Leões nos 'oitavos' da UEFA Youth League
04 Fev, 2026
Golo aos 90+4' selou apuramento na Hungria
O Sporting Clube de Portugal garantiu, esta quarta-feira, o apuramento para os oitavos-de-final da UEFA Youth League.
Os jovens Leões foram à Hungria superar o Puskás Akadémia FC por 1-2 nos 16-avos-de-final, com o golo da vitória - à semelhança do que tem acontecido com a equipa principal - a surgir já depois dos 90' e por intermédio de Miguel Almeida.
Na icónica, vistosa e moderna Pancho Aréna, em Felcsút, e com temperaturas frias, a equipa orientada por João Gião protagonizou, em conjunto com os visitados, uma primeira parte pouco inspirada de parte a parte e em que não abundaram as oportunidades de golo.

O primeiro ataque digno de registo pertenceu ao Sporting CP, com um livre de Flávio Gonçalves a procurar Gabriel Silva, que não chegou por pouco. Seguiu-se um lance pela direita em que Daniel Costa tentou servir Sandro Ferreira, mas a bola parou nas mãos do guarda-redes Mirkó Bozó. Do outro lado, Vasyl Gustei tentou a sua sorte ainda de fora da área, mas faltou pontaria.
Num jogo dividido, o Puskás Akadémia FC procurou a profundidade aos 17' e um decisivo corte de Lucas Taibo impediu que fosse criado mais perigo. No canto que se seguiu, Domonkos Ásványi cabeceou para fora. Num livre de Flávio Gonçalves, o emblema de Alvalade respondeu também de cabeça, mas por intermédio de Lucas Taibo e com a defesa contrária a afastar.

Aos 30', e com assistência de Flávio Gonçalves, Sandro Ferreira rematou fraco e, mais perto do intervalo, (novamente) Flávio Gonçalves colocou na área de livre directo e Eduardo Felicíssimo cabeceou para Mirkó Bozó defender. No primeiro tempo, ainda deu para Kevin Mondovics tentar inaugurar o marcador para o lado húngaro, mas o tiro saiu ao lado.
No final da primeira parte, nulo no marcador.
Apesar de não se ter registado um grande aumento de ocasiões no segundo tempo, quem regressou melhor dos balneários foi o Sporting CP, que chegou ao 0-1 logo aos 53'.
De livre directo a partir da esquerda, Flávio Gonçalves colocou na área, mas ninguém tocou e a bola acabou… no fundo das redes. Quarto golo do Leão nesta edição da UEFA Youth League e formação verde e branca na frente na Hungria.

O segundo podia ter chegado pouco depois e novamente por Flávio Gonçalves, mas o remate cruzado do camisola 10, que apareceu com espaço pela direita, saiu perto do poste. Logo a seguir, Sandro Ferreira e Duarte Tomás deram lugar a Manuel Kissanga e Daniel Lopes.
Contra a corrente do jogo, o Puskás Akadémia FC conseguiu chegar ao empate aos 66', quando Attila Budai apareceu na cara de Miguel Gouveia e não desperdiçou, apontando o 1-1.
O inesperado tento sofrido não desanimou o Sporting CP, que ainda exerceu mais domínio e procurou voltar a marcar. Rafael Mota, de longe, atirou por cima e a Daniel Lopes, aos 73', ainda faltou mais pontaria. Seguiu-se uma grande jogada colectiva a terminar com a aparição de Daniel Costa em zona perigosa, mas a defesa cortou o passe para canto.
Já depois de um tiro fraco de Manuel Kissanga, Gabriel Silva saiu para a entrada de Miguel Almeida e Daniel Lopes, aos 84', voltou a tentar a sua sorte, novamente sem sucesso. Num contra-ataque, o Puskás Akadémia FC teve um dos poucos ataques da segunda parte já perto dos 90', mas Lucas Taibo desviou a investida de Kevin Mondovics para canto.
Já durante a compensação, uma falta de Máté Csiszár sobre Flávio Gonçalves quando este seguia em contra-ataque valeu-lhe o cartão vermelho, deixando os anfitriões com menos um até ao fim.
No entanto, e quando já todos se preparavam para o desempate por pontapés de penálti - até mesmo João Gião, que lançou o guarda-redes Alexandre Tverdohlebov (em estreia na UEFA Youth League) e Ivanildo Mendes para as saídas de Miguel Gouveia e Afonso Lee aos 90+3' - os jovens Leões decidiram imitar os mais velhos e resolveram a questão muito para lá do tempo regulamentar.
Num lance de insistência, Daniel Lopes cruzou, Ivanildo Mendes cabeceou, o guardião Mirkó Bozó defendeu, mas, na recarga, Miguel Almeida não perdoou e, também de cabeça, fez o 1-2 que provocou uma grande festa Sportinguista na Pancho Aréna.

Miguel Almeida ainda podia ter bisado aos 90+6', mas Mirkó Bozó conseguiu vencer o um-para-um. Ainda assim, o 1-2 chegava para o Sporting CP cumprir o objectivo de seguir em frente na Champions dos mais novos.
O sorteio dos oitavos-de-final e restante fase a eliminar da UEFA Youth League está marcado para as 12h00 (hora de Portugal continental e Madeira) de sexta-feira, 6 de Fevereiro, em Nyon, na Suíça. Os oitavos-de-final (24/25 de Fevereiro) e os 'quartos' (17/18 de Março) vão acontecer em jogos únicos a eliminar definidos por sorteio aberto, com as meias-finais e a final a terem lugar no Centro Desportivo Colovray, em Nyon, nos dias 17 e 20 de Abril.
Sporting CP: Miguel Gouveia [GR] (Alexandre Tverdohlebov, 90+3'), Afonso Lee (Ivanildo Mendes, 90+3'), Lucas Taibo, Rafael Mota, Daniel Costa, Zaïd Bafdili, Eduardo Felicíssimo [C], Duarte Tomás (Daniel Lopes, 61'), Gabriel Silva (Miguel Almeida, 79'), Flávio Gonçalves e Sandro Ferreira (Manuel Kissanga, 61').