Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Lei do mais forte imperou no dérbi lisboeta

Por Sporting CP
20 Set, 2024

​Sub-19 batem CF “Os Belenenses” e alcançam segunda vitória consecutiva (4-2)

A equipa sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu o CF “Os Belenenses” por 4-2, esta sexta-feira, na sétima jornada da zona sul do Campeonato Nacional.

Num duelo animado e com muitos golos no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete, os Leões – que vinham de um triunfo no terreno do Casa Pia AC por 0-2 - foram superiores do primeiro ao último minuto e justificaram o resultado, apesar da boa réplica da turma do Restelo, que se conseguiu manter sempre na discussão.

Após alguns destes jogadores terem disputado a UEFA Youth League a meio da semana (Rafael Camacho, Miguel Gouveia e Chris Grombahi foram utilizados, Flávio Gonçalves não saiu do banco), o técnico Filipe Neto fez duas alterações no onze titular, promovendo as entradas da dupla Rafael Camacho e Flávio Gonçalves.

O duelo – que foi precedido de um minuto de silêncio em homenagem às vítimas dos incêndios que têm assolado Portugal – não podia ter começado melhor para os Leões. O 1-0 chegou logo aos dez minutos, com Rafael Camacho a cruzar atrasado para Diogo Martins e este, no coração da área, a facturar pelo segundo jogo seguido.

Apesar de a equipa de Belém – vinda de uma vitória contra o SCU Torreense (1-2) – ter respondido ao fim de apenas quatro minutos, com Enzo Fortes a restabelecer a igualdade no único remate enquadrado dos azuis na primeira parte, o domínio verde e branco manteve-se e Diogo Martins quase bisou de cabeça depois de um canto.

O 2-1 chegou então sem surpresa ao minuto 30, com Luís Gustavo a bater o canto e Rodrigo Quintiães a aparecer ao primeiro poste, colocando o esférico no fundo da baliza com um toque subtil. Estava reposta a merecida vantagem, com o CF “Os Belenenses” a revelar dificuldades em ter bola e contrariar a superioridade Leonina.

Nos momentos que antecederam o intervalo, o Sporting CP criou mais um par de boas oportunidades e podia ter voltado a dilatar a diferença no placard. Na mais flagrante, Winilson Lopes chegou ligeiramente atrasado a um cruzamento mortífero, falhando o desvio certeiro, pelo que a margem mínima não se alterou.

No regresso dos balneários, o já anunciado terceiro golo Leonino demorou apenas seis minutos a surgir. Num belo lance individual, Telmo Coimbra fez o gosto ao pé com classe ao ‘picar’ a bola por cima do guarda-redes, estreando-se a marcar esta temporada. Pouco depois, Tiago Leitão travou o 3-2 com uma enorme intervenção.

Com dois golos de desvantagem, o CF “Os Belenenses” tentou voltar a entrar no jogo e conseguiu ter mais bola, mas raramente criou perigo junto da baliza verde e branca. Já do outro lado, o Sporting CP foi eficaz e, aos 77 minutos, o recém-entrado Tomás Mendes aproveitou uma bola perdida na área para confirmar o golo do 4-1.

Apesar de o CF “Os Belenenses” ter reduzido novamente aos 80 minutos por Paulo Alecsandru, nunca desistindo e partindo em busca de reduzir mais a distância no marcador, o Sporting CP soube gerir bem a vantagem e segurar um triunfo merecido.

Os Leões, que com este resultado alcançaram a segunda vitória consecutiva e sobem ao terceiro lugar com 12 pontos, ainda que à condição, voltam a jogar na próxima quarta-feira, dia 25, em Alcochete, na recepção ao eterno rival SL Benfica.

Sporting CP: Tiago Leitão [GR] [C], Luís Gustavo (Chris Grombahi, 59’), Cristiano Palamarchuk, Rodrigo Quintiães, Rodrigo Cabrito, Sandro Gamboa (João Rodrigues, 59’), Winilson Lopes, Rafael Camacho (Tomás Mendes, 75’), Diogo Martins (Miguel Almeida, 59’), Telmo Coimbra e Flávio Gonçalves (Sérgio Matos, 78).