Maxi Araújo: "Temos uma preparação muito boa pela frente"
10 Jul, 2025
Ala uruguaio admitiu estar "a desfrutar muito" neste regresso
Depois de uma primeira época de Leão ao peito verdadeiramente de sonho, com a conquista de uma histórica ‘dobradinha’ e sendo opção regular na ala esquerda dos Bicampeões Nacionais, Maxi Araújo faz parte do lote de internacionais que integrou os trabalhos de pré-época na passada segunda-feira. E, com 2025/2026 no horizonte, esta será a sua primeira pré-temporada completa de verde e branco, uma vez que se tornou jogador do Sporting CP apenas no final de Agosto do ano passado.
"Para mim era importante fazer a minha primeira pré-época aqui e, embora tenhamos voltado há pouco, estou a desfrutar muito. Quando cheguei, a equipa acolheu-me muito bem rapidamente e, por isso, adaptei-me rápido", lembrou o uruguaio de 25 anos, que admitiu ter aproveitado o recente período de férias, sobretudo, para estar próximo da sua família.
"Estive muitos anos [a jogar] no México, agora fiz o primeiro aqui e eles estão muito felizes e orgulhosos do que tenho construído. Estão longe, mas sempre perto de mim e isso é o mais importante. Cada vez que vou ao Uruguai tento desfrutar com eles ao máximo, mas felizmente hoje em dia pode-se, também, fazer uma videochamada e vê-los", atentou.
Agora, está de volta aos treinos na Academia Cristiano Ronaldo, já deu os primeiros passos em 2025/2026 e exigência tem sido a palavra de ordem, admitiu. "Os primeiros treinos são sempre algo pesados, porque, apesar de ter mantido a forma e de ter recarregado baterias com a família, quando voltamos a treinar com os companheiros o início é sempre um pouco complicado. Mas estou bem, estamos a trabalhar bem e, por isso, muito feliz", destacou Maxi Araújo, que abordou também a integração de jovens da formação com “muita qualidade” nesta fase de preparação.
"Acho que estão a desfrutar muito. Há muita qualidade na formação do Sporting CP e na equipa B. Na época anterior vieram muitos jovens que ficaram no plantel e, agora, estão muito bem na pré-época. Tentamos sempre que se sintam bem e que compitam de igual a igual com qualquer jogador, porque todos passamos por isso. Só têm de aproveitar a oportunidade e mostrar ao treinador que querem ficar aqui", sublinhou o esquerdino.
Já com uma nova temporada pela frente, renovam-se também os objectivos dos Bicampeões Nacionais e Maxi Araújo não tem dúvidas de que a fasquia tem de estar novamente elevada, não só pela grandeza do Clube, mas também pelos títulos – Liga e Taça de Portugal – alcançados em 2024/2025, uma “época incrível”, garantiu.
"Isso é o que se espera do Sporting CP, lutar por todos os campeonatos e estar sempre no topo. Nunca tinha jogado uma final e a primeira [da Taça da Liga] perdemo-la nos penáltis, mas sabia que depois íamos ter muitas mais, porque temos uma equipa incrível, com jogadores incríveis. Por isso, o Clube tem de estar sempre nos jogos importantes, nas finais, assim foi e tivemos a felicidade de fechar o ano com duas conquistas incríveis", recordou o ala Leonino.
E a temporada que se avizinha começa, desde logo, com um troféu em jogo, a Supertaça, num dérbi frente ao SL Benfica como primeiro jogo oficial, agendado para 31 de Julho. É esse o primeiro objectivo na mira do grupo de Rui Borges, apontou Maxi Araújo, confiante.
"Todos querem preparar-se bem para esse tipo de jogos. Vamos chegar muito bem enquanto equipa porque estamos a trabalhar para isso. Temos uma preparação muito boa pela frente e acho que vamos chegar muito bem a essa final que vamos tentar conquistar", referiu, embora pelo meio ainda haja um período de estágio por cumprir no Algarve.
No Sul do país, entre os dias 12 e 21 deste mês, os Leões defrontam o Celtic FC (dia 16) e o AFC Sunderland (dia 21) em jogos de preparação e têm, assim, marcado também o primeiro contacto com os Sportinguistas nesta nova época. Um momento aguardado pelo internacional uruguaio e, por isso, deixou um apelo a todos os adeptos.
"É importante que nos acompanhem desde este momento, porque sabemos que os adeptos enchem qualquer sítio onde joguemos. Esperamos por eles no Algarve, porque vai ser bom arrancar a temporada com esses amigáveis e com a presença dos adeptos, como sempre", finalizou.