Tudo igual no primeiro dérbi do dia
17 Fev, 2026
Sub-15 empataram com o SL Benfica em Alcochete (1-1)
A equipa sub-15 de futebol do Sporting Clube de Portugal empatou com o rival SL Benfica por 1-1, esta terça-feira de Carnaval. Superiores durante grande parte do dérbi, os verdes e brancos esbarraram na exibição inspirada de Matvek Volyk, mas somaram, ainda assim, mais um ponto importante nesta fase de apuramento de campeão.
Na Academia Cristiano Ronaldo, os comandados de João Lourenço ameaçaram cedo: aos quatro minutos, Igor Ribeiro visou o alvo, mas atirou ao lado da baliza das águias. Do outro lado do campo, a resposta foi também imediata: no minuto seguinte, o SL Benfica aproximou-se com perigo da área verde e branca, mas revelou, também, pontaria desafinada.
Com o jogo vivo, em ritmo de dérbi, aos 8’ foi Jacobo Aparício a testar os reflexos de Matvek Volyk. Dividido, intenso e bem disputado, o encontro foi proporcionando bons momentos de futebol aos espectadores.
Contudo, as oportunidades flagrantes de golo começaram a escassear e foi de muito longe que o Sporting CP tentou, por isso, surpreender a equipa encarnada: o remate ‘do meio da rua’ de César Sousa, aos 30 minutos, saiu por cima do alvo.
Os Leões cresciam em campo, mais dominadores após a meia hora de jogo, e Simão Margato também esteve perto de surpreender Matvek Volyk, mas o guardião do SL Benfica sacudiu o cruzamento-remate do lateral Leonino.
O golo chegaria apenas no período complementar, mas a espera valeria a pena. Após um alívio na zona defensiva, a bola sobrou para Laurindo Mendonça, que deixou curto para Aladje Mussa. O extremo descobriu David Makinde à entrada da área e o camisola 10, de pé direito e com toda a intenção do mundo, rematou em arco para um verdadeiro golaço, que deixou o Sporting CP a vencer, justamente, ao intervalo.
No regresso após o descanso, foi o SL Benfica a surgir mais incisivo e, logo aos 44’, Leonardo Lima empatou as contas: também de muito longe, o médio rematou rasteiro e colocado, sem hipótese para Joaquim Cabeçana.
A reagir bem à igualdade e lançados para o ataque, os verdes e brancos mostraram algumas dificuldades para ultrapassar a organizada linha defensiva dos encarnados. Ainda assim, aos 65’, Aladje Mussa obrigou Matvek Volyk a uma grande intervenção, após uma jogada individual pela esquerda.
Esse lance abriu o jogo e, ainda aos 65’, também o SL Benfica esteve perto de marcar, após um momento caricato de Joaquim Cabeçana, felizmente sem consequências para os Leões.
Aos 70’, David Makinde, um dos mais inconformados na equipa do Sporting CP, cruzou com conta, peso e medida para a cabeça de Diego Monteiro, que entrou no decorrer da segunda parte e saltou mais alto do que tudo e todos para cabecear directamente para as mãos do guardião encarnado.
Insistentemente à procura de recuperar a vantagem no dérbi, o Sporting CP voltou a ameaçar aos 76’: David Makinde, novamente a comandar as tropas, rodou sobre si mesmo e encheu o pé esquerdo para mais um grande remate e nova boa defesa de Matvek Volyk.
Sem deixar o SL Benfica respirar, os Leões continuaram a carregar, instalados no meio-campo adversário, mas, apesar de superiores, não conseguiam traduzir esse domínio em mais golos, mérito sobretudo do guarda-redes das águias.
Já no minuto final do tempo extra, o SL Benfica ficou reduzido a dez jogadores por entrada imprudente de David Oliveira sobre Bernardo Busatori. Na sequência do respectivo livre, Aladje Mussa rematou, mas o inevitável Matvek Volyk segurou o empate, o terceiro em três jogos esta temporada entre as equipas.
Na próxima jornada, os Leões de João Lourenço viajam até à linha de Cascais para medir forças com o GD Estoril-Praia, dia 28 de Fevereiro, às 11h00.
Sporting CP: Joaquim Cabeçana [GR], Dinis Oliveira [C] (João Rodrigues, 73'), César Sousa (Bernardo Lavos, 59'), Nicolas Aparício, Simão Margato, Luís Gonçalves, Igor Ribeiro (Daniel Lopes, 73'), Jacobo Aparício (Bernardo Busatori, 77'), Laurindo Mendonça (Diego Monteiro, 59'), David Makinde e Aladje Conté. Treinador: João Lourenço. Disciplina: cartão amarelo para Nicolas Aparício (14’) e Dinis Oliveira (67’).