Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Rúben Amorim: "Queremos ganhar o jogo"

Por Sporting CP
02 Dez, 2021

Técnico lançou o dérbi diante do SL Benfica

A equipa de futebol do Sporting Clube de Portugal visita, esta sexta-feira (Estádio da Luz, 21h15), o SL Benfica para a 13.ª jornada da Liga e Rúben Amorim marcou presença, esta quinta-feira, na conferência de imprensa de antevisão.

O treinador dos Campeões Nacionais começou por confirmar que Jovane Cabral, Rúben Vinagre, Sebastián Coates e João Palhinha vão ser baixas para o jogo grande desta ronda do campeonato. Apesar de admitir que são "jogadores que fazem falta", Rúben Amorim assegurou que os Leões têm atletas "para os substituir".

Em resposta aos jornalistas no Auditório Artur Agostinho, no Estádio José Alvalade, o técnico analisou depois o embate contra o SL Benfica e assegurou que o objectivo é o mesmo de sempre: "É um jogo contra uma grande equipa com um treinador muito experiente que já leva um ano de trabalho. Tem muitas soluções, é muito forte nas segundas bolas e nas entrelinhas. Podem jogar com dois avançados e o Rafa atrás, com o Cebolinha entre linhas. O João tem feito um grande campeonato, o Weigl melhorou muito. A defesa não sofre muitos golos, o guarda-redes está a fazer uma grande época. É uma grande equipa contra outra grande equipa. Temos o nosso valor e queremos, claramente, ganhar o jogo".

Novamente questionado sobre a falta de jogadores importantes, Rúben Amorim lembrou que "todos fazem falta" que os que estão indisponíveis, "pelos minutos e pelas características que têm, são difíceis de substituir". No entanto, quem os substituir tem "muito valor". "Todos vão ter de liderar a equipa no jogo e temos de levar o jogo para as características dos jogadores que os vão substituir, que são diferentes. Estão todos preparados", adicionou.

Sobre o actual momento da pandemia de COVID-19, que tem afectado vários clubes e que impede o capitão Sebastián Coates de jogar o dérbi, o líder da equipa técnica Leonina explicou que o grupo tem de se "habituar a viver com isto" e reforçou a relevância da vacinação: "Estamos vacinados. O Coates não tem qualquer sintoma e isso é o mais importante para nós. Vemos que a vacina funciona. Impede sintomas tão graves e esse é o grande foco. Por enquanto, temos de nos salvaguardar e fazer os testes. Mais oportunidades para outros e mais motivação para o plantel".

Para Rúben Amorim, as rotinas do Sporting CP "são muito fortes e vincadas", pelo que quando há alterações nos jogadores a identidade verde e branca não é muito afectada. "Os pequenos pormenores podem mudar, mas não vai ser uma grande surpresa. Houve jogos sem o Coates ou o Palhinha que ganhámos. No último dérbi em Alvalade jogámos sem o Palhinha e ganhámos. Vai jogar o melhor Sporting CP, mas olhamos para o copo meio-cheio, para o projecto. Nada melhor do que estes jogos para lançar estes grandes jogadores, que são jovens e ainda não viveram estes momentos", contou.

Rúben Amorim garantiu também que "estes jogos são importantes para os adeptos e para o Clube" e recordou que, em caso de derrota, o Sporting CP perde a posição que ocupa. Nesse sentido, "o objectivo é vencer": "Não jogar o Palhinha ou Coates não retira responsabilidade. Somos o Sporting CP. (...) Queremos ganhar e temos de ganhar o jogo".

Por fim, o treinador afirmou que prefere não ter o favoritismo. "Acredito muito na minha equipa, jogue quem jogue. Não somos favoritos e esta equipa gosta disso assim", concluiu.