Ponta final de eficácia deu em goleada
28 Set, 2024
Sub-17 superaram o SG Sacavenense de forma categórica (5-0)
A equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e goleou o SG Sacavenense por 5-0, este sábado à tarde, na partida que inaugurou a sétima jornada da série Sul do Campeonato Nacional do escalão. ‘Póker’ de Ansumane Júnior - com três golos nos derradeiros minutos - e golaço de Suleimane Baldé construíram o robusto triunfo.
Para atingir esta terceira vitória consecutiva – e segundo jogo seguido sem sofrer golos – os jovens Leões de José João Gomes superaram em toda a linha um adversário que ainda procura o primeiro triunfo, mas que vinha de somar, na jornada anterior, o seu primeiro ponto (2-2 GD Estoril Praia).
Dado o apito inicial, a equipa sub-17 do Sporting CP fez-se com as rédeas do jogo, rapidamente se instalou no meio-campo adversário e não tardou também em chegar ao 1-0, que desbloqueou a partida. O golo nasceu de um excelente passe longo do capitão Leonardo Tavares para a desmarcação de Ansumane Júnior, que não vacilou na cara do golo.
Pouco depois, uma desatenção defensiva podia ter custado muito caro aos jovens Leões, mas Alexey Perestov disse presente na baliza verde e branca e com uma ‘mancha’ negou o empate numa rápida transição adversária. Por seu turno, João Valente respondeu com um remate de fora da área que passou muito perto do poste da baliza guardada por Guilherme Silveira.
Na recta final do primeiro tempo, o SG Sacavenense mostrou-se mais atrevido com bola, em busca de reentrar na discussão da partida, mas nada mudou no marcador ao intervalo.
E logo a abrir a segunda parte foi o Sporting CP – sempre mais ameaçador - a ficar muito perto de voltar a marcar, mas Ansumane Júnior pecou na definição de dois lances muito promissores, ora por ficar sem ângulo e sem tempo para finalizar após driblar o guardião adversário, ora por falhar um último passe decisivo pouco depois.
O avançado ainda voltou a tentar a sua sorte em mais uma desmarcação nas costas da defesa visitante, mas desta vez o remate à baliza encontrou a réplica de Guilherme Silveira, que mais tarde viria a negar outra tentativa Leonina, na sequência de um canto.
Os jovens Leões continuaram a insistir no ataque e, aos 75 minutos, o SG Sacavenense já nada pôde fazer para evitar o 2-0, tal foi a potência e colocação do remate certeiro de Suleimane Baldé. O lateral recém-entrado recebeu entrelinhas e, após um slalom entre vários adversários, culminou a brilhante jogada com um verdadeiro ‘míssil’ ao ângulo.
Afinada a pontaria, nesta parte final do encontro a formação de José João Gomes, que já vinha de uma goleada conseguida em Coimbra (0-6), voltou a mostrar toda a sua capacidade goleadora, sendo liderada por quem mais tinha tentado até então: o avançado Ansumane Júnior. Do minuto 85 até ao apito final, o endiabrado camisola nove fez o gosto ao pé por três vezes e, de forma supersónica, concluiu o jogo com um ‘póker’: correspondeu a um cruzamento perfeito de André Machado, apareceu na hora certa ao segundo poste num canto e fechou as contas com um portentoso lance individual.
A toda a velocidade, estava sentenciada a terceira vitória seguida dos sub-17 do Sporting CP – novamente sem sofrer golos e marcando muitos.
Com este desfecho, os jovens Leões de José João Gomes sobem – à condição – ao terceiro lugar, agora com 13 pontos somados. Na próxima jornada, já em Outubro, segue-se a visita ao Vitória FC, em Setúbal.
Onze do Sporting CP: Alexey Perestov [GR], Carlos Frederico, Jakub Stasiack, Santiago Fernandes, André Machado, Leonardo Tavares [C], Brandão Baptista, Francisco Simões, João Valente, Ricardo Yordanov, Ansumane Júnior