Visita à Academia Sporting Olivais Sul com os olhos postos no futuro
10 Jun, 2024
Balanço da parceria é “muito positivo” e já se perspectivam novos passos em conjunto
Desde 1 de Setembro de 2021, o Sporting Clube de Portugal e o Centro de Cultura e Desporto Olivais Sul estão unidos por um protocolo de parceria que implementou, nas instalações deste emblema da zona oriental de Lisboa, uma Academia Sporting.
Estes projectos, espalhados em Portugal de Norte a Sul e ilhas, são "a base do nosso futebol de formação", afirmou Paulo Gomes, co-director geral da Academia Cristiano Ronaldo, e, por isso, realçou também a importância de marcar presença e conhecer de perto estes espaços e as suas dinâmicas.
"É fundamental para que as pessoas percebam que quando se faz uma parceria tem de ser boa para ambas as partes. Além do presidente [Frederico Varandas], vem o futebol de formação em peso para estar junto destas pessoas. O André [Lourenço, director da AS Olivais Sul] é o rosto mais visível e que está aqui diariamente, mas sabe que está bem solidificado na estrutura", explicou em declarações aos meios de comunicação Leoninos.
A comitiva verde e branca, liderada pelo presidente Frederico Varandas, foi recebida na AS Olivais Sul pelos órgãos sociais do CCD Olivais Sul, encabeçados pelo presidente António Madeira. Em conjunto, visitaram os espaços do parque desportivo, assistiram aos treinos de futebol em curso e contactaram com vários dos jovens e pais presentes.
Após cerca de dois anos e meio de projecto, Paulo Gomes sublinhou que o balanço é “muito positivo”, sobretudo pela evolução assinalável no número de praticantes. "Começámos aqui com 40 miúdos, estamos neste momento com 350 e vamos crescer mais para o ano, de certeza. É a continuidade do nosso trabalho no futebol de formação, na expansão da marca e da busca por clubes parceiros que queiram trabalhar connosco", apontou um dos responsáveis da Academia Cristiano Ronaldo.
Para lá do caminho já percorrido, esta visita serviu também para alinhar os próximos passos a tomar lado a lado. "É um protocolo a longo prazo, temos projectos em conjunto, que ainda não vamos divulgar, mas visam a melhoria das condições [das instalações], a sua expansão e outros aspectos que podem evoluir neste clube e nesta parceria", perspectivou Paulo Gomes.
Depois, André Lourenço, director desta Academia Sporting, além do “crescimento muito grande em termos de atletas, tanto de meninos como de meninas”, destacou o facto de contarem com “equipas de competição do Clube nos campeonatos federados” e ainda o cumprimento do objectivo mais lato de “proporcionar uma prática desportiva sã e saudável a todas as crianças, independentemente do nível de aptidão”.
Agora, nesta fase do projecto, "crescer passo a passo, ano após ano, no desenvolvimento de todos os recursos, quer atletas, quer treinadores" é a principal preocupação, atentou André Lourenço, considerando ainda que esta visita dos responsáveis do futebol de formação dos Leões serviu para "estabelecer uma boa ponte para fazer algo mais no futuro".
"Esta visita do presidente e dos responsáveis da Academia acaba por ser um sinal daquilo que é a crença do Sporting CP nestes projectos e isso só nos dá mais responsabilidade para continuar a trabalhar diariamente", acrescentou.
Por fim, Paulo Gomes reafirmou a visão e o papel das Academias Sporting no projecto de formação do Clube. "São 32 espalhadas por Portugal continental e ilhas, temos também algumas escolas internacionais, onde não queremos ter só uma bandeirinha, mas sim um projecto sólido. Esta é a base do nosso futebol de formação. Acabámos este ano com cerca de seis mil jovens a praticar futebol nas nossas Academias, o que é um número muito satisfatório, mas que queremos continuar a aumentar. Temos de trabalhar para isso e, quem sabe, termos aqui os futuros jogadores das equipas de formação do Sporting CP", concluiu.