Balde de água fria ao cair do pano
06 Out, 2024
Equipa B sofre empate na compensação diante do CF “Os Belenenses” (1-1)
A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal empatou 1-1 em casa do histórico CF “Os Belenenses”, este domingo, na jornada oito da Série B da Liga 3.
No frente-a-frente com o líder isolado da tabela – e a única equipa invicta - os Leões não tiveram a vida facilitada no relvado em mau estado do Estádio do Restelo, mas controlaram boa parte do jogo com bola e colocaram-se a vencer por 1-0. Apesar de terem ficado perto de ‘matar’ o jogo, acabaram por sofrer o golo da igualdade já nos descontos, na marcação de um penálti que deixou muitas dúvidas.
Num duelo em que o Sporting CP entrou em campo com o equipamento cor-de-rosa, em alusão ao Outubro Rosa, iniciativa que alerta para a prevenção do cancro da mama, Henrique Arreiol e Rafael Nel foram as únicas novidades no onze. O avançado estreou-se a titular na presente época depois de ter sido convocado para o encontro da equipa A contra o Casa Pia AC, a par de Bruno Ramos e Luís Gomes.
Cumprido um minuto de silêncio em memória do ex-árbitro internacional Veiga Trigo, falecido na última terça-feira, a partida começou com grande equilíbrio de parte a parte. Os Leões impuseram desde o primeiro minuto o seu jogo apoiado, mas os homens da casa, sempre mais directos, foram dando réplica à altura e até andaram mais próximos da baliza de Francisco Silva nos momentos iniciais.
Bastante encaixadas, as equipas iam procurando abrir espaços na estrutura rival para criar os primeiros sinais de perigo, que pertenceram ao Sporting CP. Afonso Moreira tentou a sorte num remate ao lado, e depois foi Rafael Besugo a atirar para defesa atenta de David Grilo. Na resposta dos azuis, Ekanga Ondoa disparou fora do alvo, mas logo a seguir Miguel Alves voltou a ficar perto do 0-1 para os Leões, num remate que passou perto do poste após um canto. Ainda assim, o 0-0 perdurou até ao intervalo.
No regresso para a segunda metade – com o capitão da equipa de basquetebol Diogo Ventura a assistir na bancada -, o jogo continuou animado com as duas equipas a somarem oportunidades para marcar. Mauro Couto - que vinha sendo um dos maiores agitadores do ataque – cruzou atrasado para Samuel Justo, após uma bela jogada individual, mas o médio atirou por cima. Logo a seguir, o guardião Francisco Silva foi decisivo e evitou o golo da casa com uma mancha providencial.
Feitas das ameaças, o 0-1 para o Sporting CP chegou finalmente aos 54 minutos. Mauro Couto – mais uma vez ele – descobriu Rafael Nel nas costas da defesa, com o avançado a tirar o último adversário da frente com um toque de classe e a rematar para o fundo das redes. Estava aberto o livro, ainda que pouco depois os homens de Belém só não tenham empatado devido a nova enorme defesa de Francisco Silva.
Na recta final – depois de Rafael Besugo ter sido substituído devido a problemas físicos – o CF “Os Belenenses” subiu pela primeira vez no terreno e carregou no ataque em busca do empate. Francisco Silva voltou a ser chamado a intervir num cruzamento/remate, mas a recção Leonina foi novamente imediata, com o recém-entrado Luís Gomes a ver o guardião travar o 0-2 com uma grande intervenção.
Quando parecia que o resultado estava fechado, já no quinto minuto de compensação, o Sporting CP sofreu um autêntico balde de água fria. O árbitro da partida assinalou penálti devido a uma alegada falta dentro da área que deixou muitas dúvidas e, da marca dos onze metros, Xavi bateu o guardião Francisco Silva – que acertou o lado e quase defendia. Estava confirmado o 1-1, resultado que já não se alterou.
Com este empate, os Leões passam a somar 12 pontos e continuam no terceiro lugar, ainda que à condição, aumentando para quatro o número de jogos sem conhecer o sabor da derrota. Segue-se a paragem para os compromissos das selecções, com o próximo jogo marcado para 28 de Outubro, em casa, frente ao SC Lusitânia.
Sporting CP: Francisco Silva [GR], Miguel Alves, Eduardo Felicíssimo, Lucas Taibo, Henrique Arreiol, Samuel Justo (Luís Gomes, 89’), Manuel Mendonça [C] (Alexandre Brito, 89’), Rafael Besugo (João Simões, 74’), Mauro Couto (Leonardo Barroso, 89’), Afonso Moreira e Rafael Nel (Gabriel Silva, 65’).