Juniores e juvenis de volta à Academia Cristiano Ronaldo
09 Jul, 2025
Palestras, testes físicos e exames médios no primeiro dia em 2025/2026
Chegou o dia 1 de 2025/2026 também para as equipas sub-19 e sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal. Os plantéis e respectivas equipas técnicas destes dois escalões voltaram a reunir-se na Academia Cristiano Ronaldo e deram o pontapé de saída na pré-temporada durante a manhã desta quarta-feira.
Depois das palestras de boas-vindas e de lançamento da nova época, conduzidas pelas equipas técnicas e pela estrutura do futebol de formação, os jovens Leões realizaram os testes físicos habituais, passaram os impreteríveis exames médicos e também contactaram com o departamento de nutrição.
"É um dia que todos nós ansiamos e há sempre muita expectativa e entusiasmo", começou por destacar Mauro Miguel, treinador principal dos sub-19 do Sporting CP, antes de dar conta da mensagem que procurou passar neste dia 1 da nova temporada.
"É um momento de boas-vindas e, depois, de síntese daquilo que deve ser um jogador do Sporting CP durante a época", explicou, salientando a importância do “espírito de compromisso e a exigência” desde o primeiro momento.
"A época não se ganha no último mês da competição, mas sim com tudo o que é feito desde este primeiro dia. Queremos o crescimento de todos, individual e colectivamente, e que isso ocorra a ganhar. O foco está no desenvolvimento dos jogadores, porque o rendimento da equipa será um reflexo disso", apontou Mauro Miguel, num primeiro olhar sobre 2025/2026.
"Senti o grupo com muita energia, todos felizes por voltar. Neste momento, queremos unir muito o grupo, criar um forte espírito de equipa e estamos desejosos por começar", disse, por sua vez, o médio João Rodrigues, que apesar dos seus 17 anos já alinhara pelos juniores na época passada.
Apostado em fazer parte de uma equipa com "uma competitividade muito elevada", o jovem jogador Leonino realçou que agora é o momento também de "integrar os novos jogadores" - como é o caso de Edgar Sequeira neste escalão - e "mostrar aos treinadores que estamos preparados para o que aí vem".
Depois de uma época que considerou "difícil" em 2024/2025, é com confiança renovada que os sub-19 arrancam esta pré-época e a mensagem passada pela equipa técnica foi clara. "Muita exigência, disciplina, atitude, que são factores inegociáveis no Sporting CP e, claro, a vontade de ganhar todos os jogos", contou João Rodrigues.
Uma mentalidade, sentimentos e objectivos que ressoam também na equipa sub-17, que depois de cumprir o mesmo plano traçado neste arranque da pré-época também teve no treinador Pedro Pontes e no jogador Duarte Tomás os porta-vozes.
"Sentimo-nos revigorados e com uma energia renovada para abordar a nova época", sublinhou o técnico, garantindo que está tudo a postos "para trilhar, todos juntos, um caminho de sucesso".
E “crescimento” é também a palavra de ordem entre os juvenis para a nova época. "É importante que haja um crescimento na sua mentalidade como jogadores, mas também na responsabilidade pelo patamar que atingiram agora. Esse desenvolvimento individual vai levar-nos a ter um colectivo mais forte", atentou.
O extremo Duarte Tomás, por seu turno, também reforçou a alegria de estar de volta à Academia. "É bastante bom estar de regresso. Por nós nunca parávamos, mas sabemos que o descanso é muito importante de uma época longa", referiu, antes de abordar a chegada de três novos jogadores para a equipa sub-17: David Almeida, Guilherme Figueiredo e Guilherme Varela.
"Os novos jogadores vêm acrescentar muita qualidade e a nós cabe-nos integrá-los bem no grupo para que se sintam bem aqui", apontou o jogador de 16 anos, que a nível individual só pensa em “fazer tudo ainda melhor”. "Sempre que se passa um patamar na formação, a exigência aumenta sempre", considerou Duarte Tomás, ciente dos objectivos já traçados para a temporada que se avizinha.
"A exigência no Sporting CP passa por ganhar títulos e nós estamos focados em trabalhar no dia-a-dia, cada vez mais e melhor, para os conseguirmos atingir", garantiu, por fim.