Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Rui Borges: "Temos de ser corajosos e ambiciosos"

Por Sporting CP
10 Fev, 2025

Treinador lançou embate com o BV Borussia 09 Dortmund

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal recebe, às 20h00 desta terça-feira, o BV Borussia 09 Dortmund para a primeira mão do play-off de acesso aos oitavos-de-final da UEFA Champions League e Rui Borges marcou presença na conferência de imprensa de antevisão.

No Auditório Artur Agostinho, o treinador verde e branco começou por definir os alemães como "uma grande equipa", esperando um desafio de nível elevado.

"Houve mudança de treinador, de estrutura e de ideia de jogo. Têm muitos jogadores da época passada, quando estiveram na final da UEFA Champions League. Mesmo com um campeonato que não está a ser o melhor, não deixa de ser uma grande equipa. Vai haver mudança de chip e de atitude porque mudaram de treinador. Estão-se a agarrar a uma ideia nova, mas a frente de ataque é muito forte e tem jogadores de elite mundial. Temos de ser corajosos e ambiciosos. A ajuda dos nossos adeptos e da sua energia positiva vai ser importante para chegar ao fim com a vitória, que é sempre o objectivo", começou por dizer aos jornalistas.

Questionado sobre a ausência de Morten Hjulmand, que não está disponível para esta partida, Rui Borges lembrou que "a equipa tem estado sempre desfalcada de jogadores que foram importantes na conquista do campeonato na época passada" e que o capitão "não foge a isso", até porque é, "juntamente com Viktor Gyökeres, um dos dois melhores jogadores do campeonato português".
"É uma baixa importante por tudo, pelo que é como jogador, pelo que representa enquanto capitão, pela sua personalidade, pela sua qualidade individual. É uma baixa importante, mas quem jogar vai querer dar uma demonstração de que está à altura para, em algum momento, substituir o Morten", adicionou.

Depois de elogiar Geovany Quenda, "um miúdo super focado com uma vontade enorme de jogar e treinar, mesmo quando está cansado" e que "vai ter um futuro brilhante pela frente", o técnico revelou que Viktor Gyökeres e Hidemasa Morita convocados.

Mesmo com as contrariedades, Rui Borges garantiu que o Sporting CP "jamais deixará de lutar pela vitória e de ser competitivo e corajoso" e falou sobre a formação do emblema de Alvalade.

"Tem sido o passado e o presente do Sporting CP apostar na juventude, na prata da casa. Dentro da nossa ideia de jogo, há jogadores [da formação] que têm treinado imenso connosco. Se tiver de usar algum deles, não tenho qualquer problema. Estão preparados. O Henrique Arreiol e o Eduardo Felicíssimo não estão convocados, mas o Alexandre Brito está e é um miúdo que tem tido um comportamento fantástico treino. Admiro-o muito, tem um potencial muito grande e é muito competitivo. Está à espera de uma oportunidade e vai tê-la. Quando tiver, vai corresponder da melhor forma tal como o Geovany Quenda ou o João Simões", lembrou.

Rui Silva, reforço de inverno, pode-se estrear na UEFA Champions League contra o BV Borussia 09 Dortmund e, para Rui Borges, o guarda-redes "está preparado para jogar em qualquer jogo": "Acredito que tenha um pouco mais de ansiedade porque é um sonho de qualquer atleta, assim como de qualquer treinador. Não sabe se vai jogar, mas trabalhou normalmente como tem feito desde que chegou aqui. Está completamente adaptado e o grupo também o recebeu da melhor forma".