Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão, Isabel Silva

No Dia das Bruxas, a Noite foi dos Leões

Por Sporting CP
31 Out, 2025

Sporting CP venceu o FC Alverca por 2-0

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal venceu na noite desta sexta-feira o FC Alverca por 2-0, em jogo relativo à ronda 10 da Liga Portugal. Três dias depois da goleada por 5-1, então a contar para os quartos-de-final da Taça da Liga, os dois emblemas voltaram a reencontrar-se no Estádio José Alvalade e o desfecho, embora por outros números, foi o mesmo: triunfo categórico dos Leões numa noite de Halloween com muita chuva, momentos de magia e os ‘fantasmas’ de crise definitivamente afastados.

Ainda antes do apito inicial, Geny Catamo foi homenageado pela marca de 100 jogos de Leão ao peito, com Frederico Varandas a entregar ao moçambicano uma camisola e um troféu comemorativos do registo.

Já a partida começou com um FC Alverca atrevido, a querer pregar um susto precoce a Rui Silva, mas o guarda-redes verde e branco encaixou tranquilamente o cruzamento-remate de Nabil Touaizi e susteve a ameaça de ‘travessura’ visitante – que, pálida em ideias, não mais se aproximaria da área durante todo o primeiro tempo.

Quem também foi ‘bater à porta’ do guardião visitante foi Luis Suárez, que aos dois minutos, após uma excelente desmarcação de Pedro Gonçalves, apareceu solto na área, isolado perante André Gomes, mas não acertou bem na bola. Aos cinco minutos, Francisco Trincão tentou o golo de forma acrobática, após uma boa incursão de João Simões pela esquerda, mas viu o remate desviado por um defesa.

Após dez minutos sem muitas incidências mais, e com as equipas ainda a descobrir-se no terreno, o primeiro assombro da noite chegou com a lesão de Iván Fresneda, que acabou por abandonar o campo aos quinze minutos, substituído por Georgios Vagiannidis.  

Um minuto depois, pouco esmorecido, João Simões apareceu no coração da área a cabecear mais alto do que todos, mas não conseguiu dar o melhor seguimento ao cruzamento de Geny Catamo. Na jogada seguinte, foi o próprio camisola 10 a tentar o golo; o remate do ala, que entrou disparado pelo lado direito da área, embateu com estrondo no poste da baliza defendida por André Gomes e perdeu-se pela linha lateral.

O Sporting CP andava claramente à caça de uma ‘doçura’ para oferecer às bancadas de Alvalade, dominando por completo a posse e somando boas oportunidades para finalizar. Aos 25’, o guarda-redes do FC Alverca desviou para canto um remate de Luis Suárez, e os ribatejanos foram conseguindo adiar a festa Leonina da forma possível: pausando o jogo sempre que para isso tiveram oportunidade.

Já para lá da meia hora de jogo e com o nulo a arrastar-se no placard, Luis Suárez dispôs da melhor oportunidade de toda a primeira parte. O colombiano, lesto a recuperar uma bola perdida na área, disparou à baliza, mas Bastien Meupiyou, com alguma sorte quase sobrenatural à mistura, ‘mascarou-se’ de guarda-redes e com a cabeça conseguiu desviar, por duas vezes, o esférico já sob a linha de golo.

Até ao intervalo, Pedro Gonçalves, Ousmane Diomande e João Simões ainda dispuseram, também eles, de boas chances para desbloquear a igualdade, mas nenhum dos três soube dar a melhor sequência aos consecutivos lances de relativo perigo criados pelos Leões. Já o FC Alverca foi para o descanso sem nenhuma oportunidade real de golo para contar.

Durante o descanso, um intenso aguaceiro abateu-se sobre o relvado do Estádio José Alvalade, deixando antever uma segunda parte molhada. Mas a chuva não travou o ímpeto Leonino, que com vinte segundos jogados já conquistava um canto. Muito compacto e difícil de ultrapassar, o bloco defensivo dos ribatejanos foi afastando o crescente volume ofensivo do Sporting CP pela linha de fundo.

Acumulando cantos no arranque do segundo tempo, os Leões chegaram ao golo aos 49 minutos, precisamente na sequência de um; o tento de Luis Suárez seria, contudo, anulado por posição irregular. Debaixo de um forte temporal, os comandados de Rui Borges não desistiram de procurar a baliza de André Gomes e, aos 59 minutos, o técnico lançou a jogo Fotis Ioannidis e Geovany Quenda.

Com menos fluidez nos processos nesta fase, o Sporting CP manteve o domínio total da posse de bola, esbarrando sempre numa teia de aranha bem tecida por Custódio Castro ou por um eficaz André Gomes.

Tantas vezes o cântaro foi à Fotis que, aos 68 minutos, Ioannidis voou mesmo para o 1-0. Novamente na sequência de um canto, o avançado recém-entrado saltou mais alto do que toda a gente para inaugurar o marcador e afastar o cenário de terror. Foi o segundo golo do grego ao FC Alverca no espaço de três dias.

Em vantagem e mais confortáveis no jogo, os Leões chegaram rapidamente ao segundo tento. Aos 74’, o mágico Pedro Gonçalves recebeu um rebuçado de Morten Hjulmand e, de muito longe, atirou forte para um golaço.

Logo depois, aos 78’, o 8 verde e branco saiu para a ovação dos 31.833 espectadores nas bancadas, dando o lugar a Hidemasa Morita. Também Alisson Santos saltou para o terreno de jogo, numa partida onde Rui Silva pouco ou nenhum trabalho tivera ainda. Com pouco mais de dez minutos por disputar, o FC Alverca não somara ainda qualquer remate perigoso à baliza do internacional português - e, embora esboçando uma tentativa de aproximação à zona defensiva contrária, fê-lo sempre sem grande critério.

Já aos 89', foi a vez de Alisson Santos tentar a sua sorte: o remate do brasileiro - que com o seu clássico movimento meteu de fora para dentro - saiu a rasar o poste de André Gomes. A acelerar para os minutos finais de uma partida onde o Sporting CP foi sério e competentente, o veloz virtuoso voltou a visar o alvo, desta feita após uma incursão pela esquerda desde o meio-campo, mas falhou novamente por centímetros. Em Dia das Bruxas, a noite foi dos Leões, que somaram mais três pontos importantes. Segue-se a viagem a Turim, onde na próxima terça-feira os verdes e brancos medem forças com a Juventus FC. 

Sporting CP: Rui Silva [GR], Pedro Gonçalves (Hidemasa Morita, 78’), Geny Catamo (Geovany Quenda, 59’), Francisco Trincão, Maxi Araújo, Iván Fresneda (Georgios Vagiannidis, 15’), Gonçalo Inácio, Ousmane Diomande, Morten Hjulmand [C], João Simões (Fotis Ioannidis, 59’) e Luis Suárez (Alisson Santos, 78’). Treinador: Rui Borges. Disciplina: cartão amarelo para Georgios Vagiannidis (85’).