Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Sérgio Martins

João Gião: "Todo o foco e atenção no FC Vizela"

Por Sporting CP
13 Dez, 2025

Jovens Leões da equipa B jogam este domingo em Alcochete (11h00)

A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal recebe o FC Vizela este domingo, às 11h00, no Estádio Aurélio Pereira, em jogo da 14.ª jornada da Liga Portugal 2. Numa fase muito positiva dos Leões, que dividem a liderança da prova com o CS Marítimo - que tem mais um jogo - e somam sete partidas consecutivas sem conhecer o sabor da derrota, João Gião começou por recuar ao último desafio, destacando a importância da vitória conquistada fora de casa e num contexto exigente.

"Estamos muito satisfeitos com este período de sete jogos sem conhecer o sabor da derrota. O jogo em Felgueiras foi atípico e revelou uma prova de carácter muito forte. Tivemos a capacidade de nos adaptar a condições completamente diferentes, sem arranjar desculpas, e acho que é uma vitória justa, num terreno muito difícil e com o mérito de todos, dos que começaram aos que vieram do banco.

Foi uma prova clara de que a equipa está preparada para qualquer contexto e qualquer adversidade", começou por dizer o treinador verde e branco, reforçando, contudo, que o foco está no futuro e não naquilo que de bom já foi alcançado.

"Estamos num bom momento, não há como escondê-lo, tanto em termos de performance como de resultados. Felizmente tenho tido o prazer de responder repetidamente a essa pergunta, o que é sinal de que estamos bem, mas a resposta será sempre a mesma: olha-se para a frente, não se olha para trás. Todo o foco e toda a atenção estão no FC Vizela", frisou, deixando rasgados elogios ao conjunto vizelense, que atravessa um momento de transição após a recente saída de Ricardo Sousa do comando técnico.

"É mais difícil preparar o jogo, porque não sabemos bem o que vamos encontrar. Centrámo-nos sobretudo nos valores individuais de um dos melhores plantéis da Liga. Não sei se será o melhor, mas anda claramente nos três melhores. Estão a três pontos dos lugares de subida, o que diz muito da ambição e da aposta que fizeram. É uma equipa motivada, com jogadores a querer mostrar serviço, e que sabe que é importante pontuar para não deixar descolar dos lugares que são o seu objectivo", antecipou.

João Gião comentou ainda a distinção de Rafael Nel como Jovem do Mês da Liga Portugal 2, destacando o peso do colectivo nesse reconhecimento. 

"É uma distinção individual que o Rafael muito deve aos colegas. Ele próprio reconhece isso. Não começou bem a época, teve uma pré-época atípica e vinha de um período com muitas lesões, mas sacrificou-se, evoluiu a nível físico e táctico e respondeu muito bem. Mérito dele e da equipa, porque não há prémios individuais quando o colectivo não corresponde", reforçou.

A fechar, o treinador deixou um apelo aos Sportinguistas. "As 11h da manhã são um horário de que as pessoas gostam. O apoio tem sido muito importante para sentirmos o nosso trabalho reconhecido e valorizado, e para os jogadores isso é fundamental. Espero que venham apoiar-nos", rematou.

Também Rafael Besugo sublinhou a importância da última vitória e do contributo colectivo de toda a equipa na conquista dos três pontos. "Foi um jogo atípico num campo muito difícil, não só pelo adversário, mas pelas condições meteorológicas. Acima de tudo, foi um jogo muito bem conseguido da nossa parte, muito pela atitude. Os jogadores que entraram ajudaram muito e a equipa refugia-se muito nisso. Quando precisamos do banco, eles entram sempre para ajudar. Foi uma grande vitória, com uma grande atitude", disse o jovem médio, que destacou ainda o momento positivo vivido pelos Leões.

"Isso diz muito da nossa equipa. É uma equipa muito unida, lutamos todos uns pelos outros. Apesar dos sete jogos sem perder, temos de dar continuidade, porque queremos sempre mais. Estamos prontos para isso e este fim de semana vai ser mais um jogo em que o vamos demonstrar", garantiu, apesar de saber que o FC Vizela é "uma equipa muito competitiva e com jogadores individualmente muito capazes".

"Acima de tudo, olhamos para o nosso jogo e para as nossas ideias. Independentemente de terem mudado de treinador, olhamos sempre para nós. Se estivermos ao nosso nível, não há equipa nem treinador que nos faça mudar de planos", vaticinou, unindo-se a João Gião no apelo aos adeptos.

"Têm-nos dado um apoio muito grande e espero que continuem a vir, porque ajudam-nos muito. São o nosso décimo segundo jogador. Quanto mais pessoas cá estiverem, melhor, porque vamos fazer de tudo para [conseguir] a vitória", concluiu.