Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Leão forte e triunfante no Minho

Por Sporting CP
19 Fev, 2024

Sporting CP vence Moreirense FC por 0-2

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu, esta segunda-feira, o Moreirense FC por 0-2 na 22.ª jornada da Liga Portugal.

Perante uma gigante onda verde em Moreira de Cónegos, com milhares de Sportinguistas a encherem o Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, e contra um adversário que ocupa o sexto lugar da tabela classificativa, o emblema de Alvalade entrou em campo com quatro novidades: o regresso de Sebastián Coates no lugar de Matheus Reis e as presenças de Geny Catamo, Hidemasa Morita e Francisco Trincão nos lugares de Ricardo Esgaio, Daniel Bragança e Marcus Edwards. No banco de suplente, destaque para as presenças de Iván Fresneda, recuperado de lesão, e de Ousmane Diomande, de volta ao futebol de clubes depois de ter vencido a Taça das Nações Africanas com a selecção da Costa do Marfim.

A estrear o novo quarto equipamento, o Sporting CP não podia ter começado melhor. No seguimento de um pontapé de canto de Francisco Trincão, Hidemasa Morita apareceu ao segundo poste para disputar a bola com Frimpong, ganhar a melhor e inaugurar o marcador para grande festa verde e branca no Minho.

Continuou por cima o Sporting CP, que seguiu embalado pelo tento, e tanto Francisco Trincão como Geny Catamo testaram Kewin Silva, guarda-redes do Moreirense FC que foi respondendo com qualidade. A seguir foi Hidemasa Morita, num cabeceamento a responder a um livre de Pedro Gonçalves, a atirar para fora.

Aos 23 minutos, o 0-2: excelente jogada do conjunto de Rúben Amorim pela direita, com Geny Catamo a servir Francisco Trincão e este a assistir Pedro Gonçalves no coração da área. O camisola 8 não desperdiçou, mesmo com Kewin Silva ainda a tocar na bola, e facturou pela 13.ª vez em 2023/2024 (oitava na Liga Portugal).

A passar a meia-hora de jogo, Viktor Gyökeres passou por um adversário com magia e rematou, mas a investida saiu desviada para canto. No lance seguinte, e após uma grande confusão na área visitada, Nuno Santos apareceu com um forte e colocado remate, mas Kewin Silva voltou a estar em destaque com uma tremenda defesa, sendo que a bola ainda foi ao poste.

O jogo perdeu alguma intensidade nos minutos finais da primeira parte, sendo que o Moreirense FC, que estava a ser completamente dominado pelo Sporting CP, rematou pela primeira vez aos 43 minutos. Do outro lado, Viktor Gyökeres deu para Pedro Gonçalves, em boa posição, procurar o bis, mas o tiro saiu bloqueado.

Ao intervalo, o 0-2 era justo e pecava apenas por escasso tendo em conta a diferença de rendimento entre as duas equipas, como demonstrava a estatística: 1-10 em remates e 27%-73% em posse de bola.

Tal como no primeiro, o Sporting CP começou o segundo tempo a colocar uma bola no fundo das redes do Moreirense FC, mas, desta vez, o lance foi anulado porque Francisco Trincão, antes de marcar no seguimento de um remate de Pedro Gonçalves ao poste, estava fora-de-jogo.

Pouco depois, num ataque bem trabalhado, a bola foi da esquerda para a direita e Geny Catamo rematou forte, mas ligeiramente por cima.

Apesar de mais uma entrada forte do Sporting CP, o Moreirense FC melhorou nos segundos 45 minutos, apresentando-se bem mais perto do seu nível habitual, o que fez com que o domínio visitante fosse menos intenso e perigoso. Ainda assim, as oportunidades perto da baliza de Antonio Adán continuaram a ser muito escassas. Madson Monteiro, num dos raros remates dos da casa, e de muito longe, falhou o alvo aos 65 minutos.

Seguiram-se remates de Morten Hjulmand e Viktor Gyökeres, ambos por cima, e o duelo estava menos bem jogado do que na primeira parte, mas a verdade é que o Sporting CP nunca deixou de estar confortável, principalmente a nível defensivo.

Rúben Amorim operou a primeira mexida aos 82 minutos, quando Matheus Reis substituiu Nuno Santos, e o jogo prosseguiu com naturalidade até ao final, sendo que o maior espectáculo nesta altura era aquele protagonizado pelos Sportinguistas nas bancadas. Aos 89 minutos, foi a vez de Hidemasa Morita e Pedro Gonçalves saírem para as entradas de Daniel Bragança e Marcus Edwards.

Houve ainda tempo para, no terceiro minuto adicional, Viktor Gyökeres isolar Francisco Trincão e este procurar o golo, mas Kewin Silva foi mais forte e defendeu para canto. O Moreirense FC ainda podia ter feito o golo de honra na última jogada, mas Maracás cabeceou ao lado e o 0-2 não sofreu alterações.

O Sporting CP vai, agora, receber os suíços do BSC Young Boys na quinta-feira para a segunda mão do play-off de acesso aos oitavos-de-final da UEFA Europa League.

Sporting CP: Antonio Adán [GR], Eduardo Quaresma, Sebastián Coates [C], Gonçalo Inácio, Geny Catamo, Morten Hjulmand, Hidemasa Morita (Daniel Bragança, 89'), Nuno Santos (Matheus Reis, 82'), Francisco Trincão, Pedro Gonçalves (Marcus Edwards, 89') e Viktor Gyökeres.