Entrada de Leão na Liga
09 Ago, 2024
Triunfo claro sobre o Rio Ave FC na estreia (3-1)
Estão de volta as emoções da Liga! Quase três meses depois de se ter sagrado Campeã Nacional, a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal iniciou a defesa do título conquistado na época passada com um triunfo diante do Rio Ave FC por 3-1, esta sexta-feira, no jogo que marcou o arranque da competição.
Perante um Estádio José Alvalade esgotado para assistir ao primeiro duelo oficial caseiro, os Leões dominaram praticamente toda a partida e marcaram cedo por Pedro Gonçalves, que viria depois a bisar. Já na segunda parte, Gyökeres aumentou a diferença, com os visitantes a reduzirem aos 90’, no seu primeiro remate à baliza.
Ainda sem poder contar com os lesionados Jeremiah St. Juste, Rafael Nel e Nuno Santos, Rúben Amorim promoveu apenas uma alteração em relação ao onze apresentado na Supertaça. O técnico chamou à titularidade Ousmane Diomande, que assumiu o vértice central da defesa a três por troca com o reforço Zeno Debast.
Quanto ao filme do jogo, a entrada do Sporting CP foi tal e qual o ambiente nas bancadas: electrizante. Após primeira ameaça de cabeça de Diomande, os Leões abriram o marcador logo aos seis minutos, com Geovany Quenda a isolar Viktor Gyökeres e este a oferecer a Pedro Gonçalves, que só teve de encostar para o 1-0.
A pressão do Sporting CP nesta fase era asfixiante, com os vila-condenses a terem dificuldades na saída de bola, pelo que as chegadas com perigo à baliza contrária continuaram a suceder-se. Na sequência de um canto, Morita apareceu ao segundo poste e viu Jhonatan impedir o golo com uma defesa providencial em cima da linha.
No entanto, já aos 26 minutos, foi precisamente o guarda-redes a ‘oferecer’ o 2-0 ao Sporting CP. Pedro Gonçalves interceptou a reposição de bola do brasileiro logo à entrada da área e, sem pedir licença, rematou em arco para o bis. Estava assim feito o segundo golo da noite, que originou mais uma explosão de alegria em Alvalade.
A partir da meia-hora, o Rio Ave FC tentou ter mais bola, mas sempre de forma estéril, visto que foram raras as vezes em que se aproximou do último terço. Já o Sporting CP, embora com menor caudal ofensivo, continuou a controlar e até ao intervalo podia ter chegado ao 3-0 por Gyökeres, mas o remate do sueco foi travado.
No reatamento, os Leões entraram novamente a todo o gás. Logo no primeiro lance da partida, Gyökeres acertou na barra, depois foi Eduardo Quaresma, de meia-distância, a disparar um ‘míssil’ que passou muito perto do alvo, até que, aos 63 minutos, Gyökeres fez o 3-0 na recarga a um primeiro remate de Francisco Trincão.
Já com um resultado mais confortável, e após uma fase em que só deu Sporting CP, o Rio Ave FC tentou reagir, mas sem resultados práticos. Na verdade, foram os Leões a voltar a ficar perto do golo, primeiro por Trincão, que obrigou Jhonatan a uma bela estirada, e depois por Gyökeres, que atirou rasteiro para nova parada.
Nos últimos 20 minutos, o Sporting CP abrandou o ritmo dada a diferença no marcador, mas não de dominar. Daniel Bragança ameaçou de fora da área, mas foi o Rio Ave FC a marcar no primeiro remate à baliza, já aos 90’, por Clayton Silva. Logo a seguir, o recém-entrado Rodrigo Ribeiro ainda acertou no poste, mas o resultado já não mexeu mais: 3-1.
Nota para o facto de o Sporting CP ter terminado a partida com seis jogadores da formação em campo: Eduardo Quaresma, Gonçalo Inácio, Geovany Quenda, Mateus Fernandes, Daniel Bragança e Rodrigo Ribeiro.
O Sporting CP mantém assim o registo 100% vitorioso em casa conseguido na época passada em jogos da Liga, aumentando para 18 o número de triunfos consecutivos em Alvalade para esta competição. A última derrota, diga-se, foi há cerca de ano e meio, a 12 de Fevereiro de 2023. A segunda jornada da Liga está marcada para o próximo dia 17 de Agosto, na Madeira, com o recém-promovido CD Nacional.
Sporting CP: Vladan Kovačević [GR], Eduardo Quaresma, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio, Geovany Quenda, Hidemasa Morita (Rodrigo Ribeiro, 89’), Morten Hjulmand [C] (Daniel Bragança, 76’), Geny Catamo (Matheus Reis, 76’), Francisco Trincão (Marcus Edwards, 76’), Pedro Gonçalves (Mateus Fernandes, 64’) e Viktor Gyökeres.