Rui Borges: "Corresponderam muito bem à oportunidade"
28 Out, 2025
Reacção do técnico ao passo em frente na Taça da Liga e às estreias promovidas
Garantida a passagem à final-four da Taça da Liga, graças ao triunfo diante do FC Alverca (5-1) no jogo dos ‘quartos’ em Alvalade, Rui Borges, treinador do Sporting CP, falou em conferência de imprensa, no Auditório Artur Agostinho.
Resposta da renovada equipa apresentada
“São miúdos que têm feito o seu crescimento na equipa B e friso o excelente trabalho do míster João Gião, e a classificação na Liga 2 é ilustrativa. São miúdos que têm seguido o seu caminho, têm trabalhado com humildade e tiveram as oportunidades porque as mereceram. Agora têm de voltar com os pés ‘à terra’. Corresponderam muito bem à oportunidade, mas amanhã têm de trabalhar da mesma forma na equipa B. Feliz por dar as oportunidades e muito feliz pelo [Salvador] Blopa a corresponder à aposta no ‘onze’.”
A exibição rubricada
“Muito feliz com a resposta de toda a gente, não só pelo resultado. A malta manteve-se ‘ligada’, competitiva e concentrada na tarefa. O colectivo funcionou muito bem e com boa energia, o que me deixou muito feliz. Estava tranquilo e confiante nesse sentido porque trabalho com eles diariamente. O dia-a-dia na Academia é excelente e sabia que iam dar resposta. Feliz pela malta que precisava de minutos e que ganhou essa energia para corresponder nos jogos que aí vem.”
‘Pés assentes no chão’ para o reencontro na sexta-feira
“São jogos totalmente diferentes, porque o FC Alverca também fez algumas mudanças. O resultado de hoje conseguiu-se porque estivemos ‘ligados’ do início ao fim e não perdemos o equilíbrio. Serão histórias diferentes. Esta foi apenas e só uma vitória e sexta-feira é uma história diferente. Temos de voltar com a mesma energia e rigor para levar de vencida o FC Alverca.”
Aposta em Quenda no lugar que tem sido de Trincão
“Tem essas características: pé esquerdo, boas tomadas de decisão, aceleração e consegue ficar com bola. É um miúdo que vai cumprir muito bem essa posição, sabia disso e era algo que já estava no meu pensamento. Temos de conseguir extrair coisas diferentes, faz parte do crescimento deles. Honestamente, acho que no futuro vai ser mais jogador de jogo interior do que de largura. É um predestinado, com uma qualidade e humildade enormes. Vai ter muito sucesso se for fiel ao que é.”
Sobrecarga do calendário devido à Taça da Liga
“Temos de ter atenção a isso. Temos de proteger e valorizar o nosso futebol. Entendo a Taça da Liga, mas tem de se pensar melhor sobre a forma como melhorar, sobretudo, a questão da sobrecarga do calendário. Sou a favor de que este troféu, para existir, deveria dar acesso a alguma coisa, senão é desvalorizado. Compete a quem manda, por isso não me vou alongar muito.”
Ambição na prova
“O Sporting CP vai lutar sempre pelos troféus, Pela sua qualidade e grandeza é sempre candidato.”
Flávio Gonçalves
“É um miúdo, tal como o Blopa. Tem tido um crescimento muito bom na equipa B e está a melhorar na maturidade. Nota-se que é ‘abusado’ com bola, que gosta de a ter e não foge do jogo. Tem um futuro risonho pela frente.”
Impacto de Fotis Ioannidis (golo e assistência) e a luta com Luis Suárez pela titularidade
“É uma grande ‘dor de cabeça’, porque são dois grandes avançados. Muito feliz por poder contar com os dois e sei que quando faltar um o outro vai dar uma resposta. Tem dado uma resposta fantástica, está feliz no Sporting CP e nota-se no dia-a-dia. Feliz também por ter feito um golo, porque trabalho e jogou imenso, merecia-o.”
As várias estreias promovidas
“[Salvador Blopa] Percebeu as tarefas, a dinâmica da equipa e os jogadores de relação dele. Deu uma grande resposta. Tem características muito próprias e ainda vai crescer imenso em termos físicos, ainda mais. Tem de continuar o trabalho dele. Em termos tácticos, hoje, cumpriu, mas agora terá de dar continuidade na equipa B para esperar mais oportunidades aqui. Todos eles entraram muito bem. O Rayan treina diariamente connosco, tem personalidade com bola e ainda tem de melhorar noutros aspectos. O Chris [Grombahi] tem 17 anos, tenho acompanhado e gostei dele, é muito idêntico ao Quenda. Tem de se alinhar e perceber que ainda tem muito que trabalhar para ser jogador da equipa A, mas teve uma oportunidade. O Muniz até condicionou muito bem o avançado do FC Alverca, mas mérito do adversário, que fez um grande golo. Feliz pela resposta que têm dado na equipa B, por dar-lhes estas oportunidades e, mais ainda, por corresponderem.”