Rafaela Mendonça renova contrato de formação
15 Nov, 2023
Guarda-redes de 16 anos continua de Leão ao peito
Rafaela Mendonça, jogadora de futebol do Sporting Clube de Portugal, renovou o contrato de formação.
Aos 16 anos, a guarda-redes vai na sexta temporada de verde e branco e, em 2023/2024, já actuou pela equipa B e pelas sub-19.
Nas primeiras declarações após a renovação do vínculo, a Leoa começou por falar do seu percurso no futebol.
"Comecei a jogar muito cedo, mas não comecei como guarda-redes. Comecei à frente, mas foi na baliza que me encontrei. Desde o Campeonato do Mundo de 2014 que nasceu um 'bichinho' que continua cá até hoje", contou aos meios de comunicação do Sporting CP, falando depois da carreira no emblema de Alvalade.
"Comecei no Sporting CP com dez anos, nas sub-15. Infelizmente, tive uma lesão nas últimas duas épocas, mas agora estou na equipa B e tenho jogado. Tenho vindo a crescer ao longo do tempo e o Sporting CP não deixou de acreditar em mim, o que me deixa muito feliz", referiu.
Rafaela Mendonça demonstrou, ainda, uma total identificação com o ADN do Clube que representa: "Sabemos que muitas pessoas gostam deste Clube e estar aqui é um privilégio. Há que ter amor por este Clube, raça e saber que os adeptos vão estar sempre cá para nós e nós cá para eles. O Sporting CP ajuda-nos muito porque não forma só atletas, mas também pessoas. Isso vê-se na forma como ajuda com a escola e a conciliar os estudos com os treinos, em que nos ensina também a parte humana para além de ganhar".
Internacional sub-17, a atleta falou sobre a importância de representar a selecção nacional.
"Foi uma chamada muito importante. Lutei muito por isso nestes seis anos de Sporting CP e foi um sonho realizado. O Sporting CP ajudou-me muito ao fazer-me crescer para chegar a esses palcos tão grandes. Vou continuar a trabalhar para continuar a ser chamada", prometeu.
A jogadora revelou também as maiores referências na modalidade, tendo um nome da equipa principal feminina para quem olha com grande admiração.
"Revejo-me muito na Hannah Seabert. Somos guarda-redes muito altas, fortes no um contra um, bolas altas, remates. Somos guarda-redes muito corajosas, gostamos de falar em campo, temos postura de líder. Já a seguia antes de vir para o Sporting CP e achei muito bom quando veio. Também sigo a Mary Earps, da selecção inglesa, assim como o Rui Patrício", admitiu.
Por fim, Rafaela Mendonça deixou uma mensagem aos Sportinguistas: "Não deixem de acreditar em nós. O futebol feminino está a crescer. Acompanhem, vejam os nossos jogos. Temos tanta qualidade como o futebol masculino e estamos cá para crescer como eles. O nosso futebol ainda tem muito para crescer, mas estamos cá para mostrar que somos boas e que conseguimos dar o mesmo do que eles".