Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Triunfo no adeus a 2022/2023

Por Sporting CP
26 maio, 2023

​Reviravolta no marcador vale três pontos em Vizela (1-2)

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal encerrou a época 2022/2023 com um triunfo por 1-2 em casa do FC Vizela, esta sexta-feira, na 34.ª e última ronda da Liga Portugal.

Sem poder contar com Ousmane Diomande, por acumulação de amarelos, Rúben Amorim apostou em Matheus Reis no lado esquerdo da defesa, à frente do repetente Franco Israel, deu a titularidade no centro do terreno a Dário Essugo, a par de Morita, e promoveu também o regresso de Paulinho à frente de ataque, juntamente com Francisco Trincão e Pedro Gonçalves.  

Numa noite em que a chuva disse presente, o FC Vizela entrou praticamente a vencer, logo aos seis minutos, com Osmajić a fazer o 1-0 na sequência de um contra-ataque rápido. No entanto, o Sporting CP rapidamente assumiu as rédeas da partida, fixou-se no meio-campo adversário e restabeleceu a igualdade já com 20 minutos, num cabeceamento de Gonçalo Inácio após canto.

Mesmo sem acelerar, os Leões dominavam com bola e iam ensaiando algumas aproximações à baliza contrária, em busca do golo da vantagem, perante um FC Vizela bastante recuado e que apostava nas saídas rápidas para criar perigo. No entanto, o jogo esteve sempre muito amarrado e houve poucos espaços para explorar, o que ditou que as oportunidades de golo escasseassem.  

As únicas excepções até ao intervalo pertenceram ao Sporting CP, que somou dois remates que colocaram em sentido a defesa dos vizelenses. No primeiro, Francisco Trincão, um dos mais inconformados, disparou forte com a bola a ser desviada para canto, e no segundo foi Nuno Santos a tentar a sorte de ângulo apertado, obrigando o guardião rival a aplicar-se para defender.

No regresso para a segunda parte, a partida ganhou intensidade com as duas equipas a mostrarem-se mais agressivas. Logo nos instantes iniciais, o FC Vizela conseguiu recuperar uma bola em zona alta e cruzou com perigo, vendo a bola ser cortada na pequena área, ao que se seguiu a resposta verde e branca com Pedro Gonçalves a rematar em jeito muito perto do alvo.  

A partir daí, e já com Marcus Edwards em campo por troca com Dário Essugo – o que fez Pedro Gonçalves baixar para o miolo -, os Leões voltaram a assumir o controlo e encostaram os homens da casa lá atrás. No entanto, os cruzamentos para a área não tiveram grande sucesso e estava difícil furar a estrutura dos homens da casa, que se mantinham muito sólidos no eixo defensivo.

Com o avançar do cronómetro, o Sporting CP foi aumentando a pressão sobre a baliza contrária e somou alguns lances prometedores. Primeiro Nuno Santos cruzou rasteiro para Paulinho, que viu o seu desvio ser travado por um defesa, depois Pedro Gonçalves rematou em força e com intenção, mas à figura, e por fim Paulinho cabeceou na direcção certa, mas com pouca força.  

Já na recta final, à passagem dos 85 minutos, o Sporting CP conseguiu finalmente a reviravolta no marcador. Pedro Gonçalves galgou metros no flanco esquerdo, cruzou para a área à procura de servir Paulinho ou o recém-entrado Youssef Chermiti, mas acabou por ser o ex-Leão Ivanildo Fernandes a colocar o esférico no fundo da própria baliza e a confirmar o triunfo verde e branco.

Os Leões dizem assim adeus à temporada 2022/2023 com uma sequência de 14 jogos invictos na Liga Portugal, somando um total de 74 pontos, além ainda de 71 golos marcados e 32 sofridos.

Sporting CP: Franco Israel [GR], Gonçalo Inácio, Sebastián Coates [C], Matheus Reis, Ricardo Esgaio (Héctor Bellerín, 80’), Dário Essugo (Marcus Edwards, 56’), Hidemasa Morita, Nuno Santos, Pedro Gonçalves, Francisco Trincão (Youssef Chermiti, 80’) e Paulinho.