Natural de Lamego, foi no Cracks Clube de Lamego que Afonso Moreira deu os primeiros passos, destacando-se como uma máquina de fazer golos. Os números e a qualidade impressionaram o gabinete de observação Leonino, que o recrutou em 2017, ano em que passou a ser atleta residente na Academia Sporting.
Com a pandemia da COVID-19 a atrapalhar o volume competitivo nos primeiros anos na Academia, foi em 2021/22 que Afonso Moreira pôde mostrar-se mais, de tal forma que foi uma das figuras do título nacional de sub-17 dos Leões, actuando também pelos sub-19. 2021 foi também ano de estreia nas seleções nacionais, participando em toda a caminhada dos sub-17 portugueses até às meias-finais do Campeonato da Europa, onde também foi figura em destaque.
Integrado na equipa B em 2022/23, subiu ao patamar mais alto e estreou-se na equipa principal em 2023/24, ano em que foi campeão nacional, apesar de ter fechado a temporada por emprétimo no Gil Vicente FC. Esta temporada está de regresso ao Clube e pronto para atacar o bicampeonato.