Terceiro triunfo consecutivo
28 Fev, 2021
Leoas derrotaram o Clube Condeixa por 1-0
A equipa de futebol feminino do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, este domingo, o Clube Condeixa por 1-0, na quinta jornada da fase de apuramento de campeão da Liga BPI. Embora tenha sido um jogo de sentido único, a partida só ficou decidida na segunda parte quando o autogolo de Sony, do Clube Condeixa, selou o triunfo verde e branco. Esta foi a terceira vitória consecutiva na prova, que deixa as Leoas com dez pontos depois de quatro jogos disputados. Devido à paragem para as selecções, a formação orientada por Susana Cova não jogava desde o dia 6 de Fevereiro.
A primeira oportunidade de golo pertenceu às Leoas, mas a recarga de Fátima Pinto saiu por cima da baliza adversária. Desde o início, o ascendente verde e branco fez-se notar, empurrando o Clube Condeixa, que não saía do seu meio-campo. Ainda antes dos dez minutos, Raquel Fernandes picou sobre a defesa e Carolina Mendes atirou forte para uma defesa decisiva de Liliana Almeida, guardiã das visitantes.
O conjunto orientado por Susana Cova impunha o seu jogo, ligando o mesmo com qualidade e chegando a zonas de finalização tanto por dentro como por fora. Apesar do domínio verde e branco e das muitas acções na área adversária, as Leoas mostravam-se imprecisas no último momento e o 0-0 resistia no marcador. Até ao intervalo, Carolina Mendes, Tatiana Pinto (ao poste) e Raquel Fernandes (por duas vezes) dispuseram de situações claras de golo, mas o nulo seguiria para o segundo tempo.
No reatamento, repetia-se o filme da primeira parte até que Sony, defesa do Clube Condeixa, desviou um cruzamento com infelicidade para dentro da sua própria baliza. Depois de várias tentativas, as Leoas assumiram assim a vantagem pela primeira vez no encontro.
Ainda assim, a formação verde e branca queria mais e mantinha o cerco sobre a área adversária. Depois de arrancar pela esquerda, já dentro da área, Joana Marchão ficou perto do 0-2. A capitã Nevena Damjanović, primeiro, e, já em cima do apito final, Andreia Jacinto ficaram perto de marcar, mas Liliana Almeida exibiu-se a bom nível, negando o golo Leonino.
Até ao apito final, o conjunto orientado por Susana Cova controlou a posse de bola, geriu o resultado e garantiu mais três pontos com segurança.
Sporting CP: Patrícia Morais [GR]; Mariana Rosa, Bruna Costa, Nevena Damjanović, Alicia Correia (Joana Marchão 45'); Andreia Jacinto, Fátima Pinto (Rita Fontemanha 71'), Tatiana Pinto; Raquel Fernandes, Ana Capeta (Marta Ferreira 71') e Carolina Mendes (Ana Borges 55'). Suplentes não utilizadas: Inês Pereira [GR], Joana Martins, Mónica Mendes.