José João: "Vamos encarar cada jogo com um compromisso inatacável"
23 Jan, 2026
Juniores recebem o SL Benfica este sábado, no jogo de arranque da fase de apuramento de campeão (15h00)
A equipa sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal inicia este sábado, às 15h00, a fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional, com a recepção ao SL Benfica. Um dérbi que marca o arranque de um ciclo decisivo de 14 jornadas frente a adversários muito capazes e que representa, para o treinador José João, uma nova etapa de crescimento.
Em antevisão aos meios de comunicação Leoninos, o técnico começou por recordar que o principal objectivo da temporada passava por alcançar esta fase, ainda que admita que o apuramento poderia ter sido assegurado mais cedo.
"Tivemos condições para o fazer, mas ficámos a dever a nós próprios bastantes golos falhados, perdemos pontos por falta de eficácia no último terço. Neste tipo de campeonatos paga-se caro", analisou. Ainda assim, com o apuramento garantido, o foco está já no futuro imediato.
"Temos de ser muito competentes nas duas áreas, a defender a nossa baliza e, sobretudo, a conseguir materializar o ascendente que tivemos em alguns jogos aqui em casa, frente a adversários directos na luta pelo apuramento de campeão. Vamos ter agora 14 jogos pela frente, frente aos melhores adversários do país, e temos de dar o passo em frente", explicou.
Esse passo em frente, acrescenta, "significa ser competitivos em cada jogo, encarar cada jogo como uma oportunidade de crescimento. É esse o principal objectivo nesta fase. É mesmo a evolução destes jovens jogadores", frisou, reforçando ainda o compromisso com a identidade do Clube.
"Vamos encarar cada jogo, a começar já pelo primeiro, com o compromisso inatacável de que vamos dar tudo em campo para que os valores e a identidade do Sporting CP estejam presentes em campo", garantiu.
Sobre o dérbi, José João reconheceu o carácter especial do encontro e analisou os confrontos anteriores da temporada, apontando à necessidade de "ser mais competente sem bola" para que, à terceira, os Leões possam levar de vencida as águias.
"Não podemos sofrer os golos que sofremos nos anteriores jogos. No primeiro jogo, aqui, uma segunda bola a partir de um esquema táctico. Depois, no jogo do Seixal, uma saída de bola errada da nossa equipa que deu uma transição ao adversário", explicou, sublinhando que a eficácia será determinante para o desfecho final.
"No jogo do Seixal tivemos mais oportunidades do que o adversário. Não fomos eficazes e, nestes jogos nivelados, a eficácia dita muito aquilo que depois se traduz no resultado final", afirmou. Por isso, há que, "no sábado, defender muito bem, até porque a equipa adversária tem muito valor e, depois, com bola saber agredir as debilidades que também tem".
Com a receita definida, José João apontou ainda os aspectos em que procura ver a equipa evoluir nesta recta final da temporada.
"A maturidade competitiva, o saber conviver com os diversos momentos do jogo e a inteligência prática", começou por explicar. "Saber ser mais efectivo, saber ser mais eficaz no último terço, ser mais pragmático, não adornar as situações, ser prático e objectivo. E, depois, no momento defensivo, ser cada vez mais solidário, uma verdadeira equipa. É isso que nós queremos potenciar nestes jovens", frisou.
A fechar, e apesar das previsões de mau tempo, o técnico deixou uma mensagem aos Sportinguistas.
"Sei que estará mau tempo, que temos aí uma tempestade, mas é a primeira jornada desta fase de apuramento de campeão e é sempre um jogo carismático em todos os escalões. Venham apoiar os nossos jovens, vamos precisar de muito apoio", rematou.

Também o capitão Miguel Almeida se mostrou satisfeito com a presença verde e branca na fase de todas as decisões. "A equipa sente-se bem. Este era o nosso objectivo na primeira fase, conseguimos e temos agora trabalhado para poder entrar bem já no primeiro jogo", afirmou, antes de sublinhar o espírito com que o grupo encara o desafio frente ao SL Benfica.
"É um dérbi e são esses os jogos que queremos jogar. É o primeiro jogo da fase final, cada dérbi é um dérbi, cada jogo é um jogo e é uma nova oportunidade para demonstrar o que temos trabalhado. Entrar com atitude, com garra, e o resto naturalmente vai aparecer", apontou.
Miguel Almeida assume a vontade de a equipa crescer partida após partida. "O nosso objectivo é jogo a jogo, evoluir, trabalhar bem e depois o que vier é bem-vindo. Que possamos dar um salto, crescer nesta fase. Todas as equipas trabalham muito bem, mas nós vamos lutar até ao fim e vamos, em todos os jogos, tentar trazer os três pontos", frisou.
O melhor marcador da fase regular do campeonato, por larga diferença, preferiu valorizar o colectivo acima do plano individual. "Tem sido uma boa temporada, muito graças ao meu trabalho e ao trabalho da equipa e dos meus colegas, mas o mais importante mesmo é podermos trazer os três pontos já nesta jornada", sublinhou.
Por fim, também Miguel Almeida reforçou a importância do apoio das bancadas. "Venham apoiar-nos. Precisamos do vosso apoio, é sempre uma motivação extra. Mesmo com mau tempo, venham, porque isso é importante para nós".