Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Reviravolta para a vitória

Por Sporting CP
03 Mar, 2024

Leoas superam SC Braga por 3-1

A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, este domingo, o SC Braga por 3-1 na 15.ª jornada da Liga. Depois de estar a perder, o conjunto de Mariana Cabral conseguiu dar a volta e somar mais três pontos no campeonato.

Antes do apito inicial, o emblema de Alvalade homenageou Filipa Mandeiro, antiga futebolista Leonina que faleceu, entregando à família uma camisola com o seu nome pelas mãos de Rita Fontemanha (que esteve no banco e utilizou o nome de Filipa Mandeiro nas costas) e de Margarida Batlle Y Font, coordenadora-geral do futebol feminino. Cumpriu-se ainda um minuto de silêncio em sua homenagem, sendo que todas as atletas do Sporting CP jogaram com uma braçadeira preta.

O encontro não podia ter começado pior para as Leoas, uma vez que o SC Braga marcou logo aos três minutos quando Caroline Kehrer facturou de cabeça na sequência de um pontapé de canto.

A correr atrás do prejuízo desde bem cedo, o Sporting CP começou a subir no terreno e, cada vez mais, a encostar as minhotas às cordas. Logo aos cinco minutos, Patrícia Morais, que teve muito trabalho, agarrou uma bola rematada por Jacynta Gala.

Aos 20 minutos, o empate: grande jogada colectiva com Ana Capeta a tabelar na perfeição com Cláudia Neto antes de servir Joana Martins, que, perto da marca de pontapé de penálti, rematou com força e colocação para o fundo das redes.

A partir daí, só deu Sporting CP. Cláudia Neto atirou por cima, Ana Capeta - servida na perfeição por Andrea Norheim - também falhou o alvo por pouco e, a seguir, voltou a testar Patrícia Morais.

A guardiã do SC Braga salvou novamente a sua equipa aos 42 minutos, quando negou o tento a Brittany Raphino, que estava isolada. Em cima do intervalo, foi a vez de Jacynta Gala, com um remate cruzado, ficar a centímetros da baliza. No descanso, 1-1 no marcador.

Com Brenda Pérez no lugar de Fátima Pinto para o segundo tempo, o Sporting CP ameaçou logo no primeiro minuto, quando Ana Capeta cabeceou para mais uma defesa de Patrícia Morais. No entanto, o número de oportunidades e a intensidade baixaram.

Tudo mudou quando, aos 66 minutos, Tânia Rodrigues viu o cartão vermelho directo depois de uma entrada muito dura sobre Cláudia Neto, deixando o SC Braga reduzido a dez jogadoras. Na conversão do livre correspondente, e já com Maísa Correia no lugar de Jacynta Gala, Ana Capeta atirou por cima.

O domínio verde e branco acentuou-se com a superioridade numérica e, nesse sentido, foi com naturalidade que, aos 70 minutos aconteceu o 2-1. Num pontapé de baliza do SC Braga, Maísa Correia cabeceou de primeira e a bola foi ter com Ana Capeta, que surgiu isolada e, com um forte remate, não deu hipóteses a Patrícia Morais e levantou o Estádio Aurélio Pereira.

A vantagem podia ter sido aumentada logo a seguir (e já depois do bis de Ana Capeta ter sido anulado por fora-de-jogo), quando Maísa Correia, com um grande passe, desmarcou Brittany Raphino, mas Patrícia Morais voltou a responder bem. Pouco depois, Cláudia Neto deu lugar a Diana Silva.

O 3-1 chegou mesmo, mas aos 80 minutos. No seguimento de uma grande jogada de Maísa Correia e Diana Silva, Andreia Bravo rematou contra uma defesa, mas não desiludiu na recarga e confirmou o importante triunfo.

Até ao final, destaque para as entradas de Rita Almeida e Alícia Correia para as saídas de Brittany Raphino e Ana Capeta e para a tentativa de Diana Silva negada por Patrícia Morais, com o jogo a prosseguir tranquilamente até ao final.

Na próxima jornada, o Sporting CP visita o SCU Torreense.

Sporting CP: Hannah Seabert [GR], Ana Borges [C], Andrea Norheim, Fátima Dutra, Andreia Bravo, Fátima Pinto (Brenda Pérez, 46’), Joana Martins, Cláudia Neto (Diana Silva, 78’), Ana Capeta (Alícia Correia, 88’), Jacynta Gala (Maísa Correia, 67’) e Brittany Raphino (Rita Almeida, 88’).