Mão cheia de golos
01 Dez, 2025
Sub-19 vencem o CD Mafra por 0-5
A equipa sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal venceu na tarde desta segunda-feira o CD Mafra por 0-5, em jogo a contar para 12.ª jornada da Série Sul do Campeonato Nacional.
No Campo do Texugo, os Leões assumiram desde cedo o controlo da partida, com posse de bola e presença constante no meio-campo adversário. A vantagem chegou ainda nos minutos iniciais, aos 5’: Diogo Martins aproveitou um atraso arriscado para o guardião da casa, forçou o erro e foi derrubado já dentro da área. Chamado à conversão, o capitão Miguel Almeida manteve a serenidade e fez o 0-1 de penálti.
Com o relógio a avançar, a equipa orientada por José João Gomes manteve o ritmo e a iniciativa. O segundo golo surgiu aos 35’, novamente após uma recuperação de bola no meio-campo adversário. Estefânio Domingos arrancou em condução, rompeu pela faixa central e, já dentro da área, descobriu Sérgio Siza à direita. O médio recebeu e, com uma trivela de excelente execução, colocou a bola no fundo das redes para o 0-2 com que os Leões chegaram ao intervalo.
Na segunda parte, o Sporting CP manteve a mesma personalidade competitiva, sem nunca permitir ao CD Mafra ganhar ascendente no jogo. A equipa verde e branca geriu bem a vantagem e foi empurrando o adversário para trás - até que, já nos minutos finais, se mostrou uma autêntica máquina de eficácia.
Aos 80’, Simão Soares aproveitou mais um erro na saída de bola dos anfitriões, avançou para a área, deixou dois adversários pelo caminho e, com sangue-frio, rematou rasteiro para o 0-3. Cinco minutos depois, chegou o 0-4 e o bis de Miguel Almeida: após uma jogada de insistência pela direita, André Machado cruzou para o capitão finalizar de cabeça.
Mas ainda houve tempo para a mão cheia de golos. Aos 88’, agora pelo corredor esquerdo, Frederico Gomes entrou pela área como um míssil e tentou o cruzamento-remate; a bola sobrevoou a pequena área e sobrou, ao segundo poste, para Diogo Martins, que não perdoou e fixou o 0-5 final.
Com uma exibição autoritária, os juniores Leoninos conquistaram uma robusta e convincente vitória fora de portas, antes de na próxima jornada receberem o FC Alverca na Academia Cristiano Ronaldo. A cinco pontos do primeiro lugar, mas com dois jogos em atraso, os jovens verdes e brancos estão invictos há oito partidas e atravessam a melhor fase da temporada.
Onze do Sporting CP: Luka Petric [GR], André Machado, Atanásio Cunha, Rafael Mota, Daniel Lopes, Paulo Simão, Sérgio Siza, Sandro Gamboa, Miguel Almeida [C], Diogo Martins, Estefânio Domingos. Treinador: José João Gomes.