafiando alguns deles a ter uma aula de ginástica sénior. Queremos transformar vidas através do desporto, que não tem limite de idade. No final do almoço, tivemos a surpresa da presença do Hidemasa Morita, que deu muito que falar", começou por dizer aos meios de comunicação Leoninos.

Para Inês Seco, "nada melhor do que uma mesa, uma refeição, para agregar a comunidade mais idosa". "É uma forma de estarem juntos e trocarem ideias", acrescentou.

Inês Andrade, PR & communications manager da Betano Portugal, também terminou o dia com um sorriso no rosto: "Este Natal queríamos fazer a diferença. Desenvolvemos várias iniciativas de solidariedade social com o intuito de chegar a causas que consideramos importantes. Achámos relevante chegar aos idosos, porque fala-se muito do Natal para as crianças, que são a alegria desta quadra festiva, mas muitas vezes os idosos são esquecido. Quisemos proporcionar um almoço natalício e uma aula de ginástica sénior. Foi um dia diferente que se vão lembrar sempre. Estou muito satisfeita com o resultado".

Para Inês Andrade e para a Betano, "é muito bom ter esta parceria com o Sporting CP" e sentir que o Clube acompanha quando existe a intenção de "fazer algo pela comunidade".

Gracinda Rebolo, Sportinguista de 76 anos, foi uma das participantes: "A aula foi espectacular. Estou habituada a fazer ginástica no Clube e foi a melhor coisa que podia acontecer. Este tipo de convívio e vitalidade fazem falta às pessoas seniores. Sair todos os dias de casa, nem que seja só para caminhar, é muito bom e consigo fazer muitos amigos novos. Sinto-me muito bem".

Elisa Marques, também Leoa de 76 anos, descreveu a experiência como "muito boa". "Foi a primeira vez que fiz ginástica e gostei muito. Já tinha ido ao Estádio José Alvalade e à Academia Cristiano Ronaldo, mas nunca tinha vindo aqui [Multidesportivo]. A experiência foi muito boa e estar aqui é um orgulho", contou.