Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Rui Borges: "Os jogadores sabem da exigência do jogo de amanhã"

Por Sporting CP
07 Nov, 2025

Sporting CP joga em casa do CD Santa Clara para a Liga

De volta à Liga, a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal desloca-se aos Açores, este sábado, para enfrentar o CD Santa Clara no jogo da 11.ª jornada. O pontapé de saída está marcado para as 19h30 (hora local), ou seja, para as 20h30 em Portugal continental.

Na véspera do encontro e antes da partida para a ilha de São Miguel, Rui Borges esteve em conferência de imprensa, na Academia Cristiano Ronaldo, para fazer a antevisão ao duelo.

Análise ao CD Santa Clara
“É uma equipa madura, que se conhece muito bem, porque a maioria dos seus jogadores e o treinador já vêm das últimas duas épocas. É uma equipa muito bem organizada e orientada. O Vasco [Matos] está a fazer um grande trabalho. Por si só, em casa é uma equipa muito competitiva e que complica a vida a qualquer adversário, e nós, na época passada, tivemos bastantes dificuldades em todos os confrontos. Têm mudado algumas dinâmicas no seu sistema inicial de jogo e, comparativamente à época passada, embora pareça não estar tão bem classificada [oitavo lugar com 11 pontos], até tem menos um golo sofrido. Vamos ter muitas dificuldades, sabemos disso e temos de estar preparados para essa exigência. Depois, temos de ser o Sporting CP que temos sido, continuando a crescer em todos os momentos de jogo. Espera-nos um jogo difícil.”

Reacção à convocatória de Rui Silva, Gonçalo Inácio, Pedro Gonçalves e Francisco Trincão por Portugal
“Acho que é natural, até pelo momento de forma de todos eles. O ‘Pote’ e o Trincão estão muito bem, o Rui ainda agora acabou de fazer um grande jogo na Champions e o Inácio tem sido muito consistente. Tem crescido imenso e acho que está mais maduro e mais líder. Era expectável que estes quatro estivessem na convocatória do míster. Não olho para a questão de descansarem ou não. Olho mais para o facto de que o Quenda também podia estar e o Simões, que está numa fase muito boa, tem demonstrado maturidade e qualidade. Acredito que estejam a ‘bater à porta’ da selecção e há-de chegar o dia deles.”

Lesão de Iván Fresneda
“Está num processo de reabilitação e ainda vamos ver qual será o tempo [de ausência] esperado.”

Futuro de Morita em final de contrato e o crescimento de João Simões
“Sabíamos disso, mas quisemos contar com ele, porque acreditamos que será um jogador muito importante ao longo da época, seja pelo que dá à equipa como atleta e como pessoa. É um jogador importante para o grupo. O Simões contou sempre como solução, independentemente do Morita. Agora, está num bom momento individual num bom momento colectivo e essa ascensão é natural. Mas no ano passado já fez bastantes jogos na equipa principal. Tem que ver com a sua capacidade.”

Momento actual da equipa e especificidade da próxima partida, a última antes da pausa de selecções
“A equipa tem dado uma resposta muito boa na qualidade de jogo, mas fisicamente também. Temos crescido nesse sentido também. Todos os jogadores têm de estar preparados e estão muito motivados, porque sabem da exigência do jogo de amanhã, nos Açores. Temos de estar focados apenas e só nisso. Sabemos que no fim da época há Mundial e os jogadores podem perder o foco para as selecções, mas para isso têm de dar o seu melhor aqui. Acredito que a equipa vai dar uma boa resposta, como tem dado nos últimos jogos.”

Ponto de situação da recuperação de Nuno Santos e potenciais implicações para a composição do plantel
“O Nuno faz de lateral e de extremo, tomara eu que seja opção a cem por cento em Janeiro, e não sairia ninguém. Por toda a resiliência que tem tido perante uma lesão difícil, tem tido essa capacidade, porque é um autêntico guerreiro. É um exemplo para todos nós e tem melhorado imenso. Está cada vez mais perto, mas há parâmetros a cumprir e está nesse caminho. Oxalá que em Janeiro possa contar com ele para me dar essa ‘dor de cabeça’, mas ficaria feliz, acima de tudo, por tê-lo.”

Ousmane Diomande não tem sido convocado para a Costa do Marfim e há CAN no arranque de 2026
“Se ficar aqui, melhor para nós, mas essas competições mexem com os jogadores. Acredito que também quer representar a sua selecção, mas não falei com ele sobre isso. Se não for, poderá ficar triste, mas se ficar, para nós, melhor, porque é um jogador importante. Mas, acima de tudo, quero vê-los felizes.”