Rui Borges: "Preocupados com o que temos de fazer"
06 Fev, 2025
Treinador lançou o clássico no Dragão
A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal visita, às 20h15 desta sexta-feira, o FC Porto para a 21.ª jornada da Liga Portugal e Rui Borges fez a antevisão à partida.
Em conferência de imprensa, o treinador verde e branco explicou que se vai tratar de "um jogo difícil", não fosse este um clássico do futebol nacional.
"Estrategicamente, é mais fácil para eles do que para nós a nível de conhecimento. O míster Anselmi chegou agora e está a criar uma ideia, uma identidade. Para nós, deste lado, é mais difícil sentir as mudanças e a forma como as faz. Dá para entender algumas coisas na análise ao seu passado, mas estamos mais focados no que podemos dar e fazer no jogo. A estrutura do FC Porto vai variando durante o jogo no seu processo ofensivo e defensivo, por isso estamos mais preocupados com o que temos de fazer", começou por dizer aos jornalistas.
Rui Borges lembrou que, em caso de triunfo no Estádio do Dragão, o Sporting CP "segura a distância para as equipas que vêm atrás": "O nosso objectivo é fazer a nossa parte. Se a fizermos bem feita, deixamos o FC Porto a uma margem maior e mantemos a que temos para o segundo lugar. Continuar em primeiro lugar vai custar muito e cada vez mais. O jogo de amanhã tem características diferentes e ambas as equipas estão super motivadas".
Revelando que Geny Catamo "tem recuperado muito bem, mas está fora deste jogo", o técnico admitiu que Hidemasa Morita e Viktor Gyökeres "continuam em dúvida, como tem acontecido". "Estamos num processo diário de entender como se sentem. Independentemente de quem esteja, estaremos super motivados", acrescentou.
Questionado sobre se o emblema de Alvalade é favorito, Rui Borges recusou essa ideia: "A distância para o Sporting CP até pode dar uma dose extra de motivação para o FC Porto. Temos de estar preparados para a exigência e para o ambiente do Estádio do Dragão. O favoritismo é repartido".
Sobre o momento da equipa, o timoneiro dos Leões considerou que "os jogadores têm de sentir que custou muito chegar ao primeiro lugar, mas que custa ainda mais continuar" no topo da classificação.
"Se relaxarmos, vamos perder a posição rapidamente. Temos de ser focados e rigorosos em todos os momentos. Todos querem o nosso lugar, por isso torna-se ainda mais difícil mantê-lo. Ser primeiro implica muita coisa, até na motivação dos adversários. Temos apanhado muitas equipas com blocos baixíssimos e o jogo não é muito bonito ou espectacular. Cada vez mais vai ser assim", proferiu.
Biel, a última contratação Leonina, "está disponível", faltando apenas "perceber a parte burocrática", e, por fim, Rui Borges assegurou não ter dúvidas de que "o Sporting CP ficou mais forte" com o recente mercado de transferências: "Quando acrescentamos alguma coisa, é no sentido de sermos melhores. Ficaremos mais fortes quando tivermos toda a gente sem limitações e disponível para jogo. Ainda não o conseguimos fazer e esse é o grande objectivo".