Em desvantagem na eliminatória
11 Fev, 2025
Derrota na recepção ao BV Borussia 09 Dortmund
A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, esta terça-feira, por 0-3 na recepção ao BV Borussia 09 Dortmund para a primeira mão do play-off de acesso aos oitavos-de-final da UEFA Champions League.
Os Leões contaram com três alterações nos titulares, saindo Gonçalo Inácio, Morten Hjulmand e Daniel Bragança para as entradas de Matheus Reis (que utilizou a braçadeira de capitão), Jeremiah St. Juste e Zeno Debast. No banco de suplentes, destaque para as presenças dos jovens Alexandre Brito e Lucas Anjos à procura da estreia pela equipa principal - assim como Biel, reforço da última janela de transferências. Na baliza, Rui Silva fez o primeiro jogo da carreira na UEFA Champions League.
A primeira parte pertenceu ao Sporting CP quase por completo. A pressão alta desde o minuto inicial revelava ambição e a primeira jogada perigosa surgiu quando Matheus Reis procurou servir Conrad Harder, mas o passe saiu muito para trás. Pouco depois, o avançado rematou, mas contra a muralha defensiva do BV Borussia 09 Dortmund.
Aos nove minutos, o Sporting CP ameaçou de forma mais séria: nova ligação Matheus Reis-Conrad Harder, agora com o dinamarquês a tentar o golo e a não conseguir apenas porque Nico Schlotterbeck apareceu com o corte milagroso. Os visitantes reagiram de forma tímida, com Emre Can a cabecear sem perigo.
Estava bem melhor o Sporting CP, que tentou a sua sorte através de um tiro de longe de Francisco Trincão que Gregor Kobel. Logo a seguir, o 1-0 ficou ainda mas perto e novamente numa investida de fora da área quando Maxi Araújo atirou com força à trave do BV Borussia 09 Dortmund. Seria um golaço do uruguaio, responsável pela ocasião mais flagrante do primeiro tempo.
Gregor Kobel, guardião dos germânicos, voltou a ter trabalho na tentativa de João Simões e o Sporting CP continuava a carregar no meio-campo ofensivo. Novamente de longe, foi a vez de Conrad Harder, aos 35', adicionar mais um remate defendido à estatística de Gregor Kobel. A seguir, João Simões fez o mesmo.
Só dava verde e branco até o BV Borussia 09 Dortmund ameaçar pela primeira vez aos 38', num tiro de Jamie Gittens a sair perto do poste. Mesmo em cima do intervalo, Serhou Guirassy assustou com um remate desviado, mas Rui Silva conseguiu afastar para canto. No final do primeiro tempo, ascendente Sportinguista mas 0-0 no marcador
O BV Borussia 09 Dortmund voltou mais forte dos balneários e começou a aproximar-se cada vez mais da baliza do Sporting CP. Jamie Gittens deu o primeiro aviso sem pontaria, Karim Adeyemi atirou para uma tremenda defesa de Rui Silva e, já com Viktor Gyökeres em campo (saiu Conrad Harder), Serhou Guirassy inaugurou mesmo o marcador de cabeça.
Como resposta à desvantagem, Rui Borges substituiu João Simões e Matheus Reis por Hidemasa Morita e Daniel Bragança e Zeno Debast, aos 64', rematou muito ao lado.
Quando o Sporting CP procurava reagir, contudo, o BV Borussia 09 Dortmund chegou ao 2-0 quando Pascal Gross apareceu com espaço para finalizar e não desperdiçou a oportunidade.
Imediatamente a seguir ao remate de Maximilian Beier às malhas laterais, Iván Fresneda e Zeno Debast deram lugar a Eduardo Quaresma e Biel, que somou assim os primeiros minutos de Leão ao peito.
Ousmane Diomande procurou reduzir e não ficou longe num remate aos 74', mas o BV Borussia 09 Dortmund estava confortável e controlou bem a superioridade no resultado. Ocasionalmente, os alemães iam ameaçando, o que aconteceu quando Serhou Guirassy atirou e Rui Silva defendeu.
A oito minutos dos 90, um contra-ataque finalizado por Karim Adeyemi terminou com o 0-3 com que o encontro terminou. O Sporting CP ainda procurou reduzir para diminuir o nível de dificuldade da segunda mão, mas não conseguiu.
O conjunto de Rui Borges vai, agora, receber o FC Arouca para a Liga Portugal às 20h30 de sábado no Estádio José Alvalade. Na quarta-feira seguinte, a 19 de Fevereiro, joga-se a segunda mão do play-off de acesso aos oitavos-de-final da UEFA Champions League no reduto do BV Borussia 09 Dortmund, na Alemanha.
Sporting CP: Rui Silva [GR], Iván Fresneda (Eduardo Quaresma, 73'), Ousmane Diomande, Jeremiah St. Juste, Matheus Reis [C] (Daniel Bragança, 62'), Zeno Debast (Biel, 73'), João Simões (Hidemasa Morita, 62'), Geovany Quenda, Maxi Araújo, Francisco Trincão e Conrad Harder (Viktor Gyökeres, 59').