Triunfo sem espinhas em Alcochete
28 Jan, 2024
Sub-17 superiorizam-se ao SCU Torreense e garantem primeiro lugar (4-0)
A equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e goleou o SCU Torreense por 4-0, este domingo, na 21.ª e penúltima jornada da série Sul do Campeonato Nacional.
Os Leões dominaram por completo a partida e não deram qualquer hipótese ao último classificado, chegando ao intervalo na frente por 2-0 e fechando depois o marcador com mais dois golos na segunda parte. Este resultado permitiu à formação de Alvalade manter-se invicta na presente época, ao fim de 21 jogos disputados, e assegurar o primeiro lugar na primeira fase.
A turma orientada por José João entrou praticamente a vencer, logo aos 51 segundos, com um golo madrugador de Rafael Camacho, que inaugurou a contagem com um belo remate à entrada da área. Depois, ainda antes de estarem decorridos os primeiros cinco minutos, Leonardo Ruivo aumentou para 2-0 ao desviar para a própria baliza um cruzamento tirado por Daniel Costa.
Em desvantagem desde muito cedo, o SCU Torreense ainda tentou responder logo de seguida, num cabeceamento travado pelo guarda-redes Leonino Tiago Gaeiras, mas foi sol de pouca dura. Isto porque o Sporting CP continuou por cima na partida e não tirou o pé do acelerador, criando várias boas oportunidades para voltar a facturar até ao tempo de intervalo, mas sem sucesso.
Na segunda parte, a história do primeiro tempo repetiu-se, com os golos a chegarem mais uma vez cedo. Com apenas seis minutos de jogo decorridos, aos 51’, Rafael Melo assinou o terceiro da manhã ao concluir uma jogada rápida do ataque verde e branco e fez dessa forma o gosto ao pé pelo segundo jogo consecutivo, depois de ter estado lesionado durante um longo período.
Apenas sete minutos depois, aos 58’, foi a vez de Daniel Costa também colocar o nome na lista de marcadores. O defesa apareceu junto à linha de fundo na direita e, quase sem ângulo, disparou um míssil que não deu tempo de reacção ao guarda-redes. Foi o quarto golo do jovem de apenas 16 anos na presente temporada, que deixava assim tudo praticamente decidido.
Mesmo assim, as oportunidades continuaram a suceder-se para o Sporting CP, que andou sempre em busca de dilatar a margem no placard. Nas situações mais flagrantes, Argyris Christodoulou teve tudo para marcar de cabeça à boca da baliza, e Rafael Camacho também tentou a sorte pouco depois, num remate que rasou o poste, mas o resultado já não se alterou.
Os Leões, que são donos do melhor ataque (81 golos) e da defesa menos batida (17) da série Sul, garantiram assim o primeiro lugar da primeira fase. O próximo desafio, o último da primeira fase do Campeonato Nacional, joga-se no sábado, dia 3 de Fevereiro, em casa do GD Estoril Praia.
Sporting CP: Tiago Gaeiras [GR], Daniel Costa (Flávio Gonçalves, 77’), Atanásio Cunha, Diego Coxi, Denilson Santos (Rodrigo Cabrito, 68’), Sandro Nascimento, Rafael Camacho [C] (João Rodrigues, 77’), Argyris Christodoulou, Tomás Mendes, Salvador Blopa (Afonso Lee, 86’) e Rafael Melo (Miguel Almeida, 77’).