Equipa B feminina deu o pontapé de saída em 2025/2026
11 Ago, 2025
João Mateus é o novo treinador do projecto
Tudo a postos para que a equipa B feminina de futebol do Sporting CP comece a preparar a nova temporada. O Auditório Artur Agostinho, no Estádio José Alvalade, foi o palco do reencontro entre jogadoras que significou o primeiro passo em 2025/2026 e é com uma nova liderança que as jovens Leoas partem para esta época: João Mateus é o novo treinador da equipa B, após ter integrado as equipas técnicas da equipa feminina principal nas últimas quatro épocas - a primeira como analisa e as restantes como adjunto.
Em declarações aos meios de comunicação Leoninos presentes, o técnico de 30 anos garantiu que encara este desafio “com muita ambição” e um claro “sentido de responsabilidade”. “Estamos a cuidar do futuro. Muitas das jogadoras aqui presentes fizeram grande parte ou até todo o seu percurso formativo aqui, no Sporting CP, portanto é o resultado do trabalho de muita gente”, destacou antes de reforçar o seu compromisso: “Queremos continuar a ajudar neste processo, porque somos mais uma peça nesta grande máquina que é o Sporting CP”.
Por seu turno, a jogadora Laura Silva, que na época anterior fez 15 jogos e um golo pela formação secundária das Leoas, deu conta da felicidade do grupo neste momento de reencontros antes do regresso ao trabalho propriamente dito. “Estamos muito contentes por estar de volta, é sempre bom rever as nossas colegas e ver também novas caras, o que é bom sinal. Estamos todas muito felizes”, afirmou a centrocampista de 17 anos.
Em 2025/2026, a equipa B vai disputar novamente a II Divisão e, por isso, o treinador João Mateus garantiu que espera, acima de tudo, “uma época muito desafiante, porque só assim se cumpre a missão da equipa B”, sublinhou, traçando sucintamente a missão em mãos: “Dar um suporte grande à equipa A e preparar as jogadoras para conseguirem dar resposta em qualquer patamar competitivo”.
Com a vertente formativa como papel central, o objectivo neste segundo escalão passa por “estar nos níveis de competição mais altos”, apontou o jovem técnico. “Isso implica conseguir passar à segunda fase, onde a dificuldade é máxima. Para chegar ao sucesso, todos os caminhos têm em paralelo a superação”, justificou. Ora, para enfrentar as adversidades esperadas – como o facto de ter de enfrentar equipas com jogadoras mais experientes que as jovens Leoas – João Mateus prometeu, desde logo, uma equipa “à imagem do Clube” dentro das quatro linhas, ou seja, que “nunca desiste, intensa e que quer dominar o jogo com bola”, detalhou.
Entusiasmada pelas “ideias novas e ambição de querer mais”, Laura Silva também olhou com optimismo para a nova temporada e a nova liderança técnica. “A fasquia está sempre lá em cima, porque representamos o Sporting CP. Termos um treinador com experiência na equipa A é muito bom, até para percebermos melhor como funciona”, considerou, realçando as oportunidades que se têm proporcionado recentemente para as jovens formadas no Clube.
“Quando entrei no Sporting CP treinava com a Maísa Correia, a Rita Almeida e a Matilde Nave. Pessoas que cresceram comigo e que agora vejo em grandes palcos, o que para mim também é um sonho. Só me faz trabalhar mais e acreditar que é possível”, enalteceu.
Dado o pontapé de saída com a nova equipa técnica e o plantel reunidos pela primeira vez, agora é a hora de passar à práctica, voltar a contactar com a bola e iniciar os trabalhos de preparação para a nova época.