Teste superado em Vila do Conde
07 Dez, 2025
Leoas vencem por 1-3 no terreno do Rio Ave FC
A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu, este domingo, o Rio Ave FC por 1-3 na sétima jornada da Liga.
Num encontro dominado praticamente por inteiro, as Leoas chegaram aos golos no início da segunda parte, com Telma Encarnação e Carolina Santiago a serem as protagonistas. Mais perto do fim, Brittany Raphino fechou as contas e as visitadas conseguiram o golo de honra.
Apesar do início intenso e disputado no meio-campo, com um Rio Ave FC combativo, as oportunidades demoraram a ser uma realidade. Aos poucos, o Sporting CP foi começando a controlar as incidências e aproximou-se aos 18', quando Ana Capeta podia ter finalizado melhor. Pouco depois, e novamente servida por Carolina Santiago, Ana Capeta só não marcou de cabeça porque Cassie Coster defendeu, primeiro, e Madison Wolfbauer cortou em cima da linha, depois.

De longe, Flor Bonsegundo também tentou a sua sorte, dando trabalho a Cassie Coster numa dessas ocasiões, e, aos 33', Jeneva Gray ficou muito perto de marcar de canto directo. Na resposta, aos 40', Ana Carolina Ferreira podia ter marcado para o Rio Ave FC, mas faltou pontaria.
Até ao intervalo, destaque para o cabeceamento de Mackenzie Cherry para nova intervenção de Cassie Coster e para o tiro de Madison Haugen à entrada da área que saiu por cima. No final do primeiro tempo, nulo no marcador.
Tudo mudou logo no início da segunda metade: aos 47', e após muita insistência Sportinguista, Telma Encarnação rematou de primeira para o fundo das redes. Mais um belo golo da avançada e marcador inaugurado.

Não foi preciso esperar muito até ao 0-2, uma vez que, ainda antes da hora de jogo, um contra-ataque viu Beatriz Fonseca servir Carolina Santiago e esta trabalhar bem na esquerda antes de, já na área, rematar para dobrar a vantagem.
Continuou melhor o Sporting CP, mesmo a vencer de forma confortável, e Carolina Santiago cabeceou de forma tímida para as mãos de Cassie Coster aos 63'. Pouco depois, e no seguimento de um grande passe de Telma Encarnação, foi Flor Bonsegundo a aparecer para atirar forte, mas a guardiã somou mais uma boa defesa.
Aos 72', Maísa Correia e Cláudia Neto substituíram Carolina Santiago e Flor Bonsegundo, sendo que Ana Capeta e Telma Encarnação deram lugar a Samara Lino e Brittany Raphino aos 78'.
A avançada oriunda dos EUA teve impacto logo a seguir, quando, acabada de entrar, respondeu ao bom passe longo de Madison Haugen com uma finalização de primeira para apontar o terceiro do Sporting CP em Vila do Conde.

Até ao final, ainda houve tempo para o Rio Ave FC fazer o golo de honra por intermédio de Carlota Cristo e para a entrada de Matilde Nave, saindo Jeneva Gray. O (justo) 1-3 prevaleceu e o Sporting CP chegou à terceira vitória consecutiva.
As Leoas vão, agora, visitar o SC Braga para a quarta eliminatória (ou oitavos-de-final) da Taça de Portugal. O encontro está marcado para as 11h00 de sábado, 13 de Dezembro.
Sporting CP: Anna Wellmann [GR], Beatriz Fonseca, Ashley Barron, Mackenzie Cherry, Madison Haugen, Brenda Pérez [C], Jeneva Gray (Matilde Nave, 86'), Flor Bonsegundo (Cláudia Neto, 72'), Ana Capeta (Brittany Raphino, 78'), Carolina Santiago (Maísa Correia, 72') e Telma Encarnação (Samara Lino, 78').