Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Rui Borges: "Temos de manter a mesma energia, foco, rigor e intensidade"

Por Sporting CP
12 Dez, 2025

Técnico lançou recepção ao AFS

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal recebe, às 20h30 deste sábado, o AFS para a 14.ª jornada da Liga Portugal e Rui Borges fez a antevisão ao encontro.

Na Academia Cristiano Ronaldo, esta sexta-feira, o treinador Leonino respondeu às perguntas dos jornalistas.

AFS
"É uma equipa, acima de tudo, intensa e agressiva. Tem jogadores experientes e, à partida, vem cá sem nada a perder. Pode vir com mais confiança e descontraída no sentido positivo. Vêm tranquilos, têm muito a ganhar. Já empataram em Braga, o que explica o que pode acontecer se facilitarmos. O desafio vai ser esse: a equipa estar completamente ligada como tem estado depois de uma semana de exigência máxima. Temos de manter a equipa com a mesma energia, foco, rigor e intensidade para conseguirmos fazer um grande jogo e ganhar, que é o que queremos."

Pedro Gonçalves
"Estava apto para jogar [com o CF Estrela da Amadora e com o SL Benfica], tanto que jogou. Se não estivesse, não corríamos esse risco. Sentiu um desconforto no treino e tem uma lesão muscular que vai levar algum tempo. Não vai poder dar o contributo à equipa nos próximos jogos e vai dar outro."

Lesões
"É o que é. As lesões fazem parte do futebol. No ano passado, quando cheguei, havia muitas lesões e algumas musculares. Este ano, tivemos duas ou três musculares. Controlámos muito bem, todos os departamentos têm feito um grande trabalho. As lesões que temos agora são traumáticas, não controlamos. Queremos evitar as lesões ao máximo, mas há que seguir em frente."

Rendimento da equipa
"Trabalhamos para recuperar os jogadores ao máximo para os ter na máxima força. Olho para eles e sinto-os super motivados, o que é sinal de que a energia vai lá estar. Com o decorrer do jogo, se tivermos uma intensidade boa desde o início, podemos sentir [o desgaste], mas é para isso que existem substituições."

Renovação
"Se a folha estivesse aqui, assinava sem problema algum, mas não é algo que me passe no pensamento para já. Tenho contrato até 2027, sei bem da confiança, desde o primeiro dia, em toda a estrutura técnica. Estou apenas focado em fazer o nosso trabalho bem feito, como acho que tem acontecido. Tudo o resto é consequência do meu trabalho. Estou aqui como consequência disso e é assim que vou olhar para o futuro. As coisas, a seu tempo, virão. O meu foco está em ser melhor dia-a-dia, tornar o Sporting CP mais forte e voltar a ganhar títulos."

Mercado de transferências
"Não tenho lista de reforços nem estou muito focado no mercado. Estou focado nas minhas semanas de trabalho, temos muitos jogos e não perco tempo a olhar para o mercado. Não sei se iremos ao mercado ou não. Foco-me nas soluções actuais, que são as que me importam porque tenho de dar resposta nestes jogos. A seu tempo, vamos tomar essas decisões."

Ambiente no balneário
"O grupo está confiante e super motivado para o que aí vem. Percebeu o que fomos capazes de fazer nestes últimos dois jogos de maior exigência. Percebemos o que fizemos de bom e menos bom. Não preciso de falar muito, eles sabem e percebem porque são muito ambiciosos. Não se cansam de ganhar, estão sempre à procura de ser melhores. Não saímos felizes de Munique porque queríamos muito ganhar, mas saímos de consciência tranquila porque demos o nosso melhor e fizemos um grande jogo. Continuamos o nosso crescimento, apesar de um resultado que não nos agrada."

Zeno Debast
"Quando estão aptos para jogar e a 100% dentro dos parâmetros definidos, entram para treino. Dentro disso, acredito que o Zeno volte no início do mês de Janeiro. Se voltar antes, melhor para nós porque ganhamos mais uma solução porque o Ousmane Diomande vai para a Taça das Nações Africanas."

Eventual disponibilidade de Ousmane Diomande e Geny Catamo - convocados para a Taça das Nações Africanas - para o jogo com o CD Santa Clara
"Tentámos. Sabemos que não será muito fácil, mas acreditamos que poderá ser possível. Se não acontecer, faz parte. Para já, que eu saiba, ainda não houve resposta."

Prémios individuais na Liga Portugal e na Liga Portugal 2
"Sou um privilegiado por fazer parte disto. Sou muito feliz no Sporting CP. O dia-a-dia deixa-me feliz, a energia é muito boa tanto na ala da formação como da equipa principal. Os miúdos têm conseguido dar seguimento ao que é a imagem Sporting CP de passar jogadores da formação para a equipa principal. Aos poucos, vamos tendo cada vez mais miúdos connosco, o que é sinal de que o trabalho está a ser bem feito desde lá atrás. A equipa B é muito focada e rigorosa. Os miúdos percebem a exigência Sporting CP, o quanto custa ter uma oportunidade na equipa principal. Os prémios são a valorização individual e fico muito feliz por eles, que trabalham muito. É consequência do trabalho diário deles e têm de querer ganhar muitos mais."

Francisco Trincão
"Está apto e disponível para jogo."