Mais uma cara nova: Georgios Vagiannidis é Leão
06 Ago, 2025
Lateral-direito é internacional pela Grécia
O Sporting Clube de Portugal contratou mais um jogador para a equipa principal de futebol: Georgios Vagiannidis, internacional grego de 23 anos, é Leão.
Oriundo do Panathinaikos FC, o lateral-direito assinou um contrato válido até 2030 com uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.
Tendo crescido na formação do emblema grego, estreou-se pela equipa principal em 2020, com apenas 18 anos, e apontou um golo logo na primeira titularidade. Pouco depois, foi contratado pelos italianos do FC Internazionale Milano, que o emprestou aos belgas do Sint-Truidense VV.
Em 2021, regressou ao Panathinaikos FC, com a carreira a explodir a partir da temporada seguinte, quando começou a ser cada vez mais uma opção. A partir de 2023/2024 passou a ser uma das principais peças do conjunto com quem conquistou duas Taças da Grécia.
Nas primeiras palavras já de Leão ao peito, Georgios Vagiannidis assegurou ter sido "muito bem recebido pela equipa". Não podia pedir mais. Estou muito feliz por estar aqui", acrescentou em declarações aos meios de comunicação Leoninos.
Questionado sobre o que o fez escolher o Sporting CP, o novo elemento às ordens de Rui Borges foi claro: "O mais importante para mim é melhorar e o Sporting CP é o melhor lugar para o fazer. É um clube onde muitos jovens evoluem e era a melhor escolha para mim desde o momento em que fui abordado. Estava 100% focado em vir para o Sporting CP e fiquei muito feliz quando o acordo foi concretizado porque sei que é o passo certo para mim".
Sobre as suas características, Georgios Vagiannidis explicou que é "um defesa, primeiro", mas que tem como pontos fortes "jogar bem dos dois lados e ajudar a equipa ofensivamente".
Uma das pessoas com quem falou foi Sotiris Alexandropoulos, antigo colega no Panathinaikos FC que não poupou elogios ao Sporting CP.
"Eu e o Sotiris crescemos juntos, estivemos mais de dez anos juntos na academia do Panathinaikos FC. Falámos muito sobre o Sporting CP ainda antes de saber do interesse do Clube, pelo que já sabia muitas coisas. Até por isso a decisão de vir foi muito fácil. O Sotiris falou-me da vida aqui, da cidade, do que tenho de fazer. Ajudou-me muito", revelou.
Em relação à UEFA Champions League, não escondeu tratar-se de "um sonho de criança e uma das maiores motivações desde o início da carreira": "Quero muito jogar esta competição".
Ao seu lado, Georgios Vagiannidis vai ter companheiros de elite, segundo o próprio. "Vim para os Campeões de Portugal, o que me faz ter expectativas altas. A equipa está num nível muito bom. Ganharam a Liga Portugal nos últimos dois anos e também a última Taça de Portugal. Tenho de dar o meu máximo em cada treino e em cada jogo para poder competir", referiu.
Por fim, a cara nova em Alvalade deixou uma mensagem aos Sportinguistas: "Mal posso esperar por vê-los no estádio".