Equipa B sofre desaire penalizador na Academia
25 Ago, 2024
Atlético CP foi mais feliz em duelo muito disputado (0-1)
A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu o Atlético CP e perdeu por 0-1, este domingo, no jogo da quarta jornada da série B da Liga 3.
Num jogo fechado, mas sempre muito disputado, um golo visitante na segunda parte bastou para o desbloquear e decidir em prejuízo dos jovens Leões de Tiago Teixeira, que apesar da insistência na reacção não conseguiram encontrar o caminho para a baliza adversária.
Para iniciar o encontro frente ao conjunto de Alcântara, Tiago Teixeira operou seis alterações relativamente ao onze apresentado na ronda anterior, em Santarém: João Muniz (em estreia na época), Denilson Tavares (estreia como titular na Liga 3), Leonardo Barroso, Manuel Mendonça, Samuel Justo e Gabriel Silva foram titulares, ocupando os lugares que tinham sido de Miguel Alves, Mauro Couto, Diogo Travassos (baixa por doença), Kauã Oliveira, Luís Gomes e Lucas Anjos.
Com uma entrada afirmativa, onde João Simões, desde logo, ensaiou o primeiro remate para as mãos de Luís Ribeiro, os jovens Leões procuraram impor o seu jogo combinativo, mas sem conseguir definir da melhor forma nos últimos momentos. Por sua vez, o Atlético CP, sempre à espreita de um erro verde e branco, também só alvejou a baliza pela primeira vez desde fora da área e, depois, ainda assustou na sequência de um canto.
Para tentar romper com a toada de equilíbrio e de vários duelos a meio-campo, a equipa B do Sporting CP tentou ser mais paciente na construção, mas continuaram as dificuldades para desmontar a numerosa e compacta organização visitante.
Foi já à passagem da meia hora que um pontapé do avançado Gabriel Silva voltou a ‘agitar as águas’, obrigando Luís Ribeiro a uma defesa apertada. Daqui em diante, a circulação de bola Leonina melhorou e relegou o Atlético CP para o seu terço defensivo, mas nada mudou o 0-0 na primeira parte.
De seguida, a partida reatou-se de forma mais aberta, mas manteve-se muito discutida, por isso, à hora de jogo, Tiago Teixeira optou por uma tripla substituição, com as entradas de José Silva, Mauro Couto e Luís Gomes, para procurar desbloquear o marcador. No entanto, logo no minuto a seguir, a formação da Tapadinha foi mais feliz e eficaz.
Após um desvio incompleto na área, a bola caiu nos pés de Elias Franco, que, ao segundo poste, atirou a contar para o 0-1, que foi também o primeiro golo do Atlético CP nesta edição da Liga 3 – e valeu a primeira vitória. Complicou-se a tarefa dos jovens Leões, que aos 71 minutos contaram também com a entrada de Kauã Pinto para tentar inverter o rumo dos acontecimentos.
A reacção verde e branca teve um primeiro esboço de livre directo, onde Mauro Couto testou o guardião adversário e, no lance seguinte, só um corte na hora certa evitou que o remate de Denilson Tavares se encaminhasse para a baliza. E o mesmo se repetiu, em período de descontos, num prometedor remate de Henrique Arreiol, também bloqueado.
Para este esforço final, já nos derradeiros minutos, Rodrigo Marquês foi a última cartada a partir do banco de suplentes, mas defensivamente o bloco visitante manteve-se um ‘osso duro de roer’ e o desaire Leonino em casa confirmou-se. Antes do apito final, Caleb, do Atlético CP, ainda teve um cara-a-cara com Guilherme Pires, mas o jovem guarda-redes do Sporting CP levou a melhor com uma ‘mancha’.
Com este desfecho, a equipa B mantém os seus quatro pontos e está no sexto lugar da tabela. Na próxima jornada, os jovens Leões voltam a jogar em casa, tendo pela frente a A. Académica de Coimbra.
Sporting CP: Guilherme Pires [GR], Eduardo Felicíssimo, João Muniz, Lucas Taibo, Leonardo Barroso (José Silva, 60’), Henrique Arreiol, Manuel Mendonça [C] (Rodrigo Marquês, 84’), Samuel Justo (Kauã Oliveira, 71’), Denilson Tavares, João Simões (Mauro Couto, 60’), Gabriel Silva (Luís Gomes, 60’)