Leoas entram na Liga com o pé direito
22 Set, 2025
Triunfo da equipa de Micael Sequeira, em casa do SF Damaiense SAD, por 0-6
A equipa principal de futebol feminino do Sporting Clube de Portugal venceu o SF Damaiense SAD, no Estádio do Algarve, por 0-6, na 2.ª jornada da Liga.
Um triunfo sem discussão e com evidente supremacia das Leoas comandadas por Micael Sequeira, que na estreia na Liga, à 2.ª jornada, apresentaram bastante bom nível e conseguiram um resultado expressivo, que traduz a qualidade exibicional do Sporting CP.
O Sporting CP inaugurou o marcador, bem cedo (quatro minutos), por Carolina Santiago, que correspondeu na área a bom cruzamento de Beatriz Fonseca, em lance iniciado com muito boa abertura de Daniela Arques.
Na resposta, Catarina Potra evitou o empate da equipa da casa, com boa ‘mancha’ perante uma avançada do SF Damaiense SAD. Aos 7 minutos, em novo lance muito idêntico ao 0-1, Carolina Santiago rematou, solta, na área, de pé esquerdo, para boa defesa da guarda-redes do SF Damaiense SAD, após assistência de Cláudia Neto.
Aos 20’ foi assinalada grande penalidade contra o Sporting CP, com recurso ao vídeo-árbitro. Chamada a marcar, Lidiane Antunes acertou no poste da baliza de Catarina Potra.
Pouco depois, foi o Sporting CP a ter uma grande oportunidade, quando Maísa Correia ‘roubou’ a bola a uma defesa da equipa da casa e rematou perante a guarda-redes, mas a bola saiu ao lado.
Aos 35’, Madison Haugen, de cabeça, de cima para baixo, rematou com sucesso para o fundo das redes do SF Damaiense SAD, após cruzamento de Beatriz Fonseca e fez o 0-2.
Depois de um remate de longe de Daniela Arques para defesa de Alber Lockwood, Carolina Santiago teve na cabeça o 0-3, aos 42’, após pontapé de canto, mas a bola saiu ao lado. A avançada do Sporting CP não iria para o intervalo sem voltar a marcar, com um grande golo de fora da área, após combinação com Maísa Correia, numa primeira parte com bons indicadores da equipa do Sporting CP.
Segunda parte com arranque demolidor
A entrada do Sporting CP na segunda parte foi muito bem conseguida. Aos 50’, numa magnífica jogada colectiva, o Sporting CP fez o 0-4, em mais um golo de Carolina Santiago, lance em que intervieram Cláudia Neto e Maísa Correia, que fez a assistência para remate na área do número 13 do Sporting CP. Um grande momento de futebol colectivo.
Aos 53’ e após pontapé de canto muito bem executado, a central Leonina Ashley Barron foi mais forte do que toda a gente na área a cabeceou forte e sem hipóteses para o 0-5. Dois golos do Sporting CP em menos de dez minutos nos segundos 45 minutos de jogo reflectiam a qualidade Leonina na partida.
Até final, o Sporting CP geriu tranquilamente o jogo, com a possibilidade de dar ainda tempo de jogo a atletas saídas do banco e chamadas à partida a partir da hora de jogo.
Beatriz Fonseca, num remate forte na área, por cima da trave, após passe de Rita Fontemanha, esteve perto do 0-6. Também Daniela Arques, em excelente remate em arco, ficou perto de mais um golo para as Leoas e esse golo acabaria por chegar através de remate de Samara Lino, entrada pouco antes, na estreia da médio com a camisola do Sporting CP.
Tempo ainda para a estreia na equipa principal de Constança Maia, jogadora formada no Sporting CP e que apresentou dinamismo na ala direita.
Vitória final do Sporting CP sobre o SF Damaiense SAD por 0-6, em desempenho colectivo de nota alta do conjunto comandado por Micael Sequeira.
Sporting CP: Catarina Potra [GR], Érica Cancelinha, Georgia Eaton Collins, Brenda Pérez [C], Madison Haugen, Carolina Santiago, Daniela Arques (Samara Lino, 73’), Beatriz Fonseca (Constança Maia, 78’), Cláudia Neto (Flor Bonsegundo, 59’), Ashley Barron (Rita Fontemanha, 59’), Maísa Correia (Jeneva Gray, 59’)