Três pontos escaparam já na recta final
25 Set, 2024
Sub-19 estiveram a vencer o SL Benfica por 3-1, mas cederam nos últimos minutos (3-3)
Depois de duas vitórias consecutivas, frente a CF “Os Belenenses” (4-2) e Casa Pia AC (0-2), a equipa sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal empatou 3-3 na recepção ao eterno rival SL Benfica, esta quarta-feira, em jogo da 11.ª jornada - invertida - da zona sul do Campeonato Nacional.
Num duelo muito discutido do primeiro ao último segundo, entre o melhor ataque (Sporting CP) e a defesa menos batida da competição (SL Benfica), os Leões arrancaram por cima e chegaram a uma preciosa vantagem de 3-1. No entanto, os encarnados deram sempre boa réplica, nunca desistiram e, já nos minutos finais, conseguiram marcar por duas vezes, a última nos descontos, confirmando o 3-3.
O Sporting CP – que teve em Miguel Gouveia, Afonso Lee, Chris Grombahi e João Rodrigues as novidades no onze titular - entrou a todo o gás na partida e colocou-se a vencer ainda no primeiro minuto de jogo. Chris Grombahi apareceu com muito espaço no lado direito do ataque e desferiu um cruzamento mortífero para Diogo Martins, que só teve de encostar para fazer o gosto ao pé pelo terceiro jogo seguido.
Em desvantagem, as águias estavam obrigadas a reagir e foi o que fizeram. Tomás Soares foi o primeiro a tirar as medidas à baliza de Miguel Gouveia, guarda-redes que logo a seguir impediu o empate de Rodrigo Pires com uma grande defesa. Ainda assim, a turma de Alvalade ripostou por Telmo Coimbra, que deixou uma ameaça, e logo depois por Diogo Martins, que, na cara do golo, falhou o alvo por centímetros.
Numa primeira parte muito disputada, o equilíbrio entre as duas equipas acabou por ser a nota dominante. Telmo Coimbra, completamente isolado, teve tudo para fazer o 2-0 para o Sporting CP, só que não deu a melhor direcção ao remate. E como quem não marca sofre, os visitantes aproveitaram, aos 37 minutos, uma má saída a punhos de Miguel Gouveia, num canto, para fazer o 1-1 por Eduardo Fernandes.
Na segunda parte, a história repetiu-se. Os Leões voltaram a marcar cedo, agora por Flávio Gonçalves aos 49 minutos, com o extremo a trabalhar bem dentro da área e a rematar certeiro na sua estreia a facturar pelos sub-19. Logo a seguir, na resposta, os encarnados ficaram perto de restabelecer novamente a igualdade pelo suspeito do costume, Eduardo Fernandes, que quase bisou num forte remate ao travessão.
A partida assumiu então uma toada de parada e resposta nesta fase, com as duas equipas a lutarem intensamente por cada bola e a criarem boas ocasiões de golo. No mesmo lance, Cristiano Palarmchuk e Rodrigo Quintiães só não marcaram para o Sporting CP devido a uma defesa e um corte providenciais, sendo que depois Stevan Manuel testou a meia-distância com perigo para a baliza de Miguel Gouveia.
Aos 77 minutos, chegou então o 3-1 para os Leões. Flávio Gonçalves foi lançado nas costas da defesa das águias por um brilhante passe do capitão João Rodrigues, com o jovem de 17 anos a aproveitar o adiantamento do guarda-redes contrário para confirmar o bis e o 3-1. Pouco depois, aos 82 minutos, a turma do Seixal teve tudo para reduzir de penálti, mas Miguel Gouveia defendeu o remate de Tomás Soares.
Num final de jogo frenético, o SL Benfica acabaria mesmo por conseguir encurtar para a desvantagem mínima aos 86 minutos, por João Capucho, e relançou a discussão do resultado. Apesar de logo em seguida Sandro Gamboa ter obrigado o guarda-redes rival a uma enorme parada no lance que daria o 4-2, já no quarto minuto de compensação Eduardo Fernandes assinou o 3-3 para as águias ao bisar.
Os Leões mantêm-se assim no quarto lugar com 13 pontos, a três de distância do líder Académico de Viseu FC. O próximo duelo está marcado para 5 de Outubro, em casa do SC Farense, mas antes, na próxima terça-feira, dia 1 de Outubro, joga-se a segunda ronda da fase de liga da UEFA Youth League, nos Países Baixos, com o PSV.
Sporting CP: Miguel Gouveia [GR], Luís Gustavo (Rodrigo Cabrito, 88’), Cristiano Palamarchuk, Rodrigo Quintiães, Afonso Lee, Sandro Gamboa, Chris Grombahi (Winilson Lopes, 69’), João Rodrigues [C] (Sérgio Matos, 88’), Diogo Martins (Miguel Almeida, 61’), Telmo Coimbra (Frederico Gomes, 69’) e Flávio Gonçalves.