Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Empate na Vila das Aves

Por Sporting CP
23 Fev, 2025

2-2 em casa do AVS Futebol SAD

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal empatou, este domingo, a dois golos na visita ao reduto do AVS Futebol SAD para a 23.ª jornada da Liga Portugal.

Num final de tarde e início de noite agradável na Vila das Aves, sem chuva ou frio extremo, Rui Borges operou várias alterações nos titulares, colocando Iván Fresneda, Zeno Debast, Alexandre Brito, Maxi Araújo, Viktor Gyökeres e Francisco Trincão nos lugares ocupados por Ricardo Esgaio, Morten Hjulmand, João Simões, Matheus Reis, Conrad Harder e Biel em Dortmund.

Para Alexandre Brito, tratou-se da estreia a titular, enquanto os Lucas Anjos, Afonso Moreira, Eduardo Felicíssimo e Manuel Mendonça estavam no banco de suplentes - os dois últimos à procura dos primeiros minutos pela equipa principal.

Entrou bem o Sporting CP, com vontade de mandar no jogo, e criou perigo pela primeira vez aos sete minutos, quando Viktor Gyökeres apareceu pela esquerda e tentou assistir, mas o corte para canto surgiu.

Logo a seguir, Ousmane Diomande respondeu a um excelente cruzamento de Francisco Trincão com uma cabeçada para o fundo das redes, mas o lance foi anulado por fora-de-jogo. Contudo, e depois de uma longa consulta do VAR, o árbitro Fábio Veríssimo alterou a decisão e validou o golo do defesa-central que inaugurou o marcador.

A perder, o AVS Futebol SAD reagiu e ameaçou por Zé Luís, que atirou em duas ocasiões diferentes para duas defesas atentas de Rui Silva. Pouco depois, Viktor Gyökeres avançou pela direita ao seu estilo e atrasou, com a bola eventualmente a sobrar para Alexandre Brito, que rematou ligeiramente ao lado.

O avançado sueco criou uma chance ainda mais clara aos 21', minuto em que foi lançado por Francisco Trincão, bailou sobre a defesa e obrigou Ochoa a realizar uma bela intervenção para canto. Os visitados também se aproximaram da baliza, mas Aderllan Santos falhou o alvo.

Aos 33', o 0-2: fenomenal jogada colectiva verde e branca com Francisco Trincão a combinar com Viktor Gyökeres antes de servir Maxi Araújo, que assistiu o camisola 9 para uma finalização de classe com o pé esquerdo. Foi o 23.º golo na Liga Portugal e o 35.º na temporada ao serviço do Sporting CP para Viktor Gyökeres.

Até ao intervalo, destaque para o cabeceamento de Ousmane Diomande por cima (39') e aos remates de Francisco Trincão e Zeno Debast para fora (ambos aos 42'), mas o resultado não sofreu mais alterações.

Rui Borges substituiu Eduardo Quaresma por Matheus Reis para o segundo tempo, que começou sem grandes oportunidades. Nas raras investidas perto das áreas, Zeno Debast falhou o alvo por muito e Zé Luís fez o mesmo, mas do outro lado e num lance controlado por Gonçalo Inácio - que chegou aos 200 jogos de Leão ao peito e foi capitão.

Quando nada o fazia prever, ainda assim, o AVS Futebol SAD teve direito a um pontapé de penálti depois de Fábio Veríssimo ver as imagens do VAR e considerar falta de Ousmane Diomande na área. Na conversão Zé Luís reduziu para os nortenhos (1-2).

A tarefa de segurar a vantagem ficou ainda mais complicada para o Sporting CP aos 78', quando Fábio Veríssimo, novamente com o auxílio do VAR, mostrou o segundo amarelo e consequente vermelho a Ousmane Diomande, deixando o emblema de Alvalade com dez elementos para os instantes finais.

Aos 83', Eduardo Felicíssimo, de 18 anos, estreou-se pela equipa principal ao entrar para a saída de Francisco Trincão, tendo Alexandre Brito sido também trocado, mas por Ricardo Esgaio.

O relógio, demasiado rápido para uns e muito lento para outros, foi andando até ao final e Conrad Harder entrou para o lugar de Geovany Quenda no primeiro dos sete minutos adicionais. Foi já quase no último que o AVS Futebol SAD fez o 2-2 por intermédio de Gustavo.

Os Leões voltam a jogar às 20h45 de quinta-feira, visitando o Gil Vicente FC para os quartos-de-final da Taça de Portugal.

Sporting CP: Rui Silva [GR], Eduardo Quaresma (Matheus Reis, 45'), Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio [C], Maxi Araújo, Iván Fresneda, Zeno Debast, Alexandre Brito (Ricardo Esgaio, 83'), Geovany Quenda (Conrad Harder, 90+1'), Francisco Trincão (Eduardo Felicíssimo, 83') e Viktor Gyökeres.