Rui Borges: "Tivemos um compromisso enorme"
18 Out, 2025
Declarações do técnico após a vitória suada em Paços de Ferreira
Após a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal carimbar a passagem à quarta eliminatória da Taça de Portugal, Rui Borges esteve presente na sala de conferências do Estádio Capital do Móvel para fazer a sua análise a uma partida onde o FC Paços de Ferreira foi um digno vencido.
Análise ao jogo e importância da passagem à quarta eliminatória
"A importância é grande, porque era um objectivo. Quanto ao jogo, sabíamos que íamos ter dificuldades. Não há jogos fáceis. Os jogos da Taça são muito característicos, mas tivemos um caudal ofensivo enorme e falhámos oportunidades de concretização, às vezes por culpa nossa, outras por mérito do adversário. Já nas duas vezes em que o FC Paços de Ferreira criou oportunidades, conseguiu concretizar.
O Sporting CP teve um compromisso enorme. Na primeira parte só criámos no um para um, mas na segunda parte fomos melhorando com as substituições: o Iván [Fresneda] entrou muito bem, muito dinâmico, e o Zeno [Debast] dá-nos outras características no início da construção. O Geny [Catamo] também nos deu mais aceleração. Fomos sempre capazes de criar, mas, por mérito do treinador do FC Paços de Ferreira, conseguiram levar-nos a prolongamento. Sabíamos que se continuássemos, íamos acabar por fazer o golo e felizmente conseguimos."
Esforço físico do prolongamento
"Não pode servir de desculpa. Não me vou agarrar a isso. Não queríamos [jogar] esses 30 minutos, porque significam um desgaste enorme. Tentámos virar o jogo nos 90 minutos, e daí termos apostado no Geny e no Luis [Suárez], apesar de estarem maçados ainda das Selecções, porque são jogadores que podem resolver em pouco tempo.
A equipa vai estar motivada, é um jogo de UEFA Champions League na nossa casa, perante os nossos adeptos - que hoje voltaram a ser muito importantes no apoio à equipa, será igual na quarta-feira - e a equipa dará uma boa resposta."
Estreia de Alisson a titular
"Sabemos muito bem o que o Alisson nos dá. Hoje apanhámos uma equipa com um bloco muito baixo e ele dá-nos o um para um. Estou feliz pelo belíssimo jogo que fez enquanto teve forças. Está em crescimento, a perceber de que forma pode somar mais minutos e é mérito seu ter tido esta oportunidade. Terá mais minutos daqui para a frente porque tem percebido o que é a exigência Sporting CP. Hoje demonstrou-o."
Ousmane Diomande
"Foi cãibras, cansaço, nada mais do que isso. Nota-se que ainda não está no seu melhor, mas aguentou até ao seu limite, agora é descansar e preparar o jogo com o Marseille FC."