Clássico sorri aos visitantes
02 Jun, 2024
Sporting CP derrotado pelo FC Porto em Alcochete
A equipa sub-15 de futebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, neste domingo, frente ao FC Porto por 0-3 em jogo da 16.ª jornada da fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional de Iniciados.
Para esta partida, Bernardo Bruschy apostou de início em Valdir Nascimento, Salvador Fortuna, Mário Almeida, Illia Iablonsky, João Rijo, Guilherme Rocha, Duarte Tomás, Martim Diogo, José Lino, Rafael Fial e Vítor Conceição.
Sporting CP e FC Porto, terceiro e segundo classificados, respectivamente, à procura de manterem os bons momentos que atravessam na prova e a protagonizarem um bom clássico desde os minutos iniciais e sobretudo na primeira metade.
Os Leões a entrarem melhor e a disporem das primeiras ocasiões de golo – destaque para um remate de Duarte Tomás, que saiu por cima da baliza –, com a formação azul e branca a crescer com o passar dos minutos e a obrigar Valdir Nascimento à primeira intervenção da manhã, negando o primeiro golo ao FC Porto.
A essa grande ocasião adversária, o Sporting CP respondeu num lance rápido com José Lino, isolado, a seguir para a baliza, mas Francisco Mendes saiu dos postes e levou a melhor; na recarga também Vítor Conceição viu o guarda-redes azul e branco defender.
Muito vivo o jogo, com os minutos seguintes a fazerem-se também assim e os Leões com sinal mais, mas sem conseguirem finalizar as várias situações de contra-ataque e assim acabou por ser o FC Porto a inaugurar o marcador aos 32 minutos, através de Abdu Cassamá. Minutos depois, esteve à vista o 0-2, mas o remate do autor do golo esbarrou no ferro.
Apesar disso, o Sporting CP não esmoreceu e continuou à procura do golo, agora do empate, continuando a chegar com perigo à área azul e branca, mas o 0-1 manteve-se até ao intervalo.
Nessa altura, o técnico Leonino aproveitou para mexer: José Lino não regressou do balneário, com Sandro Ferreira a entrar para o seu lugar. O Sporting CP entrou assim na segunda metade com uma alteração e com a ambição de empatar a partida, tendo a oportunidade de fazê-lo num livre à entrada da área, mas Francisco Mendes defendeu a recarga de Duarte Tomás.
Sem chegar ao 1-1, aos 45 minutos, a tarefa ficou mais difícil. Illia Iablonsky tentou aliviar um cruzamento da direita na boca da baliza, mas demorou muito tempo a reagir e Eduardo Martins antecipou-se, encostando para o 0-2.
Cinco minutos depois, novo golo azul e branco, com o resultado a tornar-se muito expressivo e penalizador para os Leões.
À hora de jogo, tripla substituição na equipa verde e branca, com as saídas de Mário Almeida, Duarte Tomás e Martim Almeida e as entradas de Gustavo Laginhas, Martim Diogo e Henrique Tavares.
Minutos depois, e numa fase de menos oportunidades, Bernardo Bruschy esgotou as alterações com a entrada de Francisco Cabeçana para o lugar de João Rijo.
Ainda assim, o Sporting CP já não conseguiu criar muito perigo e reduzir a desvantagem, acabando assim por perder e interromper o ciclo de jogos (11) sem conhecer o sabor da derrota.
Os Leões voltam a jogar na próxima semana, em casa do Boavista FC, e terminam a prova dentro de 15 dias, com a recepção ao CD Tondela.