João Pereira: "A prenda que peço é ganhar em Barcelos"
21 Dez, 2024
Leões visitam Gil Vicente FC este domingo (20h30)
A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal visita, às 20h30 deste domingo, o Gil Vicente FC para a 15.ª jornada da Liga Portugal e João Pereira fez a antevisão ao encontro.
Em conferência de imprensa, o técnico começou por avaliar o adversário ao mesmo tempo que reforçou o objectivo claro dos Campeões Nacionais.
"O Gil Vicente FC tem uma ideia clara de jogo, bem trabalhada e com um treinador que já teve algum tempo para trabalhar a sua equipa. São muito fortes na construção, utilizam muito o guarda-redes e o número 6, têm jogadores fortes entrelinhas, alas bastante rápidos. É uma equipa que está no seu melhor momento no campeonato, vai jogar em casa e está motivada. Vai ser um jogo difícil, mas vamos entrar para ganhar os três pontos", disse aos jornalistas na Academia Cristiano Ronaldo.
Admitindo que "é tudo mais fácil quando se ganha, mesmo quando as vitórias são difíceis", o membro da equipa técnica explicou que não gosta "de sofrer tanto" e que prefere "ganhar a praticar bom futebol, a dar espectáculo".
"No entanto, neste momento, o importante era ganhar e levamos duas vitórias seguidas. Há um longo trabalho pela frente, queremos melhorar em muitos aspectos. A equipa ainda não joga como jogava, mas é um processo. Temos de pegar nas coisas positivas, há coisas boas a retirar. Os jogadores querem muito e, por vezes, querer tanto traz alguma ansiedade. Houve jogos em que perdemos, mas fomos superiores mesmo sem praticar um futebol excelente", acrescentou.
Para João Pereira, o triunfo contra o Boavista FC (triunfo por 3-2) foi "o jogo mais conseguido em termos de oportunidades" e onde foi praticado "melhor futebol": "Cometemos erros que deram os golos deles e parece que foi um jogo dividido, mas não foi. Contra o CD Santa Clara, não tivemos tantas oportunidades, mas foi o jogo em que tivemos mais fortes defensivamente e acabámos por sofrer um golo para lá da hora. Antes disso, só tinham tido uma oportunidade".
Questionado sobre o próprio rendimento nas conferências de imprensa, o treinador referiu que vai "evoluindo e aprendendo".
"O departamento de comunicação ajuda-me a melhorar dia após dia e, tal como os jogadores, tenho de treinar. Não escondo que é muito mais fácil falar com vocês depois de ganhar do que depois de perder, principalmente quatro vezes seguidas. Sempre fui sincero com vocês e não tinha muita prática. A evolução tem a ver com o treino que tenho dito, ainda que esteja muito longe de estar perfeito. Estamos aqui para trabalhar e é mais uma coisa em que tenho de evoluir", considerou.
Mesmo lembrando os "muitos jogadores lesionados e dois castigados", João Pereira não escondeu a necessidade "de ganhar para continuar em primeiro lugar e passar um Natal mais descansados". "Depois vamos passar alguns dias longe do futebol e com as famílias, adicionou.
Sobre a utilização de jogadores como João Simões ou Mauro Couto, o técnico não tem dúvidas de que os jovens "conseguem ter o rendimento que têm porque são ajudados pelos mais velhos", uma vez que o grupo "tem uma ligação especial e quer conquistar títulos pelo Sporting CP".
Por fim, João Pereira revelou o que pediu ao Pai Natal: "A prenda que peço é ganhar em Barcelos. Se puder pedir mais, peço a recuperação dos lesionados".