Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Rui Borges: “Será um grande jogo”

Por Sporting CP
16 Ago, 2025

Leões regressam a um renovado Estádio José Alvalade

Aproxima-se o jogo de estreia no renovado Estádio José Alvalade. A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal recebe o FC Arouca este domingo, a partir das 20h30, e em antevisão ao encontro, o treinador Rui Borges antecipou um adversário a querer dividir o jogo, destacou o compromisso de todo o grupo de trabalho, valorizou as obras de intervenção feitas ao recinto Leonino e congratulou-se pela aquisição de 100% do passe de Francisco Trincão.

O técnico verde e branco deixou ainda uma sentida palavra aos familiares das vítimas de um terrível incêndio em Mirandela, a sua terra natal.

Análise ao FC Arouca

“É uma equipa que nos últimos anos nos tem causado problemas em casa, pela sua competitividade, e que mantém o seu treinador, com uma ideia muito positiva do jogo. Gosta de ter bola e de ser protagonista, independentemente de com quem joga. Vai querer dividir o jogo e mostrar o seu potencial, até porque vem moralizada de uma boa vitória na sua casa. Compete-nos dar seguimento ao nosso crescimento e qualidade de jogo, ganhar consistência a níveis físicos, tácticos e técnicos. Será um jogo difícil, no arranque da época, mas acredito que será um grande jogo.”

Frente de ataque

“Já jogaram o Conrad [Harder] e o [Luis] Suárez. Têm os dois que estar preparados para jogar de início. Cabe-me a mim decidir consoante estratégia, adversário e o que pode cada um dar à equipa em cada momento.

Falo com ambos sobre pequenos pormenores para o crescimento de cada um. É um crescimento natural. Mais à frente, vamos entrar num ritmo com jogos de três em três dias, e as minhas conversas com todos os jogadores acontecem sempre numa perspectiva de os ajudar, porque vamos precisar de todos.”

Incêndios

“Quero deixar um abraço enorme a todas as famílias das vítimas do incêndio em Mirandela. É muito triste. Naquilo que eu e o Sporting CP pudermos ajudar, cá estaremos. Também um abraço solidário a todos os bombeiros, verdadeiros heróis, sobretudo nestes dias de inferno que o país tem vivido. Pessoalmente, mexe muito comigo.”

Mudanças na equipa

“Os princípios são iguais. A equipa sabe qual é a ideia de jogo. Depois, à sua maneira, cada jogador pode dar-nos coisas diferentes. Estou feliz por ter tantas soluções.”

Mercado

“Estou focado na minha equipa. É natural que se fale dos jogadores. Grandes equipas procuram grandes jogadores. Compete-me mantê-los tranquilos e eles sabem de antemão qual é a ideia da estrutura em relação a eventuais saídas.

Têm cláusulas e quem os quiser tem de chegar com essa ideia. Importa-me que nos dão uma resposta fantástica, estão cada vez mais ligados e isso é o importante.

Nos dois jogos oficiais que fizemos a equipa deu uma demonstração clara do nosso dia-a-dia. Ambiciosa, e com vontade de ganhar. Todos estão focadíssimos em dar o seu contributo. Sou muito pragmático e foco-me no que posso controlar.”

Eventual aposta em Geovany Quenda

“O [Geovany] Quenda e o Geny [Catamo] são muito parecidos naquilo que me dão a nível individual. O Geny um pouco mais maduro, mas o Quenda tem treinado super bem à espera de uma oportunidade. Custa-me deixar sempre alguém de fora, porque a equipa tem dado uma resposta muito boa, mas faz parte e eles percebem. Daqui a uns dias, como disse, vai felizmente – é sinal de que estamos em todas as competições que queremos - começar o ritmo de jogos de três em três dias, o que dá espaço a que todos demonstrem para aquilo que estão e para que ajudem a equipa.”

Diferenças entre o Casa Pia AC e o FC Arouca

“Não vejo como sendo um jogo mais difícil. Nós é que descomplicámos o jogo com o Casa Pia AC, não os deixámos ser a equipa que costumam ser. Nós é que anulámos as qualidades do adversário.

Amanhã será um adversário diferente. Foi a sétima equipa com mais posse de bola a temporada passada e todas as equipas de Vasco Seabra jogam muito bem, tentam dividir o jogo. Vai ser repartido. Acredito, acima de tudo, que a nossa equipa será capaz de ter a mesma energia e dessa forma, sim, anularemos o adversário seja em que momento do jogo for.”

Novo relvado e Estádio José Alvalade 2.0

“O relvado pareceu-nos bom. Feliz com as mudanças que fizeram, o Estádio está cada vez mais incrível e mostra o crescimento do Clube em todos os sectores, não apenas desportivamente mas também a nível estrutural. Será bom regressar a Alvalade, jogar perante os nossos adeptos, que acredito que também estão ansiosos por lá voltar, tal como nós. Vão certamente criar um ambiente especial, como sempre. Sei que estarão em massa para nos apoiar num Estádio que representa bem a grandeza do Clube.

Aquisição total do passe de Francisco Trincão

“Tem-me sempre dado uma resposta a 200%. É um jogador extraordinário e já disse isso várias vezes. Foi dos jogadores que mais positivamente me surpreendeu. Acredito que, para ele, tenha sido importante esta aquisição total por parte do Sporting CP, embora sinta todos os dias o que representa para o Clube, colegas e treinadores. Vai ajudá-lo a sentir ainda mais essa vontade de o termos connosco. Está motivado e focado, à imagem de todo o grupo.”