Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Lomba

Empate na estreia europeia

Por Sporting CP
15 Set, 2021

Jovens Leões empataram com o AFC Ajax (1-1)

O Sporting Clube de Portugal estreou-se com um empate (1-1), esta quarta-feira, na UEFA Youth League na recepção ao AFC Ajax na primeira jornada do grupo C. Frente-a-frente estiveram duas das melhores escolas de formação do Mundo e os adeptos não faltaram à chamada, enchendo as bancadas do Estádio Aurélio Pereira - cumprindo as restrições impostas pela Direção Geral da Saúde (DGS).

Neste jogo que marcou também o regresso dos jovens Leões à prova europeia pela quarta vez, além dos muitos técnicos e jogadores da formação presentes, Frederico Varandas, presidente do Conselho Directivo, Rúben Amorim, treinador da equipa principal e vários elementos dos plantéis principais de futebol masculino e feminino também estiveram a assistir ao jogo.

Do lado Leonino, Filipe Pedro liderou um conjunto constituído por jovens jogadores de diferentes gerações, nascidos entre 2002 e 2004, sendo Diego Callai, David Monteiro, Martim Marques e Mateus Fernandes os mais novos no onze inicial.

Incisivos e sem tempo a perder, os jovens Leões começaram o jogo com a mira na baliza adversária desde bem cedo e por pouco não inauguraram o marcador ainda dentro do primeiro minuto: Paulo Agostinho não conseguiu bater o guardião Charlie Setford no um contra um e na recarga só um defesa impediu o golo de Mateus Fernandes. Ainda assim, o médio de apenas 17 anos continuou com a pontaria afinada e assinaria o 1-0 aos dez minutos, rematando forte e de longe para o fundo das redes.

Com bola, João Daniel baixava entre centrais na construção, Miguel Menino e Lucas Dias posicionavam-se em zonas interiores, deixando os corredores laterais para David Monteiro e Martim Marques, encarregues de dar largura e profundidade ao ataque verde e branco. Um bom exemplo dessa dinâmica ocorreu aos 23 minutos, quando um cruzamento do lateral esquerdo foi finalizado já dentro da área - à figura - por David Monteiro, o lateral do lado oposto.

Ambas as formações pressionavam alto e com muita intensidade para controlar a posse de bola e, assim, impor o seu jogo. Em vantagem no marcador, a formação verde e branca mantinha-se segura e organizada defensivamente. Por outro lado, ainda antes do intervalo, por pouco o Sporting CP não aproveitou da melhor forma uma transição ofensiva em superioridade numérica, não fosse o corte decisivo de Olivier Aertssen, defesa-central do AFC Ajax.

O 1-0 seguiu para a segunda parte, mas duraria cerca de três minutos, pois o extremo Jensen irrompeu pela área para, com alguma felicidade, reestabelecer o empate (1-1). De imediato, o conjunto de Filipe Pedro reagiu e, depois de ter faltado um desvio na sequência de um canto, Mateus Fernandes, em zona privilegiada, atirou por cima.

Passada a hora de jogo, Paulo Agostinho colocou Setford à prova, mas o guardião dos neerlandeses sacudiu o remate à queima-roupa. De seguida, o técnico Leonino refrescou o ataque com a entrada de Tiago Ferreira para o lugar de Menino. A equipa de Amesterdão, por sua vez, mostravam-se, sobretudo, em rápidas transições, que os centrais do Sporting CP iam resolvendo com sucesso.

Aos 72 minutos, os Leões ainda beneficiaram de um pontapé de penalti, porém Paulo Agostinho rematou desenquadrado, mantendo o marcador inalterado. Pouco depois, Filipe Pedro renovou por completo a frente de ataque com as entradas de Isnaba Mané e Nicolai Skoglund para os últimos dez minutos.

Aqui, no entanto, o AFC Ajax mostrou-se mais perigoso, ameaçando a baliza verde e branca por várias vezes, mas Callai respondeu à altura. Do outro lado e já em período de descontos, Mané rematou ligeiramente por cima da barra e na derradeira oportunidade Setford impediu o desvio decisivo de Skoglund. Apesar das situações de golo criadas por ambas as formações, 1-1 seria mesmo o resultado da estreia dos jovens Leões na UEFA Youth League.

Sporting CP: Diego Callai [GR], David Monteiro, Gilberto Batista, Chico Lamba, Martim Marques (Diogo Travassos 31'), Renato Veiga, João Daniel [C], Miguel Menino (Tiago Ferreira 63'), Mateus Fernandes, Lucas Dias (Isnaba Mané 77') e Paulo Agostinho (Nicolai Skoglund 77').