Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Nulo inglório em Alcochete

Por Sporting CP
21 Dez, 2025

Júniores empataram a zeros com o CD Santa Clara

A equipa sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal empatou, na manhã deste domingo, com o CD Santa Clara por 0-0, em jogo a contar para a 16.ª jornada da Série Sul do Campeonato Nacional. Um encontro entre duas formações directamente envolvidas na luta pelo acesso à fase de apuramento de campeão, no qual os jovens Leões foram superiores, mas pecaram na definição junto à baliza.

Os primeiros dez minutos ficaram marcados pela iniciativa de parte a parte. Os Leões assumiam maior domínio territorial, embora sem conseguirem alvejar a baliza de João Afonso, enquanto os visitantes se mostravam atrevidos nas transições rápidas. Foi, de resto, o CD Santa Clara a criar a primeira situação de perigo, aos 10 minutos, com um remate que obrigou Alexandre Tverdohlebov a aplicar-se e a efectuar a primeira defesa da partida, a dois tempos.

Ao quarto de hora, nenhuma das equipas tinha ainda conseguido assumir definitivamente as rédeas do jogo, mas o Sporting CP foi crescendo com o avançar do cronómetro. Subindo linhas, os Leões passaram a encostar os açorianos à sua área, ainda que com dificuldades para desmontar a organização defensiva bem montada dos forasteiros.

Aos 28 minutos, surgiu a primeira grande oportunidade construída pelos comandados de José João Gomes. Na sequência de um pontapé de canto e após um desvio ao primeiro poste, José Mendes, já no coração da área, tentou a finalização à meia-volta, mas o remate saiu muito por cima da trave da baliza açoriana.

Cada vez mais perto da baliza de João Afonso, faltava ainda critério ao Sporting CP na definição do último passe, e aos 36 minutos foi o CD Santa Clara que aproveitou um mau alívio da defensiva verde e branca para criar um enorme calafrio junto da baliza de Alexandre Tverdohlebov. Após um cruzamento atrasado desde a esquerda, a bola passou a milímetros da linha de golo, mas o guardião, recentemente campeão do mundo de sub-17 por Portugal, resolveu bem a situação.

O jogo voltou a partir, com as duas equipas a lutarem intensamente a meio-campo, mas já no ocaso da primeira parte uma grande jogada de envolvimento entre Sérgio Siza e Miguel Almeida podia ter levado o Sporting CP a vencer para os balneários. O colombiano serviu o capitão entre linhas, que se desmarcou com qualidade na área açoriana, mas a intervenção decisiva de João Afonso levou o encontro para o intervalo como começou, com 0-0 no marcador.

Após o descanso, e já com Argyris Christodoulou em campo, o Sporting CP esteve perto de inaugurar o marcador aos 47 minutos, novamente por Miguel Almeida, que, com um remate algo acrobático, voltou a deixar em sentido a defensiva dos visitantes. Três minutos depois, foi André Machado quem esteve perto do golo: após receber um passe preciso do cipriota recém-entrado, entrou em velocidade na área e tentou picar a bola por cima do guarda-redes, assustando João Afonso.

Aos 55 minutos, surgiu um grande momento de futebol. Aproveitando um mau posicionamento momentâneo de João Afonso, que saíra da baliza para socar a bola, Sérgio Siza tentou o remate de longe, mas o guardião conseguiu recuperar posição e estirou-se para uma enorme defesa, negando uma vez mais o golo ao Sporting CP.

Os Leões começavam a apertar o cerco e, aos 57 minutos, novamente de bola parada, José Mendes respondeu a um excelente cruzamento de Sérgio Siza, mas a bola terminou, caprichosa, no poste da baliza açoriana.

Com o Sporting CP muito mais acutilante no segundo tempo, José João Gomes voltou a mexer e lançou Sandro Gamboa e Estefânio Rúben aos 65 minutos, procurando manter um ataque rápido e continuado. Já do lado do CD Santa Clara, com muito menos bola nesta fase, a abordagem passou maioritariamente pela expectativa de encontrar os Leões em contrapé.

Foi o que aconteceu aos 74 minutos: em velocidade pela direita, Luiz Otávio armou um forte remate ao ângulo, valendo então Alexandre Tverdohlebov, que negou o golo com uma defesa inacreditável. Pouco depois, foi Miguel Almeida, que já merecia melhor sorte, a rematar ao lado perante a mancha de João Afonso.

Aos 81 minutos, Sandro Gamboa voltou a obrigar o guardião açoriano a brilhar, com um bom cabeceamento na sequência de um canto, e o Sporting CP continuou a insistir, sempre perante a solidez defensiva do CD Santa Clara.

Com três minutos por jogar até aos 90, o técnico verde e branco alterou o sistema táctico e lançou Erik Ingebrethsen para jogar ao lado de Miguel Almeida, assim como Jakub Stasiak, para refrescar o sector recuado e acrescentar altura nas bolas paradas.

Com o jogo a ganhar um único sentido, o Sporting CP foi sufocando os açorianos e conquistando vários pontapés de canto, e podia mesmo ter sido recompensado já ao cair do pano. Contudo, o remate de Sandro Gamboa saiu ao lado e os dois emblemas terminaram empatados, tal como na primeira volta, numa partida em que o Sporting CP merecia um resultado diferente, mas acabou penalizado pela falta de eficácia.

Sporting CP: Alexandre Tverdohlebov [GR], André Machado, Atanásio Cunha (Jakub Stasiak, 87’), Rafael Mota, Daniel Lopes, Paulo Simão (Sandro Gamboa, 65’), Frederico Gomes, Simão Soares (Argyris Christodoulou, 45’), Miguel Almeida [C], José Mendes (Estefânio Rúben, 65’) e Sérgio Siza (Erik Ingebrethsen, 87’). Treinador: José João Gomes.