Triunfo incontestável no regresso à Liga
12 Nov, 2023
Leoas superiorizam-se ao Clube de Albergaria com Olivia Smith a bisar (0-3)
A equipa feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal regressou da melhor forma à Liga, este domingo, vencendo na casa do Clube de Albergaria por 0-3 em jogo da na sexta jornada.
Após a vitória na Madeira que garantiu a passagem às meias-finais da Taça da Liga, a formação verde e branca chegou a este duelo vinda de três rondas sem conhecer o sabor da derrota (duas vitórias e um empate), tendo pela frente o penúltimo da tabela, que acumulara apenas três pontos até aqui e vinha de três desaires consecutivos, além de apresentar uma nova treinadora.
As Leoas, orientadas por Mariana Cabral, subiram ao relvado sintético do Estádio Municipal António Augusto Martins Pereira, em Albergaria-a-Velha, com cinco novidades no onze. Rita Fontemanha, Fátima Pinto, Mariana Rosa, Olivia Smith e Diana Silva regressaram à titularidade, num jogo que começou animado com as equipas a ensaiarem à vez os primeiros lances de perigo.
O Clube de Albergaria até ameaçou primeiro a baliza da Alvalade, com dois cabeceamentos praticamente seguidos que passaram por cima da trave. No entanto, foi o Sporting CP que acabou por adiantar-se no marcador aos 15 minutos, com Olivia Smith a arrancar pela direita e a ultrapassar duas adversárias, antes de cruzar para o desvio de Jacynta Gala ao segundo poste.
A vantagem permitiu que as Leoas se tranquilizassem, crescessem no jogo e assumissem pela primeira vez o controlo, enquanto o Clube de Albergaria sentiu o golo, perdeu boa parte da intensidade que demonstrara no período inicial e baixou as linhas. Prova disso foi que, pouco depois, Cláudia Neto quase fez o segundo golo da manhã para o Sporting CP, acertando no poste.
Os minutos que se seguiram foram de menor interesse, sendo quase sempre disputados na zona do meio-campo e sem grandes ocasiões de golo. O Sporting CP ainda ameaçou a baliza rival por intermédio de Diana Silva, que tentou a sorte após um livre de Andreia Bravo, e do outro lado o melhor que o Clube de Albergaria logrou foi um disparo de longe encaixado por Carolina Jóia.
Na recta final, o jogo voltou a ganhar emoção. Aos 39 minutos, as Leoas tiveram um golo anulado após nova bela arrancada de Olivia Smith, ela que foi o elemento mais desequilibrador na primeira parte. Ainda assim, no segundo minuto de compensação, a canadiana viu a sua grande exibição ser coroada com o 0-2, num livre directo que desferiu um arco por fora da barreira.
No reatamento, o Clube de Albergaria voltou a entrar mais pressionante e reduziu aos 56 minutos, por Erin Healy, mas o lance foi anulado por posição irregular. Na resposta, Mariana Cabral mexeu pela primeira vez na equipa, lançando Maísa Correia e Maiara Niehues, sendo que esta última ficou muito perto de marcar logo a seguir, com a bola a passar a centímetros do ferro.
Apesar de o Sporting CP ter andado sempre mais perto da baliza adversária, somando algumas aproximações prometedoras quase sempre iniciadas nos corredores laterais, a verdade é que as oportunidades claras de golo escassearam. À passagem dos 79 minutos, Maísa Correia, de apenas 17 anos, até fez o 0-3, só que, mais uma vez, a jogada foi invalidada por fora-de-jogo.
No entanto, depois do aviso, não demorou muito até ser confirmado o terceiro golo verde e branco. Aos 82 minutos, Olivia Smith bisou e transformou a superioridade da sua equipa em mais um golo, aumentando a vantagem para 0-3 ao finalizar um cruzamento venenoso e rasteiro de Maísa Correia, ela que vinha sendo muito importante na construção das ofensivas Leoninas.
Até final, a toada manteve-se, com o Sporting CP a insistir no ataque e a ficar muito perto do quarto golo em mais do que uma ocasião. A recém-entrada Inês Gonçalves ameaçou por duas vezes, acertando no ferro numa delas, e logo a seguir Rita Fontemanha também ficou perto de colocar o nome na lista de marcadoras, mas a guarda-redes rival impediu o dilatar do resultado.
Com este triunfo, o Sporting CP passa a somar 13 pontos e sobe ao terceiro lugar, estando a cinco da liderança. O próximo jogo está marcado para sábado, dia 18, em casa frente ao FC Famalicão.
Sporting CP: Carolina Jóia [GR], Ana Borges [C], Rita Fontemanha, Fátima Pinto, Mariana Rosa, Andreia Bravo (Maísa Correia, 69’), Joana Martins (Brenda Pérez, 85’), Cláudia Neto (Maiara Niehues, 69’), Olivia Smith (Ana Teles, 85’), Jacynta Gala (Inês Gonçalves, 85’) e Diana Silva.