Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Rui Borges: "Vitória é importante"

Por Sporting CP
25 Nov, 2025

Técnico na antevisão ao confronto europeu com o Club Brugge KV

Na antevisão ao duelo com o Club Brugge KV, a contar para a 5.ª jornada da fase de liga da UEFA Champions League (esta quarta-feira, às 20h00), Rui Borges destacou o respeito pelo adversário, relativizou o caráter decisivo da partida e sublinhou que o Sporting CP está preparado para se superiorizar em casa e continuar a somar pontos na prova.

Pressão de vencer
"A pressão é diária. Estamos num grande Clube e são jogadores habituados a essa pressão. Todos eles têm uma ambição enorme, uma vontade de conquista muito grande independentemente do adversário.  Neste caso concreto, e nesta competição, qualquer jogo é difícil e o favoritismo é repartido, porque as dificuldades serão de parte a parte. Como disse o Iván [Fresneda], resta-nos focar no jogo de amanhã, porque tudo o resto será consequência do que fizermos com o Club Brugge KV, da nossa capacidade de nos superiorizarmos a uma grande equipa e conquistar os três pontos."

Contas para o apuramento e presença de Francisco Trincão na sala
"O [Francisco] Trincão sabe bem a confiança que tem da equipa técnica e do seu treinador. Tem crescido imenso, está a fazer uma grande época, se calhar a melhor, e fico feliz por isso. Acreditamos que temos algum mérito nesse sentido, mas sinto-o focado todos os dias, independentemente da renovação, que acredito que se chegará a bom porto. Nos próximos anos, continuará a espalhar magia nos campos portugueses e estrangeiros, felizmente.

Quanto ao jogo, a vitória é importante, fazemos dez pontos, mas não sei se chegará ou não: a época passada alcançámos o play-off com 11. É subjectivo. Vamos focar naquilo que controlamos e depois logo vemos: temos mais três jogos para disputar, nos quais a equipa estará motivada para defrontar grandes equipas. Faremos belíssimos jogos, não tenho dúvidas disso, e vamos arrecadar mais pontos ainda. No fim da fase de liga, veremos do que fomos capazes de fazer para ir atrás de um objectivo nosso."

Jogo-chave para o percurso europeu
"Não é um jogo-chave. Faltam quatro jornadas e faremos pontos. É um jogo importante porque é em nossa casa, mas o Club Brugge KV é uma grande equipa, não menos do que o Paris Saint-Germain ou o FC Bayern München, e o ano passado o Sporting CP não os conseguiu vencer. 

Tem uma imagem desportiva semelhante à do Sporting CP, sempre à procura de jovens para valorizar, por isso é uma equipa com muito valor individual e colectivo. Tem jogadores muito bons ofensivamente, e que podem criar estragos a qualquer momento, num rasgo individual, como o Christos Tzolis, o [Carlos] Forbs, o [Hans] Vanaken. Por isso, é uma equipa muito boa, muito dinâmica no processo ofensivo. Podemos ter tendência a identificá-la como uma equipa de ataque rápido, mas tem, no seu campeonato, mais de 60% de percentagem de posse de bola, e isso diz bem da qualidade da equipa."

Confronto entre o FC Barcelona e o Club Brugge KV (3-3)
"Ter defrontado o FC Barcelona jogando em contra-ataque demonstra, ainda mais, a capacidade do seu colectivo de estar ligado a todos os momentos de jogo. Não são bons apenas na posse, no jogo mais organizado, mas também em transição. É uma equipa com qualidade para os dois momentos e isso só engrandece o adversário que vamos defrontar.

Já falei dos avançados, mas os médios também são muito bons tecnicamente, e no seu processo é uma equipa muito dinâmica, tem muita variabilidade e dificulta a vida ao adversário na procura de anular os seus pontos fortes. É uma grande equipa, campeã por seis vezes nos últimos dez anos, e está na UEFA Champions League com todo o mérito."

Sporting CP marca e sofre sempre na UEFA Champions League
"É algo que temos de analisar enquanto equipa técnica. De que forma sofremos os golos, de que forma os fazemos, e tentar ser o Sporting CP que somos sempre: dominantes, equilibrados, com bola e qualidade de jogo. Temos demonstrado isso na UEFA Champions League, mesmo fora de portas, mas estamos numa competição onde temos de falhar menos, onde temos de estar mais concentrados durante mais tempo, e a equipa tem tido esse crescimento e noção. Esses pequenos erros fazem parte do crescimento e da adaptação à exigência Champions. Sobretudo, devemos valorizar o que a equipa tem sido capaz de demonstrar nesses quatro jogos de Liga dos Campeões."

Deslocação aos Açores para a Taça de Portugal
"É sorteio. Jogo difícil, como qualquer outro, e temos de estar preparados para dar essa resposta."

Momento de forma de Hidemasa Morita
"Naquilo que transparece para nós, está feliz no seu dia a dia, tem crescido imenso, percebeu aquilo em que tinha de melhorar no aspecto físico e está cada vez mais preparado para dar resposta. É um jogador que admiro imenso, foi o jogador que mais me surpreendeu quando joguei contra, e sempre o disse. desde que aqui cheguei. É alguém que admiro muito como jogador e pessoa, tem uma cultura muito própria, grande personalidade e carácter. Não tenho dúvidas de que será muito importante no decorrer da época."

Fase intensa da temporada, maior propensão a lesões
"Estou tranquilo, porque há coisas que não controlamos e as lesões fazem parte do desporto. Temos de estar preparados para dar resposta, temos de olhar para o plantel e planear a época desde o início dela. Internamente, temos de fazer análises, porque há jogadores mais propícios a ter lesões, mas as lesões traumáticas não as controlamos, mesmo fazendo gestão. Essa temo-la feito muito bem. Não temos tido muitas lesões musculares, que são aquelas que podem ditar o desenrolar da época. Nunca me queixei das lesões, nem o ano passado quando fomos campeões e joguei com mais de metade da equipa B, e não me vou queixar agora. Faz parte e temos é de arranjar soluções."