Entrada na Al Abtal International Cup com o pé direito
30 Out, 2023
Triunfo dos sub-19 frente ao Future Falcons por 3-1
A equipa de sub-19 do Sporting Clube de Portugal começou da melhor forma mais uma edição da Al Abtal International Cup, uma competição que reúne equipas da Europa e também da Arábia Saudita e que já foi conquistada pelo Clube Leonino em 2022. Na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, os jovens Leões venceram os sauditas Future Falcons por 3-1 na jornada inaugural do grupo C, partilhado ainda com os espanhóis do Villareal CF, os ingleses do Nottingham Forest FC e os austríacos do FK Austria Wien.
Neste primeiro encontro da quarta edição do torneio, o conjunto orientado por Pedro Coelho contou com três jogadores sub-17 - o central Afonso Lee, o médio Sandro Nascimento e o extremo Winilson Lopes - e dominou quase por inteiro os primeiros 45 minutos, com algumas oportunidades de golo a antecederem a vantagem Leonina no marcador. Boas jogadas de João Infante, aos 11 e aos 13 minutos, e um remate de Telmo Coimbra ao poste, após recuperação de bola da equipa em zona alta, espelhavam a maior acutilância ofensiva da formação verde e branca em relação ao adversário.
Já à passagem dos 25 minutos, na sequência de um pontapé de canto, a bola ficou ao alcance do pé direito do defesa Francisco Machado, que de primeira atirou forte e colocado para o primeiro golo do jogo. Praticamente a seguir, João Infante trabalhou bem na esquerda e rematou ligeiramente ao lado da baliza da equipa do Future Falcons, mas o 2-0 chegaria mesmo. Foi aos 36 minutos que o Sporting CP ampliou a vantagem, novamente na sequência de um pontapé de canto, agora com Telmo Coimbra a saltar solto na área para finalizar.
Depois, o resultado só não foi ampliado, porque numa recta final da primeira parte de muita acção o guarda-redes do Future Falcons defendeu uma grande penalidade cobrada por Micael Sanhá. E num intervalo de dois minutos, o que podia ter sido o 3-0 transformou-se no 2-1, com a formação saudita a reduzir por Hussei Al Taha, na área, ao corresponder com um cabeceamento perfeito a um livre na meia direita muito bem executado.
Já em cima do intervalo, Winison Lopes disparou à trave depois de mais uma recuperação de bola dos Leões em zona alta e, no seguimento, Micael Sanhá obrigou Falah Alshhammr a uma grande defesa. Chegado então o intervalo, a vantagem era do Sporting CP no marcador, mas curta para a supremacia exibida, que continuou na etapa seguinte.
No segundo tempo, Winilson Lopes obrigou o guardião da equipa do Future Falcons a mais uma defesa e, pouco depois, um remate espectacular de Amadu Baldé - muito dinâmico e de boa técnica - s´o não acabou num belo golo porque a bola embateu na trave com estrondo.
Com mais posse de bola e melhor fio de jogo, o Sporting CP tinha o ascendente na partida, mas só foi materializado em golo aos 77 minutos, quando Telmo Coimbra transformou, com perfeição, uma grande penalidade a castigar falta do guarda-redes da formação do Future Falcons sobre Diogo Martins, mais um jovem dos sub-17, entrado na segunda parte para o lugar de João Infante.
O destino do jogo estava traçado a favor dos Leões que ainda tiveram mais algumas oportunidades, com Sérgio Matos quase a inscrever o nome na lista dos marcadores, bem como Luís Gustavo. Acabaram por ser as intervenções do guarda-redes do Future Falcons a evitar um marcador mais desnivelado a favor da equipa Leonina, num jogo que terminou com vitória justíssima e que até poderia ter sido mais expressiva.
Sporting CP: Tiago Leitão [GR], Mamadu Queta (Sérgio Matos, 72’), Francisco Machado, Afonso Lee, Rayhan Momade [C], Sandro Nascimento, Winilson Lopes (Luis Gistavo, 72’), Amadu Baldé, João Infante (Diogo Martins, 65’), Telmo Coimbra, Micael Sanhá (Manuel Kissanga, 65’).