Justiça chegou a cinco minutos do fim para os sub-19
01 Dez, 2024
Só um penálti tardio rompeu o nulo de ferro(s) frente ao SC Lusitânia
A equipa sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e bateu o SC Lusitânia por 1-0, este domingo, no jogo que encerrou a 13.ª jornada da série Sul do Campeonato Nacional do escalão.
O domínio dos jovens Leões sobre o último classificado foi total. Tentaram de tudo e entre inúmeras oportunidades (12-1 em remates à baliza) e duas bolas aos ferros, a vitória teve de ser arrancada… ‘a ferros’. A incessante insistência teve o seu merecido prémio aos 85 minutos, quando Diogo Martins fez o golo decisivo na conversão de um penálti sofrido pelo próprio avançado.
Vitória difícil, mas de de inteira justiça para colocar também um ponto final na série de três derrotas consecutivas da formação verde e branca.
Os juniores do Sporting CP deram excelentes sinais logo a abrir, entrando com a mira na baliza adversária, que não tardaram a alvejar e com muito perigo. Nos primeiros instantes, contudo, o guarda-redes Tiago Barros levou a melhor nos remates de Chris Grombahi e Micael Sanhá e, pelo meio, opôs-se também a um clamoroso frente-a-frente com Winilson Lopes, cuja recarga só não deu em golo graças à rápida ajuda defensiva.
E a partida no Estádio Aurélio Pereira continuou a fazer-se tanto de sentido único como de ineficácia do lado verde e branco. Diogo Martins, Grombahi outra vez e Winilson Lopes também tentaram – sem sucesso - a sua sorte, mas foi o defesa Rafael Mota, que subira à área, a ficar mais perto de inaugurar o marcador ao cabecear ao poste.
Apesar desta superioridade clara dos jovens Leões, o nulo não se alterou na primeira parte, ao longo da qual o SC Lusitânia pouco ou nada produziu a nível ofensivo – somam uma única vitória na prova, mas vinham de duas jornadas sem perder.
E o segundo tempo começou da mesma forma: com o mais que merecido 1-0 a tardar em chegar. Logo nos primeiros segundos do reatamento, um desvio de Diogo Martins na área saiu mesmo a rasar o poste e, dez minutos depois, só o ferro negou um ‘golaço’ a Ivanildo Mendes, que encheu o pé de fora da área.
Já depois da hora de jogo, as mesmas intenções, de forma sucessiva, mas também o mesmo teimoso desfecho: Winilson, Ivanildo e Rafael Mota ficaram muito perto de marcar, tal como Frederico Gomes, cujo ‘chapéu’ de longe apanhou desprevenido o guardião adversário, mas saiu demasiado curto.
Os sub-19 do Sporting CP tentavam de tudo dentro de campo – acabaram com 27 remates efectuados - e, à entrada para a o último quarto de hora, surgiram também as primeiras mexidas a partir do banco: João Rodrigues e Rodrigo Viola foram as apostas para a recta final, que teve as duas equipas reduzidas a dez depois dos vermelhos directos em simultâneo a Grombahi e Sidney Santos – envolvidos em confronto físico após uma falta ostensiva sobre o extremo verde e branco.
A resistência dos açorianos, que continuaram sem se mostrar no ataque, seria derrubada finalmente aos 85 minutos, quando Diogo Martins foi agarrado na área e o próprio avançado se encarregou de converter o penálti – muito bem marcado. Apontado - a muito custo - o 1-0, Diogo Martins chegou ao seu quarto golo da temporada e deu inteira justiça ao marcador deste jogo.
De volta às vitórias, os juniores do Sporting CP continuam no quinto lugar, agora com 20 pontos, e têm na agenda uma visita ao SCU Torreense na próxima jornada.
Sporting CP: Miguel Gouveia [GR] [C], Winilson Lopes, Francisco Machado, Rafael Mota, Afonso Lee (Konstantin Nikitenko, 90+4’), Sandro Gamboa (João Rodrigues, 79’), Ivanildo Mendes, Frederico Gomes (Rodrigo Viola, 79’), Chris Grombahi, Micael Sanhá (Diego Coxi, 90+4’), Diogo Martins (Miguel Almeida, 86’)