Acreditar foi a chave
13 Abr, 2025
Equipa B superou Atlético CP por 2-1
A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, este domingo, o Atlético CP por 2-1 na nona jornada da fase de apuramento de campeão da Liga 3.
Depois do excelente golo inaugural de Manuel Mendonça, ainda no primeiro tempo, o Atlético CP empatou a pouco mais de 15 minutos dos 90 e a garra Leonina resultou no melhor momento da manhã: um tremendo tento de Mauro Couto a garantir os três pontos. Com este resultado, o Sporting CP cimentou a segunda posição (15 pontos) e aproximou-se do líder Lusitânia de Lourosa FC.
Os dois conjuntos entraram em campo com camisolas de homenagem a Aurélio Pereira no estádio com o seu nome, tendo-se cumprido também um minuto de silêncio antes do início da partida.
Começou melhor o Sporting CP, que dominou a primeira parte por completo. Com ritmo alto desde o primeiro minuto, os jovens Leões foram subindo no terreno e ameaçaram pela primeira vez aos 11 minutos, quando José Silva apareceu pela direita e tentou surpreender Luís Ribeiro, mas o antigo guarda-redes Leonino estava preparado.
De longe, Manuel Mendonça atirou para fora e, aos 20', o Sporting CP ficou ainda mais perto de inaugurar o marcador quando Afonso Moreira rematou, Luís Ribeiro defendeu e Mauro Couto, na recarga e em excelente posição, falhou o alvo. Foi a melhor chance até então.
Depois de alguns minutos com menos aproximações à baliza dos visitantes, a formação de João Gião chegou mesmo ao golo aos 39': cruzamento para a área para tanto Lucas Anjos como Afonso Moreira disputarem a bola e esta a sobrar para Manuel Mendonça, que, de primeira e sem deixar cair, atirou para o fundo das redes. Grande golo do capitão verde e branco.
Até ao intervalo, destaque para um remate de Mauro Couto a sair muito por cima.
A perder, o Atlético CP voltou melhor para o sgeundo tempo e subiu bastante as linhas. Caleb ameaçou para defesa de Diego Calai para canto e, na resposta, Afonso Moreira não levou a melhor sobre Luís Ribeiro.
Já depois de nova investida de Caleb, agora para fora, Kauã Oliveira substituiu Henrique Arreiol no meio-campo do Sporting CP, que, mesmo perante o maior rendimento do adversário, não deixou de procurar o segundo, como se viu no tiro de Rafael Besugo para mais uma intervenção de Luís Ribeiro aos 59'.
O guardião do Atlético CP voltou a trabalhar aos 68', agora perante Afonso Moreira, e, pouco depois, Manuel Mendonça e Afonso Moreira deram lugar a Luís Gomes e Gabriel Silva. Ainda assim, o emblema da Tapadinha conseguiu o empate aos 73' por intermédio de Nicolas Souza.
O Sporting CP voltou a procurar o golo e Lucas Anjos foi um protagonistas, rematando para fora, tendo mesmo saído pouco depois, assim como José Silva, para as entradas de Flávio Gonçalves e Salvador Blopa. Para este último, de 17 anos, foram os primeiros minutos pela equipa B.
O estreante tentou a sua sorte aos 88' para defesa de Luís Ribeiro, mas o golo da vitória chegou pouco depois e em grande estilo: boa jogada colectiva e Mauro Couto, do meio da rua, tirou da cartola um fenomenal remate ao ângulo. Mais um golaço no Estádio Aurélio Pereira, agora a garantir três pontos.
O Atlético CP carregou numa busca pelo empate até ao fim e só não o fez porque Diego Calai, aos 90+6', impediu com uma grande defesa. No final, 2-1 para os Leões.
Na próxima jornada, o Sporting CP visita o CF "Os Belenenses".
Sporting CP: Diego Calai [GR], David Moreira, João Muniz, Rodrigo Dias, José Silva (Flávio Gonçalves, 83'), Henrique Arreiol (Kauã Oliveira, 58'), Rafael Besugo, Lucas Anjos (Salvador Blopa, 83'), Mauro Couto, Manuel Mendonça [C] (Luís Gomes, 72') e Afonso Moreira (Gabriel Silva, 72').