Como os maiores da Europa
05 Nov, 2024
Sporting CP vence Manchester City FC por 4-1
A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, esta terça-feira, o Manchester City FC por 4-1 na quarta jornada da fase de liga da UEFA Champions League. Viktor Gyökeres, com um hat-trick, e Maxi Araújo fizeram os golos de um dos mais icónicos triunfos europeus da história do Clube.
Um Estádio José Alvalade cheio presenciou, ainda antes do apito inicial, uma homenagem a Rúben Amorim, que orientou os Leões pela última vez em casa. O treinador operou duas alterações nos titulares, colocando Matheus Reis e Hidemasa Morita nos lugares de Gonçalo Inácio e Daniel Bragança, e começou o encontro diante de um sempre forte Manchester City FC que contava com Matheus Nunes (jogador verde e branco entre 2019 e 2022) no onze.
Cumprido um minuto de silêncio em memória das vítimas das cheias na região de Valência, em Espanha, começou o desafio... da pior forma. Logo aos quatro minutos, um erro de Hidemasa Morita permitiu que Phil Foden atirasse para o fundo das redes e inaugurasse o marcador.
Favorito, o Manchester City FC não se conteve com o tento marcado e exerceu grande domínio, principalmente na posse de bola, mas o Sporting CP teve uma enorme oportunidade aos oito minutos: isolado por Pedro Gonçalves, Viktor Gyökeres surgiu na cara de Ederson e tentou picar a bola, mas o guarda-redes defendeu.
Pouco depois, Erling Haaland atirou para grande defesa de Franco Israel, sendo que Savinho também tentou a sua sorte a seguir. Mais perto da meia-hora Phil Foden bateu o pontapé de canto e Erling Haaland, ao segundo poste, cabeceou para Viktor Gyökeres cortar em cima da linha de golo. Franco Israel voltou a ganhar o duelo com Erling Haaland e Bernardo Silva, aos 36 minutos, atirou cruzado para fora, anda que tenha passado perto.
Finalmente, Alvalade explodiu. Depois de um brilhante trabalho de Geovany Quenda, que terminou com uma assistência de grande nível, Viktor Gyökeres voltou a aparecer perante Ederson e, mesmo muito pressionado por Jahmai Simpson-Pusey, finalizou ao seu jeito. Tudo empatado.
Ate ao intervalo, destaque para o bom contra-ataque verde e branco em que Francisco Trincão atirou para fora e ainda para o remate de Matheus Nunes defendido por Franco Israel.
O início do segundo tempo acabou por ser um dos melhores em toda a história do Sporting CP. Logo aos 20 segundos de jogo, Pedro Gonçalves e Maxi Araújo protagonizaram o lance do 2-1, com o português a assisti o uruguaio - que voltou marcar e a completar a reviravolta.
No minuto seguinte, Francisco Trincão foi derrubado na área britânica e o árbitro Daniel Siebert não teve dúvidas: penálti. Chamado a bater, Viktor Gyökeres voltou a fazer o que melhor sabe e não deu hipóteses a Ederson. Pela terceira vez, o Estádio José Alvalade explodiu. 3-1 no marcador.
Abalado pelos dois golos do Sporting CP, o Manchester City FC nunca conseguiu, na segunda parte, exercer o controlo da primeira, mas ainda teve direito a um pontapé de penálti por bola no braço de Ousmane Diomande. No entanto, a noite era Leonina e Erling Haaland acertou na trave. Quem esteve fora do estádio deve ter achado que os Campeões Nacionais marcaram novamente, dados os festejos Sportinguistas.
A 15 minutos do fim, Maxi Araújo, Hidemasa Morita e Matheus Reis deram lugar a Geny Catamo, Daniel Bragança e Jeremiah St. Juste e Viktor Gyökeres ficou muito perto do hat-trick em mais uma ocasião, mas Ederson defendeu para canto.
O feito foi mesmo conseguido pouco depois, quando o Sporting CP voltou a conquistar um pontapé de penálti por Geny Catamo ter sido derrubado na área visitante. Novamente na marca dos 11 metros, o avançado sueco fez o quarto dos da casa.
Ainda entraram Eduardo Quaresma e Conrad Harder (saíram Geovany Quenda e Francisco Trincão) e o Manchester City FC procurou, até ao fim, reduzir, mas sem sucesso. A expressiva vitória coube mesmo ao Sporting CP e por uns claros 4-1, significando mais três pontos na fase de liga da UEFA Champions League.
Os Leões voltam a entrar em campo no próximo domingo, visitando o SC Braga para a Liga Portugal.
Sporting CP: Franco Israel [GR], Zeno Debast, Ousmane Diomande, Matheus Reis (Jeremiah St. Juste, 74'), Geovany Quenda (Eduardo Quaresma, 85'), Morten Hjulmand [C], Hidemasa Morita (Daniel Bragança, 74'), Maxi Araújo (Geny Catamo, 74'), Francisco Trincão (Conrad Harder, 88'), Pedro Gonçalves e Viktor Gyökeres.