Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Leões voltam de Turim com um ponto

Por Sporting CP
04 Nov, 2025

Sporting CP empata (1-1) na visita ao terreno da Juventus FC

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal empatou, esta terça-feira, a um golo na deslocação a Itália para defrontar a Juventus FC na quarta jornada da fase de liga da UEFA Champions League.

Com este resultado, o emblema de Alvalade chegou aos sete pontos na competição.

Num Juventus Stadium cheio e com forte e audível apoio Sportinguista, Rui Borges operou três alterações nos titulares, tendo Iván Fresneda, Geny Catamo e Luis Suárez dado lugar a Georgios Vagiannidis, Geovany Quenda e Fotis Ioannidis.

A entrada dos Bicampeões Nacionais foi a todo o gás. Depois de uns primeiros minutos divididos e da investida de Dušan Vlahović para defesa de Rui Silva, o marcador foi inaugurado aos 12' e na baliza visitada: grande jogada colectiva a terminar com Francisco Trincão a assistir para Maxi Araújo rematar forte e cruzado para o fundo das redes. A bola ainda bateu no poste antes de entrar.

Só um não chegava para o Sporting CP, que foi logo a seguir à procura do segundo. Dois minutos depois do golo, Francisco Trincão acertou na trave, deixando os portugueses muito perto de dobrar a vantagem e os transalpinos em pânico.

Naturalmente, a Juventus FC reagiu e com um grande protagonista: Dušan Vlahović. O potente ponta-de-lança começou a travar vários duelos com Rui Silva, com o guarda-redes a estar a um grande nível, principalmente aos 17', minuto em que respondeu a um cabeceamento do sérvio com uma fantástica defesa.

Logo a seguir, nova tentativa de Dušan Vlahović, agora num remate de fora da área, para mais uma grande intervenção de Rui Silva. À passagem da meia-hora de jogo, foi Manuel Locatelli a tentar a sua sorte, mas a falhar o alvo.

Aos 34', contudo, Dušan Vlahović - em quem a Juventus FC baseava grande parte do seu jogo -apareceu em zona perigosa e, desta vez, não desperdiçou, fazendo o 1-1. Até ao intervalo, o conjunto de Luciano Spalletti podia ter passado para a frente por Francisco Conceição, mas Gonçalo Inácio conseguiu desviar para canto.

No final da primeira parte, 1-1 fruto de um grande início verde e branco e de uma resposta à altura da Juventus FC.

O ritmo do desafio, que esteve bem alto ao longo da metade inicial, baixou no regresso dos balneários. Dušan Vlahović e Khephren Thuram, de longe e nos minutos iniciais, remataram de longe para defesas tranquilas de Rui Silva, sem perigo.

O Sporting CP não estava a conseguir aproximar-se das zonas de golo e, dessa forma, cruzava com qualidade. Aos 56' e 59', respectivamente, Geovany Quenda e Francisco Trincão enviaram boas bolas para a área e o guarda-redes Michele Di Gregorio teve de intervir.

A Juventus FC não estava a dar tanto trabalho a Rui Silva e era de longe que tentava passar para a frente, como se viu nos dois tiros de Khephren Thuram que acabaram na bancada. Aos 66', Rui Borges mexeu pela primeira vez, tirando Georgios Vagiannidis e Geovany Quenda para colocar Eduardo Quaresma e Geny Catamo. Assim, o lado direito do Sporting CP foi renovado.

Aos poucos, os visitantes foram ganhando algum domínio e começaram a trocar melhor a bola no meio-campo ofensivo, ainda que continuasse a faltar melhores tomadas de decisão no último terço. Para procurar isso mesmo, foi refrescado o posto de ponta-de-lança aos 71': saiu Fotis Ioannidis, entrou Luis Suárez.

O Sporting CP estava melhor nesta fase e Rui Borges esgotou as substituições ao lançar Hidemasa Morita e Alisson Santos (saíram João Simões e Pedro Gonçalves) para os dez minutos finais. Aos 85', foi a vez de Geny Catamo - servido com muita qualidade por Luis Suárez - atirar sem ficar muito longe do poste. Do outro lado, Filip Kostić não fez mais do que oferecer mais uma defesa fácil a Rui Silva.

Nos instantes finais, contudo, foi a Juventus FC quem mais pressionou e ameaçou. O pico desse ímpeto aconteceu já aos 90+2', quando Jonathan David cabeceou para (mais) uma grande defesa de Rui Silva, um dos melhores em campo.

O 1-1 não sofreu alterações e os Leões regressam a Portugal com um ponto na mala.

O Sporting CP vai agora aos Açores para defrontar o CD Santa Clara para a Liga Portugal. O encontro está marcado para as 19h30 (hora local) de sábado, 8 de Novembro, no Estádio de São Miguel.

Sporting CP: Rui Silva [GR], Georgios Vagiannidis (Eduardo Quaresma, 66'), Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio, Maxi Araújo, Morten Hjulmand [C], João Simões (Hidemasa Morita, 82'), Geovany Quenda (Geny Catamo, 66'), Francisco Trincão, Pedro Gonçalves (Alisson Santos, 82') e Fotis Ioannidis (Luis Suárez, 71').