Derrota contra o Varzim SC
16 Out, 2022
Sporting CP de fora da Taça de Portugal
A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, este domingo, com o Varzim SC por 1-0 na terceira eliminatória da Taça de Portugal, ficando assim de fora da competição.
Com o Estádio Cidade de Barcelos, onde se realizou a partida, muito bem composto com os adeptos dos dois emblemas a comparecerem em grande número, Rúben Amorim promoveu várias alterações no 11 inicial: José Marsà, Pedro Porro, Sotiris Alexandropoulos e Paulinho entraram para os lugares ocupados por Sebastián Coates, Ricardo Esgaio, Manuel Ugarte e Pedro Gonçalves diante do Olympique de Marseille.
No banco de suplentes, destaque para as presenças de Jovane Cabral, que se estreou na ficha de jogo em 2022/2023, e dos jovens Diogo Travassos e Renato Veiga. Já o titular Nuno Santos chegou aos 100 jogos de Leão ao peito.
Como esperado, o Sporting CP entrou com mais bola e com uma toada ofensiva bastante visível, encostando o Varzim SC às cordas. Aos oito minutos, Francisco Trincão rematou muito por cima e, pouco depois, Gonçalo Inácio teve a primeira grande oportunidade de golo. Após um pontapé de canto batido por Nuno Santos, o defesa subiu ao segundo andar e cabeceou com a bola a sair alguns centímetros acima da barra dos poveiros.
Seguiu-se um novo cabeceamento, agora de Francisco Trincão, ao lado e o Varzim SC começou a ganhar alguns metros, tendo conquistado um livre directo que Paulo Moreira acabou por converter sem sucesso.
A formação Leonina nunca perdeu, ainda assim, o controlo do desafio e continuou a carregar perto da área adversária. Por volta da meia-hora de desafio, Francisco Trincão apareceu em excelente posição para facturar, mas o remate não saiu nas melhores condições. Volvidos poucos minutos, Pedro Porro trabalhou bem pela direita e atirou, tendo a bola acertado no poste.
Até ao intervalo, tanto Sotiris Alexandropoulos como Hidemasa Morita tentaram a sua sorte de fora da área, mas o 0-0 prevalecia mesmo no final da primeira parte.
A entrada para o segundo tempo deu-se logo com duas mudanças: apareceu a chuva e Pedro Gonçalves substituiu Sotiris Alexandropoulos, passando a fazer dupla no meio-campo com Hidemasa Morita. Nos primeiros minutos, Nuno Santos rematou de longe com muito perigo e a bola passou a rasar o poste do Varzim SC.
Os nortenhos tiveram, aos 54 minutos, a melhor oportunidade em toda a partida quando, depois de um livre batido na direita, Julián Bonilla cabeceou para o meio da confusão e Bruno Bernardo apareceu a desviar para fora, mas a ameaçar a baliza de Franco Israel.
O Sporting CP voltou a dominar e a criar perigo. Paulinho, com duas investidas consecutivas, e Morita, num tiro com força a mais, foram prova disso mesmo e antecederam mais duas substituições. Manuel Ugarte e Fatawu entraram para as saídas de Marcus Edwards e Pedro Porro, passando Pedro Gonçalves para o trio ofensivo.
Numa das primeiras intervenções no encontro, Fatawu trabalhou pela direita e rematou às malhas laterais, mas o Varzim SC voltou a subir no terreno e a ameaçar o emblema de Alvalade.
Já depois do aviso de João Fernandes, defendido por Franco Israel, os poveiros chegaram mesmo ao golo aos 70 minutos. No seguimento de um livre batido na direita, um corte incompleto de Paulinho fez com que a bola sobrasse para o segundo poste, onde João Faria fez o desvio final e o 1-0.
A um quarto de hora do fim, Rúben Amorim lançou Rochinha (saiu Hidemasa Morita) e, já mais perto dos 90 minutos, foi a vez de Jovane Cabral somar os primeiros minutos esta temporada, substituindo Nuno Santos.
O Sporting CP tentou, de todas as formas e feitios, chegar ao empate, mas não conseguiu e a vitória acabou mesmo por cair para o lado do Varzim SC.
Os Leões vão agora receber o Casa Pia AC para a Liga Portugal.
Sporting CP: Franco Israel [GR], Gonçalo Inácio [C], José Marsà, Matheus Reis, Pedro Porro (Fatawu, 59'), Sotiris Alexandropoulos (Pedro Gonçalves, 46'), Hidemasa Morita (Rochinha, 76'), Nuno Santos (Jovane Cabral, 84'), Francisco Trincão, Marcus Edwards (Manuel Ugarte, 59') e Paulinho.