Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Arranque perfeito na Liga 2 continua

Por Sporting CP
17 Ago, 2025

Equipa B bateu UD Leiria com golo de Mauro Couto (1-0)

Dois jogos e duas vitórias é, por esta altura, o saldo perfeito no regresso verde e branco ao segundo escalão. A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu a UD Leiria por 1-0, este domingo de manhã, em partida da segunda jornada da Liga 2.

Foi o primeiro jogo em casa da época (e deste regresso ao segundo escalão) e os jovens Leões voltaram a bater o pé a um dos principais emblemas da prova, agora o sexto classificado última edição. A UD Leiria até entrou bem e com muito perigo, mas o Sporting CP cresceu e acabou melhor, sobretudo a primeira parte, período em que Mauro Couto concluiu uma brilhante jogada colectiva e apontou o golo que fez toda a diferença - já tinha brilhado com uma assistência na jornada inaugural. Com muita solidez a partir daí, a formação verde e branca somou não só uma nova vitória como mais um jogo com a sua baliza a ‘zeros’.

Para receber uma equipa que também entrou a ganhar em 2025/2026 (3-2 ao Académico de Viseu FC), o treinador João Gião apostou no mesmo ‘onze’ verde e branco que tinha vencido o SCU Torreense na estreia (0-1), mudando apenas uma peça: Rodrigo Ribeiro foi convocado saltou directamente para a titularidade no lugar de Rafael Nel na frente do ataque. De novo, os jovens Leões apresentaram-se a jogo com um grupo de jogadores com uma média de idades de apenas 19,8 anos.

Depois de cumprido o minuto de silêncio por Joaquim Oliveira, fundador da Olivedesportos e da SPORTTV, assim que começou a partida a UD Leiria entrou muito ameaçadora e nos primeiros seis minutos alvejou por duas vezes a baliza de Diego Calai: na primeira o guardião conseguiu a defesa e na seguinte só o poste evitou o golo. Pouco depois, Juan Muñoz - um dos melhores marcadores do escalão na época passada (15 golos) – atirou ligeiramente ao lado.

Depois, uma longa paragem para revisão de imagens – acabou por resultar apenas num amarelo a Eboué Kouassi – ajudou a dissipar a pressão inicial dos visitantes, que se tornaram muito faltosos. Por seu turno, aos poucos, a equipa B do Sporting CP começou a ligar melhor o seu jogo, levando-o para zonas mais ofensivas.

Um ascendente que se concretizou em verdadeiras situações de golo a partir do minuto 40 e que embalou os jovens Leões para o 1-0 que fechou a primeira parte. Antes disso, José Silva, em velocidade, irrompeu pela área e viu o guarda-redes João Bravim levar a melhor no cara-a-cara e, pouco depois, de longe, Mauro Couto também o obrigou a aplicar-se entre os postes.

Foi então, já no período de compensação, que o marcador se abriu e o Sporting CP terminou a primeira parte da melhor maneira. A partir de uma excelente saída para o ataque conduzida por Manuel Mendonça, o capitão chegou às imediações da área, picou para a entrada de Samuel Justo e este, embora isolado, preferiu tocar de forma altruísta para o lado e Mauro Couto só teve de encostar para fazer o golo e levar a equipa em vantagem para o segundo tempo.

No reatamento, a UD Leiria ainda tentou reentrar por cima, mas desta vez os jovens Leões deram à volta à situação com uma forte pressão que quase deu frutos também no ataque. Entre uma série de roubos em zona alta, Manuel Mendonça teve a melhor chance, mas em zona frontal o remate saiu muito perto da base do poste.

A partida entrou, a seguir, numa fase menos bem jogada, onde se sucederam as faltas e também cartões. Só mais tarde o conjunto visitante, em busca do empate, conseguiu aproximar-se da baliza de Calai, sobretudo à base de inúmeros cruzamentos que até foram finalizando, porém sempre sem pontaria.

João Gião respondeu refrescando a sua equipa, a partir do minuto 70, com as entradas de Gabriel Silva, Flávio Gonçalves, Eduardo Felicíssimo e Rodrigo Dias para ajudar a manter o jogo sob o controlo verde e branco, e assim foi, sem grandes sobressaltos até final.

Nova vitória, outra vez sem qualquer golo sofrido e pleno de seis pontos no arranque para os jovens Leões, que continuam em grande neste regresso à Liga 2. Na próxima jornada, a equipa B visita a UD Oliveirense.

Sporting CP: Diego Calai [GR], José Silva, Bruno Ramos, João Muniz, David Moreira (Rodrigo Dias, 75’), Salvador Blopa, Rayan Lucas (Eduardo Felicíssimo, 75’), Samuel Justo, Mauro Couto (Rafael Besugo, 88’), Manuel Mendonça [C] (Flávio Gonçalves, 75’), Rodrigo Ribeiro (Gabriel Silva, 71’)